terça-feira, 15 de maio de 2012

Como cuidar de uma tartaruga

As pequenas tartarugas aquáticas podem facilmente ser mantidas em pequenos aqua-terrários ou mesmo em lagos de jardim.
O aqua-terrário é um misto de aquário e terrário, onde existe uma parte seca e outra alagada, permitindo que as tartarugas optem em estar dentro ou fora da água. Quando estes animais forem mantidos em pequenos lagos de jardim, estes devem ser secados e também possuírem áreas secas, para que as tartarugas tomem sol.
Como as tartarugas possuem um metabolismo elevado, a água de seu habitat pode se tornar poluída rapidamente se não houver um bom sistema de filtragem em funcionamento e se não forem feitas trocas periódicas da água, principalmente no caso dos aqua-terrários.
A maior parte destas tartarugas preferem uma temperatura ambiente entre 20° e 30°. Os aqua-terrários podem estar equipados com sistemas de aquecimento como os usados com aquários ou com lampadas de infra vermelho, o que permite os animais manterem-se ativos durante todo o ano.
A exposição a luz solar é fundamental, pois os raios ultra-violeta permitem a melhor assimilação dos nutrientes, principalmente cálcio, importante para a formação do esqueleto e da carapaça. Esta exposição não deve ser feita através dos vidros das janelas, pois neste caso ocorre uma filtragem prejudicial dos raios solares.
Quando não há controle de temperatura, em locais onde o frio é intenso, ocorre a hibernação. As tartarugas cessam completamente a alimentação e a movimentação.Elas tendem a se entocar entre as pedras ou até mesmo se esconder entre as folhas mortas ou a própria vegetação. Nunca movimentá-los neste período e evitar inclusive muito barulho no ambiente em que estiverem descansando.
O Aquário:
Para as tartarugas aquáticas,uma vez que são nadadeiras exímias,mais importante que a superfície do aquário é a profundidade (submersa)do mesmo.A largura deve ter aproximadamente o triplo da carapaça em tamanho adulto e o comprimento o quíntuplo. No que toca o nível da água,este deve ter no mínimo 25cm de profundidade. Deste modo as tartarugas poderão nadar ativamente por todo aquário.Toda a estrutura deverá ser em vidro e o fundo é constituído de uma camada fina de areia lavada, um esconderijo tipo telha convexa e um ramo que cruze o aquário com uma parte emersa. Para aquecer a água utilize um aquecedor em vidro ou metal com termostato, além de uma bomba e um filtro de água. A iluminação deve ser composta por uma lâmpada fluorescente cilíndrica, um projector de luz e uma lampada de raios ultra-violetas. Depois de aquário pronto coloque-o em local bem iluminado.
Quarentena
Quando receber a tartaruga em casa, recomendamos que seja providenciado um aquário para que este animal possa passar algumas semanas de quarentena, este não deve possuir qualquer elemento decorativo, ele deve possuir apenas um local onde a tartaruga possa se abrigar, tipo uma telha, com a parte convexa fora d'água.
Alimentação
Diferente das tartarugas terrestres que preferem alimentação vegetariana, as tartarugas aquáticas gostam de uma alimentação animal. Devesse desde o início definir o tipo de alimentação dada, pois as tartarugas não aceitam mudanças bruscas na alimentação. Trabalhamos com produtos de qualidade para todos os tipos de tartarugas, balanceados e na medida certa para seu animal.
Saúde
É importante ficar atento para que não ocorra variações bruscas nas temperaturas do aquaterrários , pois as tartarugas não possuem mecanismos fisiológicos para adaptação nas variações bruscas na temperatura.

Fonte: http://www.extremaonline.com/como/criar_tartarugas.html

A Papá de Bicho trabalha com toda a linha de alimentação para este tipo de animal, com produtos de excelente qualidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário