sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Importância do Sulfato de Condroitina e Glucosamina na alimentação dos Pets

A displasia coxofemoral é uma afeição de cães e gatos definida como uma doença hereditária, biomecânica, representada pela disparidade entre a massa muscular primária e o rápido crescimento ósseo, levando a uma instabilidade na articulação coxofemoral. Pode acometer cães de todas as raças, mas principalmente raças grandes e gigantes de crescimento rápido, é muito improvável que cães de menos de 12 Kg sejam acometidos, e é uma doença rara em gatos. As raças com maior incidência de displasia coxofemoral são: Rottweiler, Pastor Alemão, Labrador, Golden Retriever, Pit Bull e Fila brasileiro. As raças com baixa incidência são: Greyhound, Borzoi, Wolfhound irlandés, Afgano, Whippet e Saluki, pela alta relação entre a masa muscular e grasa corporal. A etiologia é variada, incluindo: rápido desenvolvimento, excessiva alimentação, distrofía da musculatura, exercício intenso em filhotes, ossificação endocondral anormal. Os filhotes são normais na primeira semana de vida e posteriormente vão desenvolvendo a doença, para preveni-la é importante evitar pisos lisos, realizar exercícios moderados visando fortalecer a musculatura da pélvis, e deve-se evitar ao máximo a obesidade. A dor, com conseqüente claudicação e impotência funcional do(s) membro(s) pélvico(s), é causada inicialmente em (animais jovens) pela lassidão e instabilidade articulares e, na fase crônica da doença (animais adultos), pela degeneração da articulação devido à incongruência articular. Tal degeneração resulta em lesões na cartilagem, micro fraturas da cabeça do fêmur e do acetábulo e processos inflamatórios da cápsula articular. O diagnóstico e feito pelos sintomas, avaliação clínica, e achados radiológicos.
Algumas raças de cães, principalmente os de porte grande e gigante, são muito propensas a problemas articulares. Nos cães grandes o desgaste das articulações é bem maior que nos de médio e pequeno porte. Mas o porte não é o único fator de problemas articulares, a idade e a hereditariedade também são outros fatores.
Pensando nisso, que hoje, várias rações no mercado já contém dois compostos que servem para prevenir tais problemas: o Sulfato de Condroitina e o Sulfato de Glucosamina, que são moléculas glicídicas que compõem os Proteoglicanos, elementos que formam as cartilagens articulares. A Glucosamina favorece a formação da nova cartilagem, agindo de forma complementar à Condroitina, que por sua vez, inibe a destruição da cartilagem
No conceito da nutrição, trabalhamos sempre com a prevenção e não com o tratamento. Pesemos juntos, a probabilidade de um cão que come, desde filhotinho, uma ração que contém esses dois compostos contrair uma doença articular é muito menor que a de um cão que nunca comeu uma ração com Condroitina e Glucosamina, certo? E isso é encantador! Poder minimizar riscos através daquilo que seu cão come todos os dias.
Comercialmente falando, existem várias marcas que fabricam ração com Condroitina e Glucosamina, mas a maioria são rações específicas para grande porte. E como citei antes, o tamanho do animal, não é a única causa de problemas articulares.
Enfim, o que vale ressaltar é a importância de se oferecer um produto diferenciado ao seu animal, pois é exatamente pela nutrição que podemos prevenir muitos problemas nos nossos companheiros, pois animais bem nutridos dificilmente adoecerão.
Por Úrsula Moreira F. da Silva
Zootecnista da Di Cunha Distribuidora

2 comentários:

  1. Boa noite
    vc poderia me dizer quais raçoes contem Sulfato de Condroitina e o Sulfato de Glucosamina ?tenho uma chihuahua de 18 meses operada de patela- pata esquerda e com a direita tbm luxada e o vet indica condroitina como suplemento eu gostaria de dar tbm no alimento. Obrigada Nadja

    ResponderExcluir