segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Transporte seguramente seus animais

Quem tem animal de estimação não costuma se preocupar com um detalhe importante: a segurança ao transportá-los no carro.
Todos os dias, Claudete Cordeiro cumpre uma missão: levar o labrador Draco para passear. Ele vai quietinho no banco de trás. Mas nem sempre foi assim: “ele já foi bem terrível, mas hoje, com onze anos, ele é bem obediente”, comenta.
Com Draco no carro, Claudete admite que se distrai no volante: “se ele está muito quieto, quero mexer para ver se ele esta bem, ai fico mais atenta nele, e tira um pouco da atenção.”
A rotina deles é cercada de cuidados. Os cães são cada vez mais tratados como filhos, mas quando o assunto é o transporte desses integrantes da família, os donos costumam dar mais atenção ao conforto do que á segurança dos bichinhos.
Alguns podem tudo. Tomar vento na cara, ir de carona no banco da frente, em grupo, soltos no carro. E até na garupa da moto, com direito a capacete.

“Toda vez que eu saio ele quer ir junto. Aí, de vez em quando para matar a vontade dele eu vou e dou uma voltinha com ele”, conta.
De acordo com o Código de Transito Brasileiro, é proibido transportar animal na parte externa de qualquer veiculo. O motorista também não pode levar animais no colo e á sua esquerda. O código também prevê punição se o animal solto dentro do carro tirar a atenção do motorista.
Se o animal estiver solto no veiculo, tentando brincar com o dono, justamente pode gerar acidente porque o condutor não está atento à via.
Poucos donos têm noção esse perigo Marcos conta que o cachorro vai no colo, mas afirma: “acho que não, falta um pouco de acessórios para dar um pouco mais de segurança aos cachorros.”
A lei sugere transportar animais em caixas, ou em cintos especiais de segurança.
“Acaba não usando, por falta de hábito. Eles precisam ter essa força de hábito para usar o cinto de segurança ou a caixa de transporte”, diz ele.
Camila já se habituou. Na volta do parque, não se intimida com o protesto de Eliza e prende a cachorra num cinto com coleira peitoral. “Numa freada brusca, não tem perigo dela sair voando do carro, não atacar pessoas, porque ela é um pouco brava. É uma segurança boa para cachorro, para gente”, afirma Camila Dotta.

Passe na Papá de Bicho e adquira e aprenda a utilizar da maneira correta estes acessórios para sua segurança e para não ser surpreendido com uma multa de transito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário