segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Schnauzer

Schnauzer é um tipo de cachorro alemão. A palavra Schnauze, em alemão, significa "focinho", e o cão é assim chamado devido ao formato de seu crânio, longo e forte.
Os schnauzer são divididos em três variedades, de acordo com seu porte:


Schnauzer miniatura:
Sobre seu surgimento existem duas teorias aceitas. Na primeira diz-se que esta raça "nasceu" dos cruzamentos entre o schnauzer standard e o affenpinscher, ao passo que na segunda afirma-se que o tamanho desta miniatura foi atingido graças ao envolvimento do pinscher nestes cruzamentos seletivos, já que seu nome primeiro foi pinscher de pelo duro. Inicialmente criado para ser um rateiro, conquistou popularidade após a Segunda Guerra Mundial, quando ultrapassou a variante média em número de registros.
Fisicamente pode chegar a medir 36 cm e pesar 8 kg. Sua pelagem atinge diversas cores, inclusive a branca, embora a prateada seja a preferida; sua tosa é característica: curta e uniforme, o que ressalva suas densa barba e grossa sobrancelha. Em alguns países é comum ainda que se corte as orelhas, para que fique em pé como as do pinscher. Seu temperamento é classificado como de um terrier, embora seja de fácil adestramento, graças a seu antepassado pastor.

Schnauzer standard, ou schnauzer padrão:
Este canino é o que pode ser chamado de "original", pois foi ele que deu origem ao gigante e ao miniatura. Segundo publicação no livro The Complete Dog Book, o schnauzer seria fruto de cruzamentos entre pinchers, que geraram uma variação de pelo duro. Após a Segunda Guerra Mundial, o standard perdeu popularidade para sua versão miniatura. Apreciado como cão de guarda, é mais inteligente que o gigante, ocupando dez posições a frente no ranking elaborado por Stanley Coren.

Schnauzer gigante:
Reconhecida como raça independente, é o fruto de cruzamentos entre o schnauzer standard e cães pastores de porte grande, devido a necessidade de um condutor de gado e pastor de ovelhas, além de animal de guarda. Posteriormente usado pela polícia alemã e em grupos de resgate na América do Norte, não tornou-se tão popular quanto as variações menores. Sua personalidade é classificada como dedicada e alerta; seu físico é descrito como resistente e que impõe respeito, o que o tornou um bem sucedido cão de guarda; e sua inteligência o colocou na posição 28 na lista elaborada por Stanley Coren.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- O Schnauzer miniatura é um cão de raça de origem alemã. Tem sua origem na raça terrier. Esta raça foi obtida através do cruzamento de Schnauzer standar com terriers de pequeno porte.
- Os cães desta raça possuem entre 30 e 36 centímetros de altura. Pesam entre 4 e 7 quilos.
- Os mini Schnauzers possuem focinho forte e cabeça longa. Seus olhos são no formato ovais e de cor escura.
- A pelagem destes cães é bem áspera e dura.
- As cores de pelagens aceitas são: preto, branco, preto e prata (mais raro) e sal e pimenta (mais comum de todas).

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- Os cães desta raça são obedientes, simpáticos e afetuosos.
- São bem fáceis de serem adestrados. Costumam aprender rapidamente os comandos básicos do adestramento.
- São muito fiéis ao dono. Adoram receber carinho e atenção.
- São sociáveis com seres humanos, gostando de participar das conversas e algumas atividades humanas. Portanto, não gostam de ficar sozinhos.
- Costumam latir muito quando são desprezados, estão sozinhos ou ouvem barulhos.
- Costumam se relacionar bem com cães de outras raças, desde que não entrem em seu território.
- Gostam de crianças com quem costumam estabelecer um bom relacionamento.
- Vivem bem em espaços pequenos (casas sem quintal, apartamentos), desde que fiquem no mesmo local que o dono.
- São corajosos, higiênicos (desde que ensinados) e inteligentes.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- São ótimos para vigiarem casas e locais de trabalho. Também atuam muito bem como cães de companhia.
- São bem ativos, principalmente na infância. Adoram brincar com coisas que se movimentam rapidamente. Gostam de caçar ratos e insetos como, por exemplo, baratas e outros insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário