sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Acupuntura em animais

A acupuntura, terapia geralmente usada com os humanos no combate de doenças e dores, está se tornando uma prática comum entre os animais. Gatos, cachorros e até cavalos se beneficiam com os resultados do procedimento.
As sessões duram entre 40 e 50 minutos e são semelhantes às realizadas com humanos, inclusive o material utilizado.
Mas atenção: a acupuntura deve ser usada como um tratamento complementar, sempre com a orientação de um veterinário.
Cada sessão do procedimento custa, em média, R$ 50. O tempo de tratamento varia conforme o caso, mas na maioria traz muitos benefícios ao animal.

Fonte: r7.com


O Que É Acupuntura Veterinária?
É uma técnica milenar de origem chinesa, mas que também era aplicada pelos indianos (hindus) e egípicios. Foram os chineses que tornaram a acupuntura um sistema médico bem organizado e estruturado.
Esta técnica consiste na aplicação de finíssimas agulhas próprias de acupuntura, as quais são estéreis e descartáveis, na pele dos animais, podendo ser inseridas superficialmente ou até mesmos alguns centímetros, penetrando a pele e músculos, por exemplo, causando estímulos no corpo do animal, os quais levarão a uma resposta do organismo, ocasionando a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional/psíquico ao animal.
Alguns acupunturistas preferem fazer uso de agulhas hipodérmica (como no caso de tratamento de cavalo e bovino) ao invés de agulhas de acupuntura. Mas há diversas outras técnicas que não utilizam a agulha, sendo chamadas de por isso de “acupuntura sem agulhas”, portanto são métodos de tratamento que não causam dor nenhuma no animal ou ser humano. Tais técnicas são muito utilizadas em humanos, principalmente em crianças e bebês, como ensinado na escola CEATA (www.acupuntura.org.br) de acupuntura em São Paulo e no CETN (www.cetn.com.br), em Sorocaba, Bauru, Manaus e Cotia.
A seguir, vemos um cavalo que recebeu no ponto de acupuntura não agulha, mas sim Stiper(R), pastilhas (discos branco) de sílica, para o tratamento de uma doença neurológica bastante conhecida por aqueles que tratam de, criam ou lidam com cavalos: a Mieloencefalite Protozoária Eqüina (EPM).
Quem Pode Aplicar A Acupuntura Em Animais?
Somente um médico veterinário devidamente qualificado na área de Acupuntura Veterinária poderá utilizar as técnicas da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MVTC), como a Acupuntura, Fitoterapia, Massagens, Moxabustão e outras mais, com a devida qualidade e confiabilidade que seu animal tanto merece. É ele o profissional que estudou devidamente a anatomia, fisiologia e clínica médica, além de diversas outras disciplinas, a fim de que se possa utilizar ambos os conhecimentos, tanto de medicina ocidental (alopática) quanto da oriental e outras mais denominadas complementares.
Um bom atendimento começa com um bom diagnóstico, tanto ocidental quanto oriental. Todo aquele que se prontificar a realizar o tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sem conhecer o verdadeiro diagnóstico que está por detrás do distúrbio apresentado pelo animal certamente estará correndo sérios riscos de mascarar apenas os sintomas, levando o quadro clínico a se agravar, podendo mesmo levar a outras complicações, as quais podem até mesmo determinar a sua morte.
Sendo assim, é fundamental que se procure um Médico Veterinário, o qual faça o diagnóstico da doença que acomete seu animal e, em se tratando de uma doença passível de ser curada pela Acupuntura e MTC como um todo (como mediante uso de ervas chinesas – fitoterapia chinesa) ou ao menos abrandada/controlada por ambas, dái sim encaminhar seu animalzinho a um Acupunturista devidamente habilitado, experiente e capacitado.
Para que o veterinário seja qualificado, ele deverá primeiramente ter-se formado em um curso de qualidade que o prepare devidamente para se tornar um bom profissional de acupuntura veterinária.
Com o intuito de melhor preparar tais profissionais (Acupunturistas Médico-Veterinários), há cursos de Pós-graduação “Lato Sensu” (Especialização) em Acupuntura Veterinária de qualidade pelo Brasil afora, todos reconhecidos pela entidade que, junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), avalia e outorga o Título de Especialista em Acupuntura Veterinária.
Para Que Serve A Acupuntura Veterinária?
Esta técnica milenar de tratamento vem, atualmente, crescendo e muito, tanto na medicina humana quanto veterinária.
Ela é extremamente indicada em determinadas doenças (como distúrbios músculo-esqueléticos, neurológico, digestórios e outros), sendo considera como o tratamento de escolha, ou seja, o mais indicado para tais doenças. E para outras doenças, ela é extremamente indicada como tratamento coadjuvante (como em casos de problemas de pele, do sistema imune e endócrino, e outros), na chamada medicina complementar, mais corretamente falando, medicina integrativa, fazendo parte do chamado tratamento integral, em que a medicina alopática (que faz uso de drogas e fármacos comercializados pelas farmácias e drogarias, além das cirurgias) é utilizada em conjunto com a acupuntura veterinária, além de outras técnicas de reconhecida eficácia como a fitoterapia, massagens, fisioterapia, homeopatia e outras técnicas mais.
Quais As Doenças Mais Comumente Tratadas Pela Acupuntura?
As doenças que mais levam a Acupuntura Veterinária a ser conhecida como excelente forma de tratamento são as chamadas discopatias, doenças que afetam a coluna (cervical, toracolombar, lombar, lombossacra) e que normalmente levam ao quadro clínico de paralisia/paresia. Animais que ficam portanto paraplégicos ou até mesmo tetraplégicos.
Mas há diversas outras doenças que a acupuntura trata com grande sucesso também, seja apenas mediante o uso das agulhas de acupuntura, isoladamente, ou em conjunto com a fitoterapia e a moxabustão (o ato de aquecer o ponto de acupuntura ou área lesada mediante o uso de um bastão de erva – Artemisia sp. – conhecida como Moxa; veja imagem a seguir). Ou ainda, integrada à medicina alopática (mediante uso de drogas/fármacos e cirurgias).
Em cães, os sistemas que mais se beneficiam com o uso da acupuntura sem dúvida nenhuma se destacam os seguintes: osteomuscular/musculoesquelético, nervoso (neurológico), tegumentar (dermatológico), imune, endócrino, digestório, geniturinário, cardiovascular e respiratório.
Sem dúvida alguma que os distúrbios neurológicos acabam ganhando mais destaque, tendo em vista que as paralisias de membros pélvicos, que tanto acomete os cães, principalmente os da raça Teckel (Daschund), apelidados de “salsichinha”, são em sua grande maioria curadas mediante o uso da acupuntura associada à fitoterapia e alteração de manejo do animal enfermo e ambiente em que ele vive.

Fonte: http://www.acupunturaveterinaria.com.br/acupuntura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário