sábado, 14 de julho de 2012

Dicas de pesca

Eu sempre pesquei de molinetes, agora comprei uma carretilha, tem algum macete para arremesso?
Costumo dizer que o mais importante é "educar" o dedo, rsrsrsrs. Seu polegar independente da regulagem da carretilha, deve sempre estar em contato com o carretel, você deve ter a sensibilidade para poder dosar a velocidade em que ele vai correr em certos momentos. Se o carretel girar mais rápido do que a linha consegue sair, aí não tem jeito é a temida "cabeleira" na certa. Sempre com a carretilha bem regulada, sendo seu ajuste centrífugo ou magnético, uma boa dica é no começo, quando se está iniciando com o equipamento é utilizar a carretilha mais fechada, com os niveis de ajustes mais altos. Com mais prática no equipamento, você pode soltar e aliviar mais os ajustes para ganhar mais distância no seus arremessos. É isso aí, treine bastante pois quanto mais praticar mais fácil vai conseguir se familiarizar com o equipamento e ter a sensibilidade necessária para seus arremessos.
Gostaria de saber qual o melhor conjunto para pesca do Tambaqui? E a melhor isca?
O Tambaqui é um dos maiores e mais fortes peixes de escamas de nossas águas. Há muito tempo atrás, pescadores achavam impossível pescar-los com anzol e linha, devido sua incrível força. Hoje com a tecnologia dos equipamentos, Tambaquis gigantescos já foram pescados.
O equipamento pode variar bastante de acordo com tamanho dos peixes, modalidade de pesca e local da pescaria.
Em ambientes naturais como o lendário Rio Teles Pires, na época das cheias, o rio invade a mata ciliar a deixando-a totalmente alagada, nestas ocasiões costuma se preparar sacos de tratos com farelho de arroz que são amarrados nas árvores para atrair os Tambaquis. Nesta situação recomendamos material pesado e extra pesado, devido à força dos Tambaquis e a quantidade de obstáculos que vai enfrentar (árvores, troncos, vegetação, etc).
Opte por varas para linhas de 40 a 80 libras, carretilhas e molinetes reforçados que comportem100 metrosda linha escolhida. De preferência, linhas de monofilamento, com diâmetro variando do 0,80mm ao 1,20mm! Os anzóis devem ser extremamente resistentes e afiados para fisgar a boca dura dos Tambaquis, vale utilizar um pequeno encastoado em anzóis de haste curta.
Caso se pesque as margens dos Rios, fora da mata alagada, os equipamentos podem ser mais leves, pois o Tambaqui vai brigar limpo, quase sempre correndo para o meio do Rio quando fisgado. Opte por varas de 30 a 40 libras, carretilhas e molinetes reforçados para abastecerem pelo menos 150 metros da linha utilizada. A linha pode ser o monofilamento de 0,40mm a 0,60mm e no caso do multifilamento, linhas de 40 a80 libras(algo em torno de 0,29mm a 0,40mm). Opte pelos mesmos anzóis e encastoado no caso de anzóis de haste curta.
As iscas para estas situações, na maioria das vezes serão frutas, em especial o Caju, com destaque especial também para as massas feitas de farelho de arroz.
Agora se a pescaria for em pesqueiros, uma das modalidades mais praticadas é a pesca de arremesso com as grandes bóias cevadeiras e o uso de missangas plásticas como isca. Opte por varas longas de até 9'0'' (2,70m) para linhas de até 50 libras. Carretilhas e molinetes que comportem pelo menos 100 a 150 metros da linha desejada, podendo ser o monofilamento até 0,40mm ou multifilamento de até 50 libras (0,35mm). Para pesca com missangas os anzóis devem ser os modelos Shinner e Wide Gap (famoso anzol para pesca de Robalo). Para iscas naturais, o anzol de sua preferência (modelos com hastes curtas ou longas como maruseigos ou chinu). Nesta modalidade evite o uso de encastoados, para deixar suas iscas mais apresentáveis para os peixes, peixes de tanques artificiais quanto maiores, mais ariscos.
As iscas naturais são as mais variadas possíveis neste caso, opte por frutas (goiaba, acerola, banana), embutidos (salsicha, mortadela, salame), massas diversas, rações, queijo, minhocas, minhocuçus, pão, pão de queijo entre outras.
Qual é a melhor isca artificial para pesca do Tucunaré, meia água ou superfície?
Para muitos a opinião é a seguinte, não tem como comparar a emoção de um grande Tucunaré explodindo na superfície em cima de sua isca artificial!
Mas devemos analisar o seguinte, são diversos os motivos que levam um peixe atacar nossas iscas artificiais, pode ser por fome (caçando), disputa por alimento, territorialismo, irritação, defesa da prole entre outros.
Uma dica é observar o comportamento dos peixes no dia da pescaria, comece com iscas de superfície, quando os peixes começarem a refugar os ataques, uma isca de meia-água pode ser a salvação de sua pescaria. Isso também vale para dias mais frios, onde vai ser difícil o peixe sair de uma zona de conforto na água mais funda para um ataque na superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário