quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TUCUNARÉ NA RASURA

Um hábito comum dos tucunarés, mais frequente na espécie azul, é nadar em ambientes rasos. Mas que será que ele está caçando ali?
Acredito que não está caçando, mais sim explorando seu território; diria que está numa patrulha, apenas fiscalizando.
Mas nada impede que ele pegue alguma isca quando se acha na rasura; afinal, é um predador e territorialista. Em consequência, se usarmos alguma isca que simule um trabalho em seu ambiente de invasão ou que se assemelhe a um ataque, irá atacar furiosamente a nossa isca artificial.
Então, que usar nessa hora? Popper e hélice geralmente são as escolhidas que mais se prestam a essa situação. Quando trabalhadas adequadamente, de maneira lenta, reproduzem uma caçada, o que não é aceitável para o dono do território. É por isso que ocorre o ataque de modo violento, como se fosse um aviso de que se trata de seu território de alimentação.
No geral, o predador se posiciona entre o inicio da área rasa e de lá parte para a rasura, no intuito de pegar a presa escolhida. O horário em que o peixe gosta de estar ali caçando é no amanhecer e entardecer. Outro detalhe: a possibilidade de vê-lo na rasura é maior após o resfriamento da água, seguido de dias com sol forte, pois locais rasos têm a água aquecida com mais facilidade.

Fonte: Revista Pesca e Companhia ed 213

Passe na Papá de Bicho e confira mais dicas sobre pesca!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário