sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cão Guia

Um cão-guia é tipo de cão de assistência. É um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
Durante a condução dos deficientes visuais o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos devidos a obstáculos suspensos, o que requer cães de inteligência bastante elevada e treinamento avançado.
Embora os cães possam ser treinados para desviar vários obstáculos, eles não são capazes de distinguir cores como verde e vermelho, não podendo interpretar um semáforo. Eles são treinados para observarem o fluxo da área a ser percorrida e daí sim realizar a ação desejada com segurança.
Pular, sentar, fingir de morto, dar a pata é tudo que costumam pedir para um cão, mas, acreditem, eles podem fazer muito mais!!! Dar a pata, pode significar muito mais do que um simples gesto, já que alguns cães estendem suas patas para quem, realmente, precisa deles.
Existem cães trabalhadores, até cães que guiam pessoas cegas! Incrível, não? São cães meigos, carinhosos que, desde que nasceram, já estavam prontos para dar amor a quem viesse a viver com eles. Porém, além do amor, eles querem e podem dar muito mais.
Os cães-guias oferecem aos seus parceiros segurança na locomoção, equilíbrio físico e emocional, facilitam sua socialização, e até sua auto estima melhora, sem contar com o fato de ser um amigo sempre presente para garantir sua independência e aquecer seu coração.
Há alguém precisando de um cão-guia e nós precisamos de você para ajudar a treinar cães para entrar no mercado de trabalho.
A formação de um Cão-Guia tem início com um rigoroso processo de seleção genética e comportamental. Depois de selecionado, próximo aos três meses, o cão inicia a fase de socialização, que se estende até, aproximadamente, o animal completar um ano de idade. Esta fase pode ser conduzida pelo treinador ou por uma família voluntária, que cuida do animal no seu primeiro ano de vida. Durante este processo o cão aprende a conviver em ambiente social, urinar e defecar apenas em locais apropriados e alguns comandos básicos para o convívio.
Terminada a primeira fase, inicia-se o treinamento específico, com duração aproximada de sete meses, podendo se estender caso necessário. Nos primeiros seis meses, o cão aprende a desviar de obstáculos, perceber o movimento do trânsito, identificar objetos, encontrar a entrada e saída de diferentes locais, entre diversas outras atividades. No último mês é realizado o treinamento para transformar a dupla composta pelo cão-guia e seu usuário em um time que interagirá com a mais perfeita harmonia.
O tempo total de treinamento é de aproximadamente 16 meses, podendo se estender até 21 meses. Depois de treinados, os cães-guias identificam o movimento do trânsito, desviam de buracos, encontram as entradas e saídas de diferentes locais, localizam banheiros, escadas, elevadores, escadas rolantes, cadeiras, desviam de obstáculos altos, evitando que pessoas com deficiência visual batam com a cabeça, entre outros feitos incríveis.

Sempre temos provas de que a amizade de animais e humanos pode ultrapassar vários aspectos não imaginados, os cães guias nos mostram isto a todo instante. A Papá de Bicho faz parte deste mercado para aumentar ainda mais este laço afetivo entre seres humanos e seus animais.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Papá de Bicho na Campanha de DIA DAS MÃES

A ACIF vai sortear 12 TV’s de 42 polegadas mais pacotes de canais por assinatura da CTBC TV durante um ano. A campanha foi distribuída gratuitamente para 450 empresas que participaram do Natal Iluminado ACIF 2011.
Este ano, a ACIF contará com a parceria da CTBC para deixar o Dia das Mães ainda mais atrativo. A empresa de telefonia dará 12 pacotes de canais por assinatura para os consumidores sorteados. Os pacotes irão junto com as 12 TV da ACIF. A distribuição dos cupons acontecerá até o dia 12 de maio, véspera do Dia das Mães. O sorteio das 12 TVs mais os pacotes de canais por assinatura ocorrerá no dia 18, sexta-feira.
Segundo o presidente da ACIF, José Alexandre Carmo Jorge, a expectativa de vendas para o Dia das Mães é positiva. “O Dia das Mães é a segunda data mais importante no calendário de vendas para o setor comercial, só perdendo para o Natal. Este ano, com os incentivos fiscais do governo estadual e a queda dos juros, certamente as vendas tendem a ser boas. Nossa expectativa será confirmada em pesquisa, certamente”, disse José Alexandre.
O Dia das Mães deste ano acontecerá no domingo 13 de maio. O setor comercial funcionará em horário especial na véspera e antevéspera da data. No dia 11, sexta-feira, as lojas associadas ACIF permanecem abertas das 9 às 22 horas. No sábado, 12, o setor comercial abre até as 18 horas.

Fonte: acifranca.com.br

A Papá de Bicho é uma destas 450 empresas, compre na Papá de Bicho e preencha seu cupom para concorrer as TV'S de 42 Polegadas.

Papá de Bicho está sempre ligada e trazendo vantagens aos seus clientes!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Campanha vacina mais de 11 mil cães e gatos

A vigilância sanitária já imunizou 11.496 cães e gatos em Franca durante a campanha de vacinação antirrábica. Na zona urbana foram 7.616 animais e na área rural 3.880. A expectativa é de que cerca de 41 mil animais sejam vacinados.
Todos os dias são montados postos em diferentes pontos da cidade, além do posto fixo existente na sede da secretaria de Saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 16 horas.

Fonte: http://www.gcn.net.br


Não deixe de vacinar seus animais, passe na Papá de Bicho e faça a vacinação de seus animais, lembrando que além da vacina de raiva é muito importante a imunização contra as doenças também e esta vacina não é feita de forma gratuita pela prefeitura!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Saiba como cuidar de cães deficientes

Justamente por ser óbvio, é bom lembrar: pessoas deficientes merecem mais atenção e mais cuidados. E nem precisaríamos acrescentar: cães deficientes também. Muitos de nós conhecemos ou temos cães que nasceram com problemas mentais, visuais, auditivos, ou foram vítimas de doença grave, acidente ou violência, ou ainda estão bem velhinhos e perdendo visão, audição ou mobilidade.
Aqui vai um guia geral, mesmo sem esgotar o assunto, visando ajudar nossos peludos deficientes a viver mais — e com qualidade de vida.
Encarando e entendendo a situação
Cães costumam se adaptar bem e rapidamente a problemas físicos, mesmo os mais drásticos e graves. Os donos, obviamente, têm de adaptar suas vidas às dos cães que, afinal, têm necessidades especiais. Também obviamente, vale a pena, não só pelo amor ao animal, mas também pelas lições de paciência, altruísmo, satisfação e bem-estar por ser útil e fazer diferença na vida de alguém de quem gostamos.
Certas deficiências não incomodam tanto a quem as tem. Explico. Uma pessoa ou animal cega ou surda de nascença não anseia por visão ou audição, pois não pode sentir falta do que nunca teve e costuma reagir e se virar na vida usando os outros sentidos. O fato de um cão ser surdo, seja ou não de nascença, não significa que ele seja impedido de passear com o dono. Idem para cães "cadeirantes", com patas traseiras imobilizadas ou ausentes.
Esteja pronto para consolar o peludo caso ele tenha se tornado cego, cadeirante ou adquirido outra deficiência. É natural que ele fique deprimido, e a melhor terapia é a ocupacional, continuando com as caminhadas e o máximo possível de brincadeiras. Homeopatia também pode ajudar a acalmá-lo.
Quanto a cães deficientes mentais, são mais raros por dois simples motivos. Um: as mães caninas abandonam os filhotes quando percebem que estes têm menos probabilidades de sobrevivência. Pode ser triste para nós humanos, mas Mamãe Natureza é pragmática e não adianta mesmo a gente chorar — mas adianta tentarmos salvar estes filhotes. Dois: os cães que sobrevivem não costumam viver muito, vítimas da própria doença ou suas consequências como ataques e paralisias, e em casos extremos pode até ser aconselhável eles serem sacrificados.
Quando alguém chama um cachorro de "idiota" ou "retardado", geralmente é puro desabafo de frustração ou raiva tipicamente humanas perante cães mais difíceis de serem socializados e aprenderem a obedecer comandos. No máximo, o cão costuma ter grandes fobias, e pode levar semanas para ele aprender a, por exemplo, andar com as patas traseiras. Fui dono por algum tempo (junto com meu filho e a mãe dele) de uma cadela jogada num rio dentro de um saco que foi descoberta em tempo para sobreviver, mas aparentemente a falta de oxigênio afetou-lhe a mente e sua socialização foi bem mais difícil durante todos os cerca de dez anos que ela viveu.
Algumas dicas para cuidar
Nunca é demais lembrar que socializar o cão, sela ele deficiente ou normal, é sempre importante. Como o peludo deficiente necessita de mais cuidados que um normal, o ideal é conviver com ele em casa, não num quintal, jardim ou quartinho dos fundos. Não se esqueça de inspecionar toda a casa para remover qualquer coisa que possa prejudicar um cão cego ou desatento, como galhos baixos, tábuas soltas, piscinas ou grandes fontes de água, escadas ou rampas muito lisas ou sem portões, móveis com cantos pontudos ou buracos no chão.
Procure evitar mudanças frequentes ou drásticas para o cão não se desorientar. E o cão deve ser examinado todos os dias; afinal, ele não tem a mesma facilidade humana de expressar com precisão o que sente e, se tiver paralisia ou insensibilidade em partes do corpo, não sentirá dor e portanto não poderá reagir a riscos de infecções, mesmo da forma simples, prática e bem canina de se lamber para curar ou minimizar feridas ou irritações. Como dissemos, você pode — e deve — passear com cães cegos ou surdos, apenas não se esquecendo de que é você quem enxerga e ouve por ele.
É bom apresentar o cão a outros cães deficientes. Você inclusive pode trocar experiências sobre o assunto com outros donos e donas. Mas cuidado ao apresentar o cão cego ou surdo a outros cães — há o risco de ele estranhar e rosnar ou até morder. Se você tem outros cães ou gatos, uma boa ideia é colocar-lhes guizos no pescoço, para que o cão perceba que eles estão chegando. (Você pode também prender com elástico guizos em um de seus próprios tornozelos, para o cão saber que você está próximo.)
Guizos vão bem também em bolas, assim como perfumes de toucinho ou baunilha, ou bolas que façam algum ruído, para facilitar o cão deficiente visual a encontrá-las e brincar com elas, especialmente se ele não é cego de nascença e adorava brincar de bola quando enxergava. Assim como jogadores de futebol se tornam técnicos, um cão muito ativo que tenha de e "aposentar" por invalidez poderá ter uma segunda carreira como cão de terapia em hospitais ou casas de repouso.
Sempre "converse" com o peludo, e procure falar sempre em tom alegre e "pra cima", especialmente se ele for cego. O cão sente segurança da presença do dono pela voz. É verdade que cães são excelentes para afastar a tristeza humana, mas isso não significa que devamos contaminá-los com ela. Ao viajar ou passar muito tempo fora de casa com ele, não esqueça do cobertor, caminha ou outro objeto com que ele esteja acostumado, para evitar que o bicho fique traumatizado ou inseguro.
Esta dica vale para todo mundo, deficiente ou não, humano ou peludo: evite paparicar e proteger demais! Deixe o cão solto o suficiente para se divertir e aprender a se virar na vida. Mesmo se ele seja de pequeno porte, não caia na tentação de colocá-lo em locais onde ele inicialmente não alcance (para comer, por exemplo), pois ele se confunde se de repente aparece um "deus" ou "deusa" para facilitar tudo. Evite também cair na armadilha daquele olhar ou ganir de quem não come há meses; obesidade, especialmente em cães inativos, é um risco e um problema a mais de que eles não precisam.
E o que é ser deficiente ou ser normal?
Parece-me adequado lembrar uma conversa que tive este ano com uma nova amiga. Ela disse: "Tenho uma filha com síndrome de Down". Não contive um "Que pena"... e levei o mais carinhoso tapa verbal: "Como assim, 'que pena'? O mundo material é feito de diferenças, é preciso acabar com esse preconceito de piedade! Pessoas com Down podem viver bem e são pessoas excelentes. E pessoas comuns sofrem de inveja, fraqueza, inconstância, distúrbios piores do que um déficit mental."
Do mesmo modo, um cão deficiente precisa de mais atenção e cuidados, como dissemos, e também de carinho, mas não de piedade de "superior" para "inferior". Mesmo que um peludo com necessidades especiais não chegue a ser normal, pensemos: afinal de contas, o que é ser normal? Mais importante é ser feliz e não causar mal a outros seres.
Não devemos ter aquela piedade inferiorizante, mas sim saber conviver com as diferenças, aceitá-las para tratá-las de acordo. Stephen Hawking, Stevie Wonder e Herbert Vianna são apenas três exemplos humanos de superação, e a perfeição, como diria Gilberto Gil, é meta de goleiro. Não importa se você acredita que seu cão é deficiente pela vontade de Deus ou por acaso e determinismo histórico; é bom pensarmos no cão deficiente como sendo, mais que portador de necessidades especiais, um cão que já é ele mesmo especial.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

A Papá de Bicho sempre se preocupa com os animais, sejam eles "normais" ou com alguma deficiência, venha em nossas lojas e aprenda o que fazer em cada tipo de deficiência apresentada por seu animalzinho!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Funcionamento no feriado

Senhores Clientes,

A Papá de Bicho irá abrir em sua loja 01 (ESTAÇÃO)normalmente neste dia 21/04/2012 no feriado de Tiradentes, o horário é o mesmo de todos os outros sábados, das 08:30 até às 15:00 horas!!!
Já em nossa loja 02 (Próxima ao Fórum), não teremos funcionamento neste feriado.

Lembresse se precisar de algo é só nos ligar 3723.2299 ou comparecer em nossa loja na Estação, fazemos entrega em toda cidade!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Programa de Fidelidade

A Papá de Bicho em parceria com a Doctorcred ajuda você com um programa de fidelidade!
Comprando na Papá de Bicho (ou outros estabelecimentos credenciados conforme site: www.doctorcred.com.br) você acumula SOMUS e troca por produtos de seu interesse na Papá de Bicho.
Banho e tosa total de um caozinho de pequeno porte você pode trocar tendo em seu cartão 3.571 SOMUS, ai você deve estar se perguntando como juntar estes SOMUS, certo?
É facil, a cada real gasto em qualquer empresa parceira da Doctorcred peça para pontuar seus SOMUS no cartão fidelidade, você adquire 5 SOMUS. Viu como é facil?
Você ainda não possui seu cartão fidelidade?
Passe na Papá de Bicho e peça para nossos funcionários cadastratem um para você, e vá acumulando SOMUS, assim você pode trocar por produtos de seu interesse.


Papá de Bicho, sempre buscando alternativas para facilitar a vida de nossos clientes, visando a qualidade de vida de seu animalzinho.

sábado, 14 de abril de 2012

Cão que late e é bem educado não morde

Ayrton Mugnaini Jr., especial para o Yahoo! Brasil13 Apr 2012 08:04:36
Já dizia Mark Twain: “A maior diferença entre um cão e um ser humano é que se pegarmos um cão pobre e o transformarmos num cão próspero, ele não nos morderá.” Só faltou complementar: transformar o cão pobre em próspero inclui treinamento adequado, para que “o melhor amigo do ser humano” não nos trate como inimigo e realmente não morda nossos amigos nem os amigos de nossos amigos – independente da idade, raça, porte ou temperamento do peludo.
Por que alguns cães mordem quem não devem?
Muitos donos nem sabem que estão treinando seus cães para saírem mordendo gente por aí. Uma causa frequente é a socialização mal feita do bicho, que foi abandonado na rua ou é deixado sozinho, amarrado ou confinado por muito tempo. Será que estes donos gostariam de ser largados na rua ou ficar amarrados ou presos em quartinhos? Pois então, os cães nessa situação podem ficar medrosos e inseguros, passando a atacar por puro medo e instinto de autodefesa – a famosa “falsa coragem nascida da covardia”. Isto também acontece com cães que não foram treinados para deixarem os donos e amigos de donos mexerem em seus pratos de comida, ou não foram devidamente socializados com outros cães ou pessoas. O bicho pode ter tendência inata para morder, mas só adquirirá o costume de efetivamente morder se assim for treinado (ou mal treinado).
Outro motivo que pode levar o cão a morder “do nada” é o grau de dominância e instinto de proteção de sua propriedade, território ou família (que para ele é “matilha”), sem falar no próprio instinto de matilha do canino. Muitos cães conseguem escapar para a rua, acabam juntando-se a outros caninos desgarrados e mordem outras pessoas que encontram.
É bom observar a saúde do cão. Dor, sofrimento físico e doenças como epilepsia podem deixá-lo inquieto e contrariado a ponto de – inconscientemente, é claro – “descontar” em quem aparecer.
Como prevenir
É de pequenino que se treina o canino. E é normal o cão filhote dar mordidinhas para brincar ou ir treinando a dentição. Nesta idade, embora os dentes possam ser afiados, a mordida ainda é fraca demais para causar danos sérios. E se o peludinho não for muito de mordiscar, cuidado! Ele pode ser do tipo que resolve morder todo mundo depois de grande. Quanto mais mordidinhas ele der na infância, menor será a probabilidade de se tornar um adulto anti-social e mordedor.
Seja qual for a idade do cão, dê-lhe algo para mordiscar, como um osso de borracha. Se o brinquedo incluir comida (como uma garrafa pet), melhor ainda para o peludo juntar a fome com a vontade de morder. E não se esqueça de socializar o cão, colocando-o em contato com outros cães e outras pessoas.
Se o canino foi adotado já adulto, é preciso você impor e manter a liderança. Como já afirmei, treinar e dominar um cão é como dirigir automóvel, não se aprende de uma hora para outra e não se faz mais ou menos. Se, por exemplo, o dono do cão for o homem da casa e precisar se ausentar por muito tempo (viagem, exército, doença), a dona da casa deve assumir a liderança (por mais difícil que possa parecer, com muito trabalho, serviço de casa, filhos para cuidar etc.) antes que alguém – no caso, o cão – o faça. Seja firme porém gentil, e nunca demonstre raiva nem faça escândalo, para não aumentar a ansiedade do cão nem dar ensejo a que ele interprete a reprimenda como perigo e reaja de acordo. Caso o canino esteja muito assustado, acalme-o, ou espere que ele se acalme, antes de “invadir”-lhe o espaço, para evitar que ele ataque justamente por medo de perder o território. Se ele vive num espaço muito pequeno, liberte-o, abrindo mais espaço na garagem, jardim ou quintal e delimitando-o com cercas ou portões.
Como já dissemos em outro artigo, o cão deverá ser socializado de modo a permitir que o dono e pessoas autorizadas por este mexam em sua comida. Conforme o temperamento do cão, pode ser necessário levá-lo a passeio com uma mordaça. E se ele for realmente um bicho bravo, nem pense em deixá-lo perto de crianças ou idosos.
Ah, sim: qualquer que seja a idade do peludo, sempre estimule sua segurança e autoconfiança, deixando claro que nunca lhe faltará carinho, casa, comida, companhia, brinquedos e atividade.
E como remediar?
Pode acontecer de o cão se revelar fisicamente violento de uma hora para outra, quando, por exemplo, como já lembramos, o “dominador da matilha”, ou seja, o dono, se ausenta por um longo período, e o cão tenta ocupar seu “trono”. Se o cão começar a ameaçar ou morder de repente, tente descobrir a causa mais de repente ainda, imediatamente. Além dos comandos de “Não!” quando o canino rosnar para quem não deve, castrá-lo (o cão) pode ajudar a diminuir sua agressividade. E mesmo que ele venha a morder alguém, quase sempre há como impedir que isso aconteça novamente sem ser preciso ir ao extremo de sacrificar o bicho.
Tive um exemplo em casa. Há doze anos a mãe de meu filho recolheu um vira-lata adulto a quem chamou de Toby. Na ocasião estávamos trabalhando muito e reformando a casa, e não pudemos dar muita atenção a ele. Os pedreiros tiveram a ideia de amarrar o cachorro para poderem trabalhar. Hoje eu sei que muito melhor seria darmos um pouco mais de atenção ao bicho, pois ele juntou o trauma do abandono anterior ao de ser amarrado e desandou a morder todo mundo – pedreiros, faxineiras, visitas.
Consultamos um treinador, que sugeriu acalmarmos Toby com passeios, petiscos e atenção. Deu certo por duas semanas – até que numa tarde o telefone tocou e corri para atender. Nhac! Atendi ao telefone com o bicho pendurado em minha perna. Eu e minha então esposa conversamos até sobre termos de sacrificar o cão. Mas a mãe dela deu a sugestão ideal: trocarmos Toby por duas cadelas mais mansas que ela tinha no quintal, que era bem maior que o nosso. Com mais espaço e menos concorrência (além de ordens de comando cada vez que se irritasse), Toby se acalmou e viveu feliz até falecer, sete anos depois. Realmente, minha sogra foi uma mãe...

Passe na Papá de Bicho e aprenda com nossos funcionários dicas importantes para se dar ainda melhor com seu animalzinho!!!

Tecnologia de tratamentos para humanos é adaptada para pets

Há dois anos, Tina, 10, a cadela chow chow de Mike Otworth, recebeu diagnóstico de linfoma. O câncer linfático, comum em cães mais velhos, pode ser tratado com quimioterapia, mas quase sempre os tumores reaparecem e os animais morrem.
Otworth, que mora na Flórida (EUA), testou uma nova opção. Ele levou Tina à Universidade Estadual da Carolina Norte, onde ela foi um dos primeiros cães a receber transplante de medula óssea.
Com equipamentos doados pela Clínica Mayo, o médico Steven Suter -que implantou a Unidade de Transplante de Medula Óssea Canina da universidade, em 2009- colheu células-tronco saudáveis no sangue de Tina e transplantou-as na medula da cadela, Depois de duas semanas de tratamento e uma conta de US$ 15 mil, Tina voltou à Flórida curada do câncer.
Cachorros mais velhos, como Tina, estão sendo beneficiados com os avanços da medicina veterinária.
Cânceres, desordens urológicas, problemas articulares e até demência canina podem agora ser diagnosticados e tratados com as novas tecnologias de imagem, drogas mais eficazes, técnicas cirúrgicas e abordagens holísticas como acupuntura.
O Centro Médico de Animais, em Nova York, criou há dois anos uma clínica para atender à crescente demanda por cirurgias pouco invasivas. No ano passado, foram implantados 630 stents.

NOVA TECNOLOGIA
Patti e Dave Halberslaben, de Madison (Wisconsin), recentemente gastaram US$ 10 mil para tratar Chip, uma poodle-maltês de 12 anos, de um tumor cerebral que não podia ser operado. Boa parte do gasto foi nas três sequências de radioterapia na Universidade de Wisconsin, onde 118 cães e gatos foram tratados no ano passado com um sofisticado aparelho de radiação guiada por imagem chamado TomoTherapy.
O aparelho pode transmitir radiação de qualquer ângulo e divide cada onda em milhares de raios menores, que são dirigidos ao tumor e não atingem tecido saudável.
Os avanços não são apenas em equipamentos. A empresa farmacêutica Merial, em colaboração com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, desenvolveu o Oncept, uma vacina baseada no DNA para melanoma oral, um câncer comum em cachorros. A droga, que foi aprovada pelo Departamento de Agricultura dos EUA, evita que o câncer se espalhe pelo pulmão após a radioterapia, um efeito colateral comum do tratamento.
No Centro Médico de Animais de Manhattan, Chick Weisse começou a administrar quimioterapia por meio das artérias diretamente nos tumores, permitindo o uso de doses até 50 vezes maiores que as usuais.
Ele agora está fazendo experiências com quimioembolização, injetando medicamentos nas artérias em pequenas cápsulas que impedem que as drogas entrem no sistema venoso e se espalhem por todo o corpo do animal.

Fonte: www.folha.uol.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Lei: abandono e maus-tratos é crime. Veja como denunciar!

Caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal, não pense duas vezes: vá a delegacia de polícia mais próxima para lavrar boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao Fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça (Promotoria de Justiça do Meio-Ambiente em SP: [11] 3119-9524). A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). É importante levar com você uma cópia do número da Lei (no caso, a 9.605/98) e do Art. 32 porque, em geral, as autoridades policiais nem tem conhecimento dessa lei. Leve também o Art. 319 do Código Penal, caso a autoridade se recuse a abrir o Boletim de Ocorrência. Afinal de contas estamos no Brasil, e se os próprios cidadãos deste País sofrem com o descaso de muitas autoridades, imagine os animais! Eis o texto da Lei:
"Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98
È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."
Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:
- abandono;
- manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
- deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
- envenenamento;
- agressão física, covarde e exagerada;
- mutilação;
- utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
- não procurar um veterinário se o animal estiver doente;

Isto serve para os animais domésticos mais comuns como cães, gatos e pássaros, também cavalos usados em trabalho de tração (aquelas carroças muito comuns nas ruas de grandes cidades), além de animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas. Animais silvestres estão inclusos nessa Lei, possuindo também Leis e Portarias próprias criadas pelo IBAMA.
Assim que o Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cabe cumprir a instauração de inquérito policial. Se ele se negar a fazê-lo, sob qualquer motivo, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação e negligência, previsto no Art. 319 do Código Penal que diz: "È crime retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa da lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal." Exija falar com o Delegado responsável, que tem o dever de lhe atender e de fazer cumprir a Lei. Faça valer seus direitos e o daqueles que não podem falar e sofrem em silêncio!
Caso ainda assim não consiga atendimento satisfatório, denuncie! Denúncia ao Ministério Publico - SP Tel.: (11) 6955-4352. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço e número da delegacia, o horário, data e faça um relato em duas vias, pedindo para protocolar uma delas. Se você estiver acompanhado de alguém, este poderá ser sua prova testemunhal para o encaminhamento de queixa ao MP.
Tudo o que você conseguir como fatos e provas devem ser anexados junto à ocorrência para auxiliar no seu B.O.: relatos de testemunhas, fotografias, laudo veterinário, placa do carro que abandonou o animal, etc.
Uma questão muito comum: " - Tenho medo de denunciar pois isso poderá causar problemas para mim e para as testemunhas, como ameaças, agressões, etc". Sobre isso, leia abaixo:
VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL QUE PORVENTURA SEJA ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO.
Preste atenção: o Decreto 24.645/34 diz, em seu artigo 1° e 2º (parágrafo 3°):
"Todos os animais existentes no País são tutelados pelo Estado";
"Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Publico, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais"
Portanto, na verdade, não é você quem estará abrindo um processo judicial e sim o Estado. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado o encaminhará ao Juízo para abertura de ação, onde o Autor será o Estado.
Em São Paulo você também poderá fazer sua denúncia pela Internet. A Prefeitura mantém um site específico http://sac.prodam.sp.gov.br/ em cuja página você irá encontram um cadastro de solicitações com um menu de opções. Procure pela palavra "Animais" e clique em "OK". Você encontrará um novo menu com a especificação do assunto. Escolha entre as opções: "Criação inadequada de caes/gatos (s/higiene, excesso de animais)", ou "Maus tratos a animais (caes,gatos e cavalos)". Em outros Estados, procure na Internet pelo site oficial de sua Prefeitura que, em muitos casos, também possui serviço semelhante.
Se o crime for contra Animais Silvestres (que são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais), além de serem normalmente protegidos pela Lei 9.605/98 descrita acima, ainda podem ser denunciados à Polícia Florestal (onde houver) e ao IBAMA no "Linha Verde", Tel.: 0800-618080 (ligação gratuita). Lembrando que Animais Silvestres possuem Leis e Portarias específicas previstas na Constituição e no Código Penal. Se você tiver acesso a Internet, pode visitar o site http://www.renctas.org.br/ e fazer a denúncia através do e-mail: renctas@renctas.org.br Em São Paulo você também pode entrar em contato com o DEPAV (11) 3885-6669.
Dica importante: Você sabia que as Associações de Bairro representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade? Com o advento da Lei 7.347 de 24/07/1985, essas associações, qualificadas como entidades de função pública, podem ingressar até mesmo com mandados de segurança (conforme Constituição Federal, Art. 5º LXX "b") e a Fauna é considerada como um patrimônio público. Portanto, se o seu bairro estiver organizado em uma Associação, procure-a e peça que alguém o acompanhe até a delegacia ou ao fórum mais próximo.

Fonte: http://fight-club.sites.uol.com.br/

A Papá de Bicho é contra toda e qualquer agressão, mal trato ou abandono aos animais, vamos nos conscientizar e acabar com a violência que vem ganhando grande destaque na mídia nacional.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Seu animal comeu chocolate, saiba o que fazer!

O chocolate é muito popular como guloseima para os animais. A maior parte das pessoas adora chocolate e muitos dos cães também. No entanto o chocolate não deve ser dado a animais. O chocolate contem um alcalóide chamado Teobromina. Este é um produto que sendo usado como um diurético , estimulante do coração ou como vasodilatador, pode ser venenoso em excesso. Certamente o cão teria que comer uma quantidade enorme do chocolate para ficar intoxicado, perguntam muitos donos? Não necessariamente.
As doses tóxicos são indicadas em cerca de 100 mg/kg sendo fatais perto das 200 mg/kg. A quantidade de teobromina no chocolate depende do tipo de chocolate. O chocolate de culinária e o chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama visto que o chocolate de leite popular contem somente aproximadamente 1,5 mg/grama. Assim um Pinscher pequeno que pesa somente 2a 4 quilos teria que comer uma quantidade ínfima de chocolate para evidenciar potenciais sinais de envenenamento. Mesmo um cão com o tamanho de um Labrador poderia morrer se comesse 200 gramas de chocolate de culinária . No outro extremo da escala encontra-se o chocolate branco que é menos tóxico.
Quais são os sinais de envenenamento por chocolate?
Dependendo da quantidade comida realmente e do estado de saúde do cão, às vezes nenhum sinal é aparente e o cão será encontrado com uma falha cardíaca. Isto é provável de acontecer em cães mais velhos com problemas cardiacos. Os sinais habituais são :
Excitação e nervosismo
Vómitos e diarreia
Beber muita água
Espasmo

Que fazer?
Se tiver alguma suspeita que seu cão comeu uma quantidade excessiva do chocolate, contacte o seu médico veterinário sem demora . Como logo os sinais ocorrem? Outra vez, depende em cima da quantidade de teobromina ingerida . Um dos problemas com envenenamento por chocolate é que os sinais demoram a surgir frequentemente por mais de 12 horas. Um outro problema é que a teobromina uma vez absorvida pode às vezes permanecer activa no corpo por sobre 24 horas antes de ser eliminada. A morte na sequência de ingestão de doses fatais de doses fatais ocorre tipicamente aproximadamente 24 horas mais tarde.
Mesmo sem mostrar nenhuns sinais é essencial que o cão esteja mantido sob a observação próxima pelo menos 24 horas para verificação de algum sintoma anómalo.
Os cães são os mais afectados devido a gostarem muito desta guloseima. No entanto os gatos também podem ser afectados por ingestão de chocolate.

Fonte: http://www.hospvetprincipal.pt/chocolates.htm

Passe na Papá de Bicho e compre chocolates próprios para seus animais, ou para saber mais sobre o que fazer caso seu animal tenha comido em excesso esta guloseima nesta Páscoa.

sábado, 7 de abril de 2012

Cuidado com Animais Idosos

O envelhecimento predispõe os animais a desenvolver algumas doenças, o corpo já não responde bem às necessidades do dia-dia.
Se estivermos atentos, podemos prevenir que as doenças se instalem, ou se agravem.
Um exame clínico de rotina, no animal idoso é fundamental.
As principais alterações são:

Artrite – os animais raramente reclamam de dor, mas a dor articular é muito comum nos cães idosos. Em geral, eles diminuem a atividade, não conseguem mais subir e pular como antes e podem ficar desconfortáveis na mesma posição, inquietos. O controle da dor é possível através de medicação e acupuntura.
Dentes – a formação de placa bacteriana e cálculo dentario (tártaro) é muito frequente. É possível prevenir durante toda vida através da escovação e alimentação adequada. O tratamento deve ser realizado por um veterinário capacitado.
Nutrição – a alimentação do idoso deve ser adaptada. Existem rações destinadas aos idosos, em geral, são chamadas de “senior”. A obesidade é muito comum e além de predispor a outras doenças, diminui a longevidade . Nem todo animal idoso é obeso, alguns são muito magros e perdem massa muscular com a idade. Os animais com doenças específicas devem se alimentar com rações indicadas, disponíveis no mercado. Converse com o veterinário do seu animal.
Doença Renal - doença metabólica mais comum em gatos idosos. Com diagnóstico precoce (só possível através de exames de sangue) podemos prevenir o agravamento e oferecer qualidade de vida e longevidade. Por esta razão recomendamos exames de sangue rotineiramente a partir de determinada idade
Doenças Endócrinas – o hiperadrenocorticismo (doença de Cushing) e o hipotireoidismo são as mais comuns nos cães. Na primeira, a quantidade de cortisol secretada é excessiva resultando em diversas alterações no animal. Já o hipotireoidismo é a baixa atividade da glandula tireoide. Existe tratamento, que melhora muito a vida dos animais.
Coração – doenças valvulares, aumento cardíaco, dirofilariose. Se precocemente detectadas, são tratadas ou controladas.
Olhos - assim como nós, a visão dos animais piora com a idade. Além da perda da acuidade, há muitos casos de catarata, diminuição da lubrificação ocular (olho seco) e consequente ceratoconjuntivite seca. A catarata pode ser operada, mas preferencialmente em animais mais jovens. Consulte um oftalmologista veterinário.
Tumores na Pele - os nódulos, massas e verrugas são muito comuns nos cães idosos. O veterinário deve avaliar (exame citológico) a necessidade de remoção cirúrgica dependendo da localização, tamanho e incômodo. Se não retiradas devem ser monitoradas (observar se aumentam e/ou se modificam).
Câncer - nem todos são fatais. Existe tratamento para alguns tipos de câncer. É fundamental fazer o diagnóstico o mais cedo possível. O prognóstico depende do tipo, da localização e da presença ou não de metástase (.
Incontinência Urinária - animais idosos podem se tornar incapazes de controlar a micção e urinar pequenos ou grandes volumes quando dormem. O tratamento pode ajudar e também adaptamos “fraldas” para oferecer conforto e higiene.
Problemas Reprodutivos - a próstata, os testículos, os ovários, mamas e útero podem apresentar problemas nos animais idosos. Na maioria das vezes é necessário realizar a esterilização para tratar. A castração precoce evita a realização da cirurgia no animal idoso.
Disfunção Cognitiva e Comportamento – assim como nós, os animais tendem a ficar mais solitários, impacientes e irritáveis. As vezes, eles erram o local determinado para defecar e urinar, latem ou miam demais e chegam a ficar encurralados em locais da casa que eles sempre conhecerem (EX: entre o fogão e o armário). É possível prevenir o aparecimento destes sintomas com medicação e exercícios.

Fonte: www.bichosaudavel.com

Venha para a Papá de Bicho e adquira produtos adequados para a melhora da "terceira idade" de seus animais.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Páscoa – Um Perigo Para os Animais

Assim como as crianças, os animais adoram as cestas e os chocolates da Páscoa.

Mas nossos curiosos cães e gatos amam TODO o conteúdo da cestinha: papéis coloridos, fitas, plástico e é claro, o chocolate.
Os pedaços das embalagens e os pequenos brinquedos são uma ameaça por serem feitos de material não digerível e pelo risco de causar uma obstrução intestinal ou até mesmo uma perfuração, se ingeridos.
Se você suspeitar que seu animal engoliu algum pedaço de plástico, leve-o ao veterinário. Não espere até o animal começar a vomitar, isso pode dificultar a remoção do corpo estranho.
O outro risco é o próprio chocolate. Ele é tóxico para cães e gatos por conter muita gordura, cafeína e teobromina (estimulantes do sistema nervoso). Dependendo do tipo do chocolate e da quantidade ingerida pode causar vomito, diarreia, hiperatividade, tremores musculares e respiração curta e ofegante.
O chocolate branco é o menos tóxico e para causar problemas, o animal precisa comer aproximadamente 500 g para cada Kg de peso! Isto é praticamente impossível.
O chocolate em pó é o mais tóxico de todos e bastam 30 g para um animal de 10 Kg começar a apresentar sintomas leves de intoxicação.
O tratamento deve ser feito por um veterinário e pode ser necessária internação para fluidoterapia, controle de vomitos e até sedativos para interromper o efeito estimulante do chocolate.
A melhor forma de lidar com estes riscos é a prevenção. Não deixe seu animal brincar com as embalagens e as cestas de Páscoa sem supervisão. Se quiser, presenteie-o com um petisco em forma de cenoura, ovo, coelho…mas não deixe-o comer os chocolates das crianças.

Boa Páscoa!

Fonte: http://www.bichosaudavel.com/pascoa-um-perigo-para-os-animais/

Passe na Papá de Bicho e aproveite a promoção de chocolates próprios para seus animais!!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A campanha da vacinação antirrábica terá três pontos fixos

A campanha de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira em Franca. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 40 mil animais entre cães e gatos, a partir de três meses.

Três postos fixos vão atender os moradores. Os proprietários podem levar seus cães e gatos, das 8h30 às 16 horas, na praça da Igreja Capelinha (entre as ruas Distrito Federal e São Paulo), ginásio do Aeroporto III e no Poliesportivo do Leporace.

A vacinação na zona rural será realizada por cinco equipes formadas por agentes da vigilância ambiental. Eles percorrerão chácaras, condomínios e sítios.

Fonte: http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=166132&codigo_categoria=21

Lembresse que é muito importante a vacinação, não somente da anti rábica, mas também contra as doenças virais (famosas V8 e V10), passe na Papá de Bicho e atualize os antiparasitários de vossos animaizinhos com descontos especiais. Temo Antirábicas nacionais e importadas, vacinas virais de gatos e a V8 importada e a V10 Nacional.

Venham conferir!!!