terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Border Collie

Border collie é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa para tal é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- Os cães desta raça pesam entre 15 e 23 kg.
- O tamanho varia entre 40 e 55 cm.
- A cor mais comum entre os cachorros desta raça é a combinação de branco e preto.
- Com relação ao pêlo, pode encontrar dois tipos de animais: com pelo longo (em média 7 cm de comprimento) e pêlo curto ( 3 cm de comprimento).
- As orelhas são de tamanho médio.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- Os cães da raça border collie possuem uma enorme habilidade para atuar como pastores, pois são descendentes de cães pastores da Escócia.
- São muito inteligentes e atentos.
- Possuem características que facilitam muito o adestramento.
- Desenvolvem uma grande amizade, obediência e respeito com o dono.
- Possuem uma grande agilidade e não ficam cansados facilmente.
- Necessitam praticar atividades com alto gasto de energia.
- Esta raça não é recomendada para viver em apartamento. Caso isto ocorra é necessário levar o animal para caminhadas diárias.
Adestramento
Mesmo sendo de um grupo totalmente diverso do grupo de cães de caça, o Border Collie é, em sua essência, um caçador. Um caçador cujo instinto se encontra abrandado e desviado, parte pela seleção, parte pelo treinamento. Porem ainda é um caçador. Por isso é preciso cuidado para que o pastor que queremos não se torne um caçador brutal ou um matador. A dificuldade é esta: Não deixar que prevaleça o atávico instinto de caçador, ou pior, de matador, ao mesmo tempo em que não se deve deixar se perder totalmente esse instinto, a tal ponto, como freqüentemente se observa, que ele se torna um anulado, sem iniciativa, sem objetivo, sem propósitos em suas ações. Treinar é como aplicar uma essência curativa, uma droga, que mal dosada pode matar o paciente ou não fazer efeito algum sobre doença.

Aprenda mais sobre adestramento desta raça que usamos em pastoreiro no site: http://www.caespastores.com/racas/border_collie_pastor_cacador_alexandre.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário