terça-feira, 24 de janeiro de 2012

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier é uma raça de cães oriunda da Escócia. O mais famoso entre os robustos terriers, teve sua origem nos cruzamentos realizados entre os cairn terriers. Apesar de sua origem ainda ser ponto em debate, ela é atribuída a um homem.

É dito que o coronel escocês E.D Malcolm confundiu seu favorito cairn de cor champagne com um coelho e nele atirou por acidente. Este acontecimento o fez prestar maior atenção aos nascidos exemplares de cairn brancos, que foram cruzados entre si para darem origem aos west terriers, que davam aos caçadores uma melhor visualização de seus companheiros de caçadas.
Fisicamente são cães que podem atingir os 28 cm e pesare 10 kg. Sua pelagem, branca, brilhante e que requer cuidados moderados, é o destaque de seu físico. Pequenos, seus principais problemas de saúde são as alergias cutâneas, que podem inclusive afetar seus pulmões e alterar o tecido conjuntivo; a chamada white shaker dog syndrome, que causa tremores generalizados; e a necrose da cabeça do fêmur. Sua personalidade é descrita como adaptável, porém, desobediente, o que requer que seja educado desde filhote para respeitar seus limites. De natureza curiosa, é um canino que requer bastante atividade. Entre os west mais famosos está Ideiafix, companheiro de Obelix; e Mick, a "garota-propaganda" da IG.
Temperamento:
Essa raça, que descende dos terriers de trabalho, tem bastante energia, tenacidade e agressividade para com suas presas que eram de origem as raposas menores, coelhos, esquilos e outros animais de pequeno porte. Sua história deu aos Westies um temperamento destemido que leva muitos a dizer que é um "grande cão num corpo pequeno". Estão sempre alertas e se consideram como cães de guarda, apesar de seu tamanho não se mostrar em nada intimidador. São grandes companheiros e se dão muito bem com outros animais. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado ao apresentá-los a animais domésticos, como gatos por exemplo. São também ótimos com crianças.
Por causa de seu tamanho reduzido são excelentes cães de apartamento, necessitando apenas de uma longa caminhada diária, mas não se incomodam se vez por outra elas não forem possíveis. São também ótimos companheiros de viagem pois se adaptam facilmente a novas situações e a novas pessoas, e também por seu tamanho. Têm muita energia, mas se cansam facilmente e precisam de vários cochilos durante o dia. Como todos os outros cães, o Westie responde melhor a amor e carinho do que à crueldade. Como em todos os terriers métodos rudes de adestramento esbarram em seu caráter obstinado e teimoso, mas métodos mais brandos e amigáveis surtem ótimo efeito.
Os Westies são excelente companhia para idosos, deficientes e crianças em geral.
Características da Raça:
Os Westies tem um olhar penetrante com olhos que vão do marrom escuro ao preto. As orelhas são pequenas pontudas e eretas, dando a eles uma aparência de estar sempre alerta e pronto para tudo.
Seu peso varia entre 7.5 e 10 kg e a altura média é de 28 cm nos ombros. A cauda tem forma de cenoura, com cerca de 12 a 15 cm e está sempre de pé. Não se deve cortar as caudas dos Westies.
O peito é largo e os membros musculosos, o crânio ligeiramente convexo com uma mandíbula curta e bem encaixada com mordedura em forma de tesoura (caninos inferiores à frente dos superiores e incisivos superiores sobre os incisivos inferiores). Os dentes parecem grandes para o tamanho do animal. As orelhas devem ficar eretas, mas não apontam diretamente para cima; a posição das orelhas é essencial durante as exibições em exposições caninas.
A pelagem dos cães e filhotes é macia e densa na parte inferior e mais grossa na parte superior com cerca de 3 cm de comprimento, necessitanto de escovagem frequente. Alguns Westies tem marcas nas costas ou nos pés, mas essa característica é indesejavel nos animais de exposição. A pelagem natural é de tamanho médio e desgrenhada, como no Cairn Terrier. Alguns criadores preferem o "corte do leão" ("lion cut", em inglês) onde o pelo do rosto é naturalmente longo, mas o resto do corpo é tosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário