quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mastim Napolitano

Mastim napolitano (em italiano: Mastino napoletano) é uma antiga raça canina, citada por oradores da Roma antiga. Desde aquela época estes animais são considerados bons guardiões, devido a seu tamanho e a cor de seu pelo - escuro, preferido para amedrontar o ladrão durante o dia e para atacá-lo durante a noite sem ser visto a longa distância. Como muitas outras raças, a mastim napolitano tem suas origens incertas: enquanto alguns acreditam que tenha sido levada da Índia para Roma por Alexandre, o Grande, outros afirmam que estes caninos sejam descendentes de molossos romanos. Em acordo, as correntes tem o fato de a mastim ter colaborado para o nascimento das raças são-bernardo e rottweiler.

Fisicamente pode chegar a medir 150 cm na cernelha; sua cabeça é a maior entre todas as raças caninas. Sua personalidade é descrita como leal, apesar de sua face carrancuda, paciente e dócil.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
- O mastim napolitano é um cão de grande porte. Na fase adulta seu peso varia de 75 a 85 quilos.
- Esta raça chega a medir, em média, 80 cm de altura (da cernelha*)
- A pele do mastim é solta em todo corpo, marcada por rugas e pregas
- É uma raça de tronco forte e robusto
- As cores mais comuns são: preta, cinza claro e cinza-chumbo. Possui mancha branca no peito e pontas dos dedos
- Possui muita força muscular
- A íris dos olhos costuma ser da mesma cor da pelagem
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O mastim napolitano é um ótimo cão de guarda
- É atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor
- Necessita de grande quantidade de alimentação, diariamente. Costuma comer de 2 a 3 quilos de alimento por dia.
- Necessita de caminhadas diárias para gastar as calorias adquiridas pela grande quantidade de alimentos que ingere.
- Pode se tornar agressivo caso o dono incentive este comportamento. Neste caso torna-se perigoso seu contato com outras pessoas ou animais.
- Possui uma tendência para a obesidade.
* cernelha: ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço. A altura dos cães é medida da cernelha até o chão.
BOM TRATO
Para manter o seu gigante saudável, alguns cuidados devem ser tomados. Antes de mais nada, certifique-se que os pais do filhote não têm displasia coxo-femural. Como a criação brasileira de Mastim não faz o controle da doença através da tradicional chapa radiográfica, ou você faz um acordo com o proprietário do pai e da mãe para que a façam ou, pelo menos, informe-se sobre o estado de saúde deles e de filhos de outras ninhadas. Raças que crescem muito rápido têm mais chances de ficarem descalcificadas, conseqüentemente o cão fica manco e com o aspecto "torto". Não bobeie! Além da ração de primeira qualidade, faça um acompanhamento passo a passo com o seu veterinário. Certifique-se que as dosagens de cálcio e vitaminas estão acompanhando o aumento de peso. É importante que o cão esteja sem vermes, para absorver bem os nutrientes. O chão no qual vive deve ser áspero sob pena de deixá-lo com problemas de postura. Comilão por natureza, o Mastim tem tendência à obesidade. Não dê mais comida do que o necessário e exercite-o diariamente, com caminhadas de trinta minutos.
O aumento excessivo do volume estomacal pode favorecer a torção gástrica. Percebe-se quando a barriga incha muito. O único tratamento é a cirurgia e, mesmo assim, tem que ser feita em até duas horas - na maioria dos casos é fatal, pois, até o dono perceber e levá-lo ao veterinário, já foi. Aí, é preciso duas cautelas: primeiro, não permita que o cão faça esforços físicos bruscos por no mínimo um hora depois de comer. Segundo, cuidado com a alimentação. Não dê apenas uma refeição ao dia, divida, em duas ou três, a quantidade total. Caso você dê ração seca, a sede pode fazê-lo beber muita água, o que é arriscado. Portanto, suspenda a água por uma hora.
O tipão enrugado do Mastim também merece cuidados. As pálpebras caídas expõem a conjuntiva e propiciam infecções oculares. Limpe diariamente os olhos com água boricada para evitar problemas sérios que podem exigir até cirurgias. Dermatites também são mais freqüentes em raças que têm rugas. Seque bem o cão após o banho ou exposição à chuva. Entre os 6 a 12 meses, a grande produção hormonal aumenta as chances de acne. Como prevenção, passe semanalmente um pano com álcool ou vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário