sábado, 7 de janeiro de 2012

Rottweiler

Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açogueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. Fruto de cruzamentos artificiais, é reconhecidamente uma das raças "fabricadas" mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros. É dito que o Imperador Nero mantinha exemplares em seu palácio para desencorajar intrusos. Os rottweilers eram ainda usados para guardar dinheiro em longas jornadas. Devido a sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados. Fisicamente é um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em mogno; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.

No Brasil o Rottweiler só chegou na década de 70, no estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi se espalhando pelo país, sendo que hoje, os mais importantes centros de criação situam-se nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A região nordeste tem crescido muito em qualidade nos últimos tempos.
Crescente também tem sido o número de filhotes de Rottweiler que nascem todos os anos no Brasil. Por vários anos consecutivos, tem sido a raça mais registrada na CBKC, chegando, em 1997, a 26.000 filhotes registrados, ou seja, de cada 5 filhotes registrados, pelo menos 1 era de Rottweiler.
Temperamento:
A Raça Rottweiler tem o temperamento basicamente calmo, confiante e corajoso, e graças a esta auto-confiança ele geralmente esperar para ver a atitude do ambiente para depois responder, porem não se presta à amizades imediatas e indiscriminadas. Os cães da raça Rottweiler são conhecidos como excelentes cães de guarda, devido seu desejo inerente de proteger a casa e a família. São cães muito inteligentes e adaptaveis, com uma forte vontade de trabalhar, tornando a raça especialmente adequados como companheiros e guardiões.
Por ser tão auto-confiante, o Rottweiler exige mais que um dono, necessita de um líder. E para se alcançar esse estratus frente ao canino é necessário discipliná-lo desde pequeno. Para tanto é imprescindivel também um ambiente amplo e limpo para que ele possa desenvolver atividades físicas, além de insentivar um constante contato do Rottweiler com o meio social. Assim manifestará excelentes resultados na sua educação, desenvolvendo da personalidade e amenização do temperamento.
Os cruzamentos entre cães da raça rottweiler devem ser cuidadosamente selecionados, optando por reprodutores com temperamento equilibrado para evitar ninhadas com temperamento desastroso.
Caráter:
O Rottweiler deverá possuir uma expressão de coragem com um distanciamento autoconfiante que não lhe permita a imediata e indiscriminada amizade. Ele possue um desejo inerente de proteger a casa e a família e é um cão inteligente de extrema dureza e adaptabilidade com forte desejo de trabalho.
Um juiz deverá retirar da pista qualquer Rottweiler assustado ou agressivo.
Timidez:
Um cão deverá ser julgado fundamente tímido se, recusando parar para o exame ele recua diante do juiz; se ele teme uma aproximação por trás, se ele teme ruídos repentinos e incomum sem grau acentuado.
Agressividade:
Um cão que ataca ou tenta atacar o juiz ou seu condutor é definitivamente agressivo. Uma atitude agressiva ou beligerante contra outros cães não deverá ser considerado agressividade.
Cão de guarda ideal
Já faz algum tempo que o Rottweiler é considerado um dos cães mais eficientes na função de guarda.
Preto, musculoso, compacto e com uma expressão assustadora quando está bravo, é considerado um dos cães com a aparência mais intimidatória, fator importante para uma guarda eficiente.
Ele ainda conta com um ótimo fator a seu favor - a desconfiança. O Rottweiler não gosta de estranhos e não adianta tentar, pois não faz amizade de jeito nenhum com desconhecidos. Não adianta querer ganhar sua confiança para depois roubar ou assaltar os donos e a propriedade. Ele já nasce com um instinto muito aguçado e, portanto, não permite a aproximação de estranhos e muito menos contatos próximos com ele.
A forma de ataque da raça pega muita gente de surpresa. O Rottweiler fica normalmente imóvel e silencioso quando alguém vai, por exemplo, invadir seu território. A partir do momento que a pessoa entra em seus domínios, ataca de maneira firme e rápida, sem vacilar. Em seguida morde a vítima com extrema força, imobilizando-a, pois não a larga, fazendo um bom estrago no local atingido. Acontece que sua potência de mordedura é enorme devido a conformação curta do focinho e os músculos muito bem desenvolvidos da mandíbula (possibilitam maior pressão) e a disposição dentária em forma de tesoura - os dentes da frente do maxilar superior ficam um pouco à frente dos inferiores (facilita a retenção da presa).
Se, por exemplo um assaltante estiver em cima do muro da casa, o Rottweiler não ficará latindo e pulando para tentar pegá-lo como fazem algumas outras raças de guarda. Ele permanecerá quieto, observando, e só avançará se houver a invasão local.
Embora pesado, ele tem também bastante agilidade lateral (consegue pular de lado, mudando rapidamente de lugar), devido ao excelente desenvolvimento de seus membros posteriores, uma herança do passado de cão boiadeiro quando tinha de se livrar de coices do rebanho. Essa agilidade lateral é muito útil, pois ajuda nas brigas, fazendo que o cão se livre mais facilmente de qualquer tipo de ataque - mordidas, pauladas, tentativas de imobilização, etc.
É consenso entre os criadores que o instinto de proteção da raça com relação ao dono é tão grande, que se ele for ameaçado, a reação do cão será bem mais rápida e eficiente e o ataque mais forte do que nos casos em que não há ameaça ao dono. O Rottweiler tem um espírito de liderança muito aguçado, por isso, é preciso que seu dono saiba lidar com ele. Precisa ser enérgico nas ordens, impor sua vontade, fazendo com que o cão o obedeça não pela força, mas sim pela postura firme, para que ele entenda a seguinte mensagem: aqui quem manda sou eu". Só assim, o animal aprenderá a respeitar o dono especialmente no caso dos machos, que possuem essa liderança mais pronunciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário