sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Calicivirose

A moléstia aguda pelo calicivírus felini (C.V.F.) é observada com maior frequência em gatos jovens não vacinados, que residem em grandes grupos como em asilos humanos, lojas de animais, e colônias de pesquisas. Causando sintomas clínicos mínimos, enquanto outros induzem a marcante destruição celular do epitélio da cavidade bucal, língua e do intestício pulmonar.
A mortalidade dos gatos pode se aproximar dos 30%, após a infecção com cepas pneumotrópicas. Infecção agudas pelo CVF, podem assumir uma ou mais das seguintes manifestações clínicas: uma infecção do trato respiratório superior, pneumonia, uma moléstia ulcerativa, enterite, ou artrite aguda.
Período de incubação - de 3 à 5 dia, ocorrendo pirexia, acompanhada de anorexia, mal estar, um brando corrimento oculonasal seroso, úlceras superficiais surgem no dorso da língua, palato duro, filtro nasal, e menos comumente nos lábios e coxins plantares, as úlceras orais, que surgem como erupção vesicular transitória, têm aspecto mais achatado, em contraste com as úlceras mais granulosas e extensas notadas nas graves infecções pelo H.V.F. - 1.
Ocasionalmente o C.V.F. pode produzir úlcera necrosada grande e em forma de ferradura, na superfície antero-dorsal da língua, como também grave dispnéia, ao induzir pneumonia intersticialque mais tarde se torna proliferativa. A enfermidade súbita associada à depressão, êmese, e morte, têm sido observado em gatinhos afetados por cepas pneumotrópicas de C.V.F.
Outros Sintomas que são ocasionalmente observados nas infecções pelo C.V.F. são: Traqueobronquite, diarréia, mialgia, deambulação rígida e hiperestesia.
No Diagnóstico diferencial - Pode ser confundida por uma Moléstia respiratória Superior, de causas infecciosas e não infecciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário