quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Petiscos para que serve e como utilizar

Se a sua idéia de petiscos e agrados palatáveis para o seu cão se resume a restos de comida, ou guloseimas humanas, ou se você acha que alimentação saudável para os cães é comer apenas vegetais orgânicos, é hora de você repensar seus conceitos e conhecer produtos feitos especialmente para os peludos com matérias de primeira e muito gostosos.

Os petiscos caninos foram escolhidos pensando em aliar qualidade e funcionalidade, ou seja, além de muito gostosos e nutritivos, eles também possuem formatos, texturas, densidades e ingredientes que ajudam na saúde e na reeducação dos peludos.
Você sabe que existe uma diferença entre petiscos ideais para recompensa durante o treinamento e petiscos para ajudar na mudança comportamental, como ansiedade de separação, por exemplo?
Os petiscos dados durante uma sessão de treinamento devem ter um cheiro muito atrativo e textura macia. Os pedaços devem ser bem pequeninhos para que os alunos de quatro patas comam bem rápido e não se desconcentrem do exercício.
Os petiscos para ajudar a distrair os peludos que são ansiosos, medrosos, agitados, desconfiados, entre outros probleminhas, podem ser maiores e devem ter uma consistência mais resistente, para que o cão demore mais tempo roendo ou mastigando e fique se deliciando com sabores diferentes.
Aliás, um dos grandes problemas com cachorros que sofrem de ansiedade de separação é porque nós valorizamos muito a nossa chegada em casa, mas não oferecemos nada para o cão quando saímos. Quando saímos o peludo fica sozinho e entediado e não há nenhuma compensação pela nossa ausência. Ao chegarmos fazemos festa, damos atenção, pegamos no colo e algumas pessoas dão até biscoitinho para recompensar a alegria do nosso peludo em nos ver. Na aba acabamos recompensando também todo o desespero, os choros, uivos e latidos que tanto faz nossos bichos sofrerem e incomodam toda a vizinhança.
O correto é não fazer da nossa chegada algo tão extraordinário e esperar que o focinho se acalme até ganhar atenção e carinho. Já a nossa saída... esse sim é o grande evento do dia, quando nossos amigões ganham brinquedos especiais e podem ir procurar muitas gostosuras escondidas nos cantinhos da casa para se distraírem não sentirem que o mundo ficou pior sem a nossa presença.
Dicas importantes:
Tão importante quando oferecer alimentos e petiscos adequados para o seu peludo é preciso tomar cuidado com a quantidade oferecida, pois, tal como nos humanos, a obesidade canina é responsável por inúmeros problemas sérios de saúde nos nossos cães. Como nós não queremos que eles fiquem doentes, nem sofram por estarem gordinhos, lembrem-se sempre de não exagerar na quantidade diária das guloseimas e sempre compensar na quantidade de ração que ele come.
Faça com que cada pedacinho de petisco seja valorizado e apreciado. Um cachorro que ganha gostosuras a toda hora e sem precisar fazer nada para merecê-las vai dar muito pouco valor a estes petiscos e você estará perdendo um grande aliado na boa educação do seu amigo. Reserve o petisco que ele mais gosta para quando for realmente importante: para os dias que você vai passar mais tempo fora de casa, quando ele obedecer de primeira, quando ele for ao veterinário, etc.
Nem todas as coisas que comemos podem ser oferecidas para o seu peludo, por mais inofensivas que pareçam elas podem ser tóxicas ou causar danos à saúde do nosso amigo com o passar do tempo. Converse com o seu veterinário sempre que for introduzir alguma alimentação nova para seu cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário