quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Golden Retriever

Golden retriever é uma raça canina desenvolvida na Inglaterra para tornar-se um cão de caça de aves aquáticas e selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta tweed water spaniel. O resultado foram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje. Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.

A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos discriminados geram exemplares alérgicos e agressivo-possessivos.
Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto, de pelagem mediana e lisa, e de coloração dourada. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão.
Doenças mais comuns:
Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível à alguns problemas como:
-Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.
-Atrofia progressiva da retina: detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.
-Catarata e o Entrópio de pálpebras: pode aparecer à partir do 3º mês de idade.
-Piodermite: pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
- Os cães da raça golden retriever são de porte médio-grande. De origem britânica, esta raça surgiu no século XIX através da mistura de três raças: setter irlandês, terra-nova e Tweed Water Spaniel.
- Os cães desta raça possuem pelagem da cor creme ou dourado (cores mais comuns). Na Inglaterra, também é comum cães de cor branca.
- A pelagem destes cães é densa, podendo ser lisa ou ondulada.
- As fêmeas desta raça pesam entre 25 e 27 quilos, enquanto que os machos ficam entre 27 e 31 quilos.
- Possuem, em média, de 55 a 61 cm de altura (machos adultos). As fêmeas medem entre 51 e 56 cm de altura.
- Possuem as orelhas caídas.
- Os olhos dos cães desta raça são escuros.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- São excelentes cães de companhia e também de caça.
- São amigáveis, confiáveis, dóceis e muito apegados aos integrantes da família.
- Possuem de forma bem desenvolvida a habilidade de buscar objetos.
- O temperamento dos goldens retriveres é equilibrado.
- Necessitam de atenção, afeto e carinho dos donos.
- Por serem tranquilos, costumam receber bem as visitas em casa.
- São inteligentes e aprendem facilmente os comandos e orientações de seus donos. Portanto, os cachorros desta raça são fáceis de serem adestrados.
- Os cães desta raça adoram caminhar tranquilamente e também correr. Porém, como são ativos, precisam sempre de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário