segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Seu cão já teve reação a vacina? Entenda

Definição
Imunizações (ou vacinas) são destinados a estimular o sistema imunológico de modo a proteger o animal do agente infeccioso. No entanto, esse estímulo pode causar alguns sintomas menores. Seu animal pode reagir de imunizações em formas que vão desde dor no local da injeção para febre leve a reações alérgicas, que podem variar de leve a grave.
Leve
Reações leves incluem febre, apatia e perda de apetite. reações leves geralmente desaparecem sem tratamento.
Moderada
A urticária é uma reação vascular moderada da pele marcada por urticária ou pápulas e rápido inchaço e vermelhidão dos lábios, ao redor dos olhos e na região do pescoço. Costuma-se extremamente caçante. A urticária pode evoluir para anafilaxia, que é considerado risco de vida. A urticária é a reação mais comum em cães.
Grave
A reação mais grave é a anafilaxia, de repente, a resposta alérgica severa que produz dificuldade respiratória, colapso e morte possível. Os sintomas normalmente incluem o início súbito de vômitos, diarréia, cambaleante, queda brusca da pressão arterial, inchaço da laringe, levando à obstrução das vias aéreas (e incapacidade de respirar), convulsões e colapso cardiovascular ou morte. Esta reação é fatal para seu cão.
Ambos anafilaxia e urticária são reações que são acionados por meio de anticorpos que o sistema imunológico tem feito para uma parte da vacina e, geralmente, exige pelo menos uma exposição prévia à vacina. Os anticorpos causam células inflamatórias, como basófilos e mastócitos para liberar substâncias que causam a reação alérgica. O impacto sobre o cão pode ser uma ameaça à vida, mas se tratados com sucesso o prognóstico para a saúde a longo prazo é bom. reações leves geralmente desaparecem sem tratamento.
Diagnóstico
Não há nenhum teste de diagnóstico para anafilaxia ou urticária, mas um rápido exame físico irá mostrar sinais comuns de uma reação alérgica e a história irá revelar vacinação recente.
Tratamento
A anafilaxia é uma emergência extrema. Seu veterinário irá começar de suporte de vida imediato de emergência incluindo a criação de uma via aérea aberta, a administração de oxigênio, fluidos intravenosos para aumentar a pressão arterial e drogas, como adrenalina, difenidramina e corticosteróides. Os cães que sobrevivem os primeiros minutos geralmente retornam para a saúde normal. Anafilaxia geralmente ocorre logo após a vacinação, muitas vezes, enquanto o cachorro ainda está na clínica veterinária.
A urticária ocorre logo após a vacinação, muitas vezes, logo após o animal chegar em casa. Seu veterinário irá recomendar o retorno imediato ao hospital para tratamento. Um anti-histamínico oral, tais como difenidramina (Benadryl ®) pode ser recomendada para iniciar o tratamento. A urticária é geralmente tratada com corticosteróides injetáveis como a dexametasona ou prednisona. Os anti-histamínicos fazem pouco para ajudar com reacções alérgicas agudas, mas pode ser administrado por injecção para ajudar a prevenir a recorrência dos sintomas após esteróides desgastar.
Reações de vacinação leve geralmente não requerem tratamento. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 24 horas, ligue para o veterinário.
Home Care e Prevenção
Certifique-se de agendar reuniões de vacinação quando você estará disponível para acompanhar o seu cão após a vacina é administrada. Certifique-se de chamar o veterinário com quaisquer perguntas ou preocupações.
A boa notícia é que as reações de vacinação graves são raras. O risco de anafilaxia e urticária são muito mais raros do que o benefício da vacina, na maioria dos casos. Você pode limitar a essas vacinas que previnem doenças para as quais o seu cão pode ser exposto. Seu veterinário é o melhor juiz do que as vacinas são necessárias para proteger contra as doenças em sua área.
Seu veterinário irá registar as reacções adversas às vacinas para prevenir as vacinas sejam administradas novamente. É uma boa idéia também para manter um registro de si mesmo. As reações são mais comumente associadas com as vacinas para leptospirose, raiva e parvovirose.

Fonte: Pet Place

Nenhum comentário:

Postar um comentário