segunda-feira, 9 de julho de 2012

Alimentação dos Felinos

Alimento caseiro x Alimento Industrializado
O alimento caseiro, baseado, em geral, em carne cozida, arroz e legumes, pode não oferecer as corretas quantidades de nutrientes que o felino precisa, especialmente em relação aos minerais e vitaminas. Além disso, é mais cara, precisa ser preparada, requerendo tempo, e é perecível. Já os alimentos industrializados oferecem todos os nutrientes que o animal necessita e são produzidos com alto rigor e qualidade, além de matérias primas selecionadas. Prático e higiênico, também possuem menor custo por porção.

Excesso de Peso
Assim como para as pessoas, o excesso de peso é prejudicial para a saúde dos gatos e um em cada quatro deles apresente o problema. Falta de exercícios físicos e castração estão entre as principais causas da obesidade e sobrepeso. Para ajudar o animal a perder peso, ganhar tônus muscular e vitalidade é importante oferecer alimentos com menos gordura e elevada proporção de proteína e energia. Desta forma, o felino perde peso sem perder músculos.

Crescimento e Pesagem
O correto crescimento dos filhotes pode ser avaliado pelo ganho de peso diário. Em geral eles ganham de 10 a 30 gramas por dia, dependendo da raça. Entre quatro e cinco meses de idade, o crescimento é mais intenso, podendo alcançar 100 gramas por semana. Antes do desmame, os filhotes devem ser pesados diariamente e a partir do segundo mês, a pesagem pode ser semanal ou quinzenal.

Fatores que influenciam o crescimento
Além da alimentação correte e da influência genética, outros fatores podem influenciar o desenvolvimento dos filhotes. Por exemplo, quanto maior for a raça, mais longo o período de crescimento. Além disso, machos tendem a ter um crescimento maior do que as fêmeas.

Os Filhotes e o Leite
Ao nascer, o aparelho digestivo do gato filhote está preparado para receber leite, mas sua capacidade digestiva muda até que ele não consiga mais digerir a lactose na idade adulta. Por isso, durante a fase de crescimento o leite deve ser evitado e o gato precisa receber alimentação equilibrada, que contenha quantidades balanceadas de proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais e oligoelementos.

A evolução da Dieta
Gatos filhotes crescem rapidamente e por isso precisam de uma alimentação rica em energia. Suas necessidades são elevadas até aproximadamente 12 semanas de vida e eles consomem três vezes mais energia do que os gatos adultos. De forma geral, os filhotes não estão totalmente desmamados antes da sétima semana de vida, mas a partir da quarta ou quinta semana eles podem receber alimentos sólidos. Para ajudar nesta transição, o alimento deve ser oferecido inicialmente reidratado. A partir dos quatro meses de vida, os dentes permanentes já nasceram e os croquetes ganham ainda mais importância, pois encorajam os gatos a mastigar.

Fonte: Revista da Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos PET do Brasil, edição 3


Lembresse também de vacinar seus gatos filhotes e adultos contra as doenças e a raiva.!!! Passe na Papá de Bicho e adquira todos os produtos necessários para seu felino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário