terça-feira, 25 de outubro de 2011

Clínicas veterinárias e Pet Shops se unem em campanha contra a raiva animal



A suspensão da campanha de vacinação contra raiva para animais domésticos pelo governo estadual no ano passado fez com que proprietários de clínicas veterinárias e petshops de Franca decidissem realizar uma campanha particular para estimular a imunização dos animais. O acordo prevê uma redução de cerca de 55% no preço das vacinas. A aplicação será realizada apenas nos dias 19 e 20 de novembro e em conjunto com administração de vermífugos. Assim, os medicamentos vendidos livremente no mercado pelo preço médio de R$ 40, podem ser encontrados por R$18 nos seis estabelecimentos que integram o projeto.
A interrupção na vacinação de cães e gatos que era realizada anualmente pela Vigilância Epidemiológica do município foi suspensa em 2010 pelo governo estadual. Na época um lote irregular da vacina antirrábica provocou reações adversas em alguns animais. “A prefeitura só acatou os protocolos passados pelo governo estadual. Nenhuma cidade da região sudeste está realizando a campanha de vacinação neste ano”, explicou Fernando Baldochi, diretor da Vigilância Epidemiológica em Franca.
Este ano, o Ministério da Saúde enviou lotes do medicamento somente para os estados que apresentaram casos de raiva canina ou humana nos últimos três anos: Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A ideia da campanha surgiu entre profissionais entre clínicas veterinárias e petshops de Franca que notaram a necessidade da prevenção. A veterinária da Clínica Pets e Vets, Marina Tosi de Melo alerta sobre os riscos da falta de vacinação e demonstra otimismo em relação a campanha. “A raiva é uma doença fatal tanto para o homem quanto para o animal, portanto a conscientização da população é extremamente importante. Esperamos uma procura 50% maior das vacinas em relação ao ano passado”, destaca Marina.
Os cães e gatos que ainda não foram vacinados contra raiva este ano podem ser encaminhados até um dos estabelecimentos conveniados no projeto (veja quadro abaixo) nos dias 19 e 20 de novembro para realizar a vacinação. Cada uma das clínicas ou petshops que integram a campanha terá a presença de ao menos dois alunos da Unifran que, em conjunto com o médico veterinário do local, explicarão a importância da vacinação dos animais domésticos não somente contra a raiva como também para outras doenças frequentes como cinomose, parvovirose e leptospirose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário