sexta-feira, 12 de abril de 2013

Todo o que você deve saber para ter um gato saudável, inclusive os castrados!

O gato deve ter sempre água fresca disponível em um ou mais bebedouros, e não é conveniente que bebam das torneiras que gotejam ou de outras fontes onde não seja possível controlar a quantidade de água que tomam por dia. Esta quantidade é um dado importante para vigiar sua saúde.
Os gatos são animais que normalmente tomam pouca água, se o consumo habitual aumenta, poderia ser sinal de alguma doença, portanto deverá consultar o veterinário.
A melhor alimentação para o gato é um alimento balanceado comercial de boa qualidade, isto assegura que ele receba todos os nutrientes necessários ao longo de sua vida.
Atualmente existe grande variedade de alimentos comerciais que podem ser usados de acordo com a idade do gato, suas condições de vida ou seu estado de saúde. Consulte a Papá de Bicho sobre qual é o mais indicado para cada caso.
Quando um gato consume alimento balanceado comercial é importante seguir as instruções da embalagem sobre a quantidade diária para dar. Ao dar as quantidades certas evitaremos um consumo excessivo que possa levar ao sobrepeso e à obesidade.
Atualmente os gatos sofrem, do mesmo modo que as pessoas, uma epidemia de obesidade; quando a porcentagem de sobrepeso ultrapassa 30% ou 40% o paciente está obeso, portanto, foi tomado como termo médio que todo gato de contextura normal que ultrapassa os 6 kg de peso é obeso e deve ser colocado em um programa de redução de peso urgentemente.
Para baixar de peso não é suficiente utilizar alimentos Light, estes alimentos geralmente mantêm o peso, mas não o diminuem, os alimentos indicados são os usados para combater a obesidade.
Muitas são as causas que podem provocar diminuição do consumo de alimentos ou a anorexia total. Obviamente, isto é um sinal clínico muito importante que pode indicar um processo patológico. Além disso, não é conveniente que o gato, por seu metabolismo, fique mais de 48 horas sem comer, porque nesse caso, todo seu metabolismo se complica. Consulte nosso veterinário se a anorexia se prolongar por mais de 2 dias.
Todos os órgãos e sistemas corporais do gato têm manifestações externas quando funcionam mal, isto é, quando o gato está doente, estas manifestações são chamadas de sinais clínicos e, como dissemos antes, cada sistema tem os próprios sinais; por exemplo, do sistema digestivo podemos ter vômitos e diarreias ou constipação; do respiratório, espirros, tosse, respiração acelerada ou dificultosa; do urinário pode ser urinar com maior frequência ou eliminar grandes quantidades de urina. Cada vez que você percebe um sinal clínico está percebendo uma manifestação de que algo não funciona bem, razão pela qual deve consultar imediatamente seu veterinário.
Tomar muita água e urinar também muita quantidade são sinais denominados Polidipsia e Poliúria respectivamente; estes sinais podem ser indicadores de várias doenças como diabete, insuficiência renal, hipertireoidismo, etc. Por isso, quando observados no gato, deve consultar imediatamente o veterinário.
Castração nos gatos
A castração é uma manobra cirúrgica que se faz no gato (tanto macho como fêmea) e tem a finalidade de evitar todos os efeitos molestos derivados da ação dos hormônios sexuais. Além de evitar a reprodução, a castração oferece uma série de benefícios como evitar as vocalizações nos períodos de cio, diminuir ou eliminar a marcação territorial e o cheiro da urina, diminuir a vagabundagem com o que também diminuem todos os problemas infecciosos, parasitários e traumáticos adquiridos durante as saídas da casa. Por outro lado, a castração precoce evita a formação de tumores de mama, as infecções do útero e também, em determinados casos, a transmissão de defeitos hereditários. Por último, a castração faz parte do tratamento de algumas doenças como a diabete ou infecções do útero.
Os gatos de ambos os sexos podem ser castrados a partir dos 3 meses de idade em adiante. Cada veterinário verá qual é o momento mais oportuno para praticá-la, de acordo com as características do paciente. A cirurgia é rápida e simples e resolve o problema de uma vez e para sempre.
O único cuidado que devemos ter com o gato castrado é que ele não engorde demais, por isso é necessário controlar muito bem as quantidades de alimento que damos diariamente.
Logo após a cirurgia de castração, os gatos passam por algumas mudanças importantes. Ficam mais caseiros, demonstram um grande interesse pelos alimentos, tendem a engordar e ficam mais predispostos aos cálculos urinários. Estas mudanças já são observadas num período muito curto após a cirurgia, de modo que o cuidado com a alimentação deve ser tomado desde cedo. Existem rações que auxiliam nesta nova fase da vida, gatos até 7 anos as rações são ricas em proteínas e fibras, mas restrito em gordura, o que ajuda no controle do peso.
Os alimentos balanceados comerciais são a melhor forma de alimentar o gato
São compostos por matéria prima natural como carne e cereais e balanceados de modo que as proporções desses nutrientes são as que nossos gatos necessitam. Ao serem completos e balanceados não precisam de agregados de outros alimentos, por isso, quando se acrescentam outros alimentos caseiros à dieta do gato (como frango, atum, etc.), provoca-se um desequilíbrio nela porque se alteram as proporções dos nutrientes.
Outra recomendação importante é seguir as indicações das quantidades que há que dar diariamente. Todas as embalagens de alimento têm uma tabela onde é indicada, de acordo com o peso do gato, a quantidade de comida diária que deve dar-se. Esta quantidade pode ser oferecida de uma só vez ou repartida em duas ou três vezes durante o dia. Levar em conta que o gato é um caçador de presas pequenas, pelo que costuma comer pequenas quantidades várias vezes no dia.
Como atualmente há uma grande variedade de alimentos comerciais, consulte a Papá de Bicho acerca de qual é o melhor alimento balanceado para seu gato.
Bandeja sanitária
Embora os gatos tenham várias condições para ser um perfeito animal de companhia, sua capacidade para utilizar a bandeja sanitária talvez seja uma das mais importantes de todas. É basicamente a causa principal para o gato se adaptar a viver dentro das casas ou apartamentos sem inconvenientes, sem ter que sair com ele para fazer suas necessidades. Por esse papel principal que desenvolve a bandeja sanitária na vida do gato e indiretamente na do seu dono, há que cumprir com algumas recomendações mínimas:
O tamanho da bandeja deve ser suficientemente grande como para conter totalmente o gato, as paredes devem ser altas para evitar que espalhe o conteúdo, e o material de que está feita deve ser facilmente lavável, caso não for do tipo descartável.
O material de enchimento deve ser pedrinhas sanitárias que sejam absorventes de líquidos e odores, e que não fiquem grudadas nos pêlos para que não espalhem pela casa.
A limpeza deve ser diária, eliminando os dejetos no dia e o resto das pedrinhas quando estiverem molhadas 50% delas.
A localização deve ser em local tranquilo da casa, com fácil acesso para o gato as 24 h do dia.
Quando houver mais de um gato, deve-se calcular 1 bandeja e meia por gato e serão distribuídas em diferentes locais da casa, se a casa tiver duas plantas deverá haver bandejas em cada uma.
Todos estes pontos são importantes e devem ser levados em conta para manter um bom relacionamento entre o gato e a bandeja o que também significa um bom relacionamento entre o gato e nós, os humanos.
Por último, é imprescindível fazer os exames necessários para identificar e diagnosticar os parasitas presentes no gato. Sendo os mais comuns os intestinais, é necessário fazer regularmente uma análise de matéria fecal para que nosso Médico Veterinário possa fazer o diagnóstico e indicar qual o antiparasitário mais efetivo para tratar seu animal de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário