quinta-feira, 19 de julho de 2012

Molinete ou Carretilha, Qual é a Melhor Opção?


VANTAGENS DO MOLINETE
Arremessa com facilidade iscas mais leves. Quando se pesca em locais onde as distâncias para arremessos são muito curtas, como por exemplo em pequenos rios ou córregos, o molinete leva vantagem sobre a carretilha. Outra vantagem é que no molinete não ocorre o "backlash" (cabeleira), isto é uma vez a isca caindo na água a linha para de sair. Já na carretilha quando a isca bate na água ou sofre a resistência do vento, e o carretel continua girando, ocorre a famosa cabeleira.
DESVANTAGENS DO MOLINETE
A linha fica torcida com facilidade, tornando necessário uma troca mais constante. Na pesca de isca artificial é recomendada uma troca a cada 2 ou 3 pescarias. Outra desvantagem, é que no arremesso a linha sofre mais atrito nos passadores pois ela sai em círculos.
VANTAGENS DA CARRETILHA
Arremessos mais longos e precisos, principalmente quando é necessário arremessar de lado e a baixa altura. A linha não torce com facilidade com o uso e sofre menor atrito nos passadores.
DESVANTAGENS DA CARRETILHA
Produz cabeleira quando o arremesso da isca artificial é contra o vento ou o pescador esquece de parar o carretel com o dedo quando ela bate na água. A carretilha também apresenta dificuldades para arremessar iscas muito leves. Curtas distâncias também trazem alguns inconveniente.
OBS: Existem dois perfis de carretilhas:
Perfil baixo São equipamentos fisicamente pequenos, utilizados para pesca de arremesso. São mais completos em recursos para o pescador, oferecem muito controle e precisão nos arremessos, possuem maior capacidade de tração, não torcem a linha, são mais leves, estéticos e práticos.
Perfil AltoSão carretilhas de grande porte com super capacidade de armazenamento de linha, são pesadas e dispõem de muito pouco recurso ( porém precisos ), não servem para arremesso e possuem uma capacidade de tração extremamente alta.










Portanto pescador, a opção é sua. Mas não podemos esquecer que, para cada um dos equipamentos existe uma vara de pesca específica.
Passe na Papá de Bicho e adquira seu molinete, ou sua carretilha e todo o equipamento necessário para sua pescaria ainda mais precisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário