sábado, 6 de agosto de 2011

O que é Piometra?

A piometra é uma doença causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas. Ocorre geralmente durante o diestro, fase do ciclo ovariano dominada pelo hormônio progesterona. A progesterona é o hormônio feminino que atua para manter a prenhez, e portando todas as cadelas normais estão naturalmente expostas a concentrações altas de progesterona 9-12 semanas após o estro ("cio"). Tal hormônio mantém o crescimento endometrial e a secreção glandular e ao mesmo tempo suprime a atividade do miométrio permitindo acúmulo de secreções glandulares uterinas, tais secreções proporcionam um excelente ambiente para o crescimento bacteriano. As infecções bacterianas associadas a piometra são causadas por bactérias normais da vagina.
Portanto a piometra resulta da combinação da fase ovariana (progesterona) do ciclo estral com um endométrio anormal que permite um crescimento excessivo de bactérias que normalmente não estão presentes no útero.
Uma incidência aumentada de piometra está associada com a administração de estrógeno para evitar gravidez indesejadas (anti-cios), e por isso seu isso é contra-indicado. A administração de progesterona as gatas também pode desencadear piometra.

Sintomas Clinicos:

- perda de apetite de parcial a completa;
- febre, letargia;
- perda de peso;
- aumento de volume abdominal (barriga inchada);
- vômito;
- diarréia;
- aumento no consumo de água ;
- quantidade de urina;

Diagnóstico:

- Histórico do cachorro;
- Sinais Clinicos;
- Resultado de Exames;

O Hemograma pode indicar uma possível infecção, podendo gerar anemia em casos crônicos. Podemos observar em exames bioquimicos nas funções renais e hepáticas, indicando possível envolvimento destes, e sendo que na função renal liberasse toxinas pelas bactérias uterinas. Podesse fazer ainda radiografia e ultra-sonografia para auxialiar na diagnosticação.

Tratamento:

- Devesse iniciar o mais rápido possível por ser fatal
- Fluídos intravenosos e antibióticos
- Cirurgia de ovariohisterectomia (remoção de útero e ovários)
Este é o tratamento mais seguro e eficaz.

Prevenção:

O MÉTODO MAIS INDICADO É A CASTRAÇÃO, PRINCIPALMENTE EM ANIMAIS MAIS NOVOS, UMA VEZ QUE OS ANIMAIS AINDA NÃO FORAM TÃO EXPOSTOS A AÇÃO HORMONAL.

Precisando de castração, ligue e agende horário com seu veterinário, lá eles poderão evitar e auxiliar nesta doença que pode levar a morte de seu animalzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário