quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Transporte de animais

Você sabia que existem leis para o transporte adequado de seus animais em carros, motos, ônibus e aviões?
É necessário que você coloque cinto de segurança, ou mesmo uma assento específico para animais de pequeno porte em seus veículos.
Para transporte em ônibus o cães e gatos até 08 kilos de peso podem ser transportados, porém estes devem estar em uma caixa de trasnporte específica para a viagem, e quando a viagem tem paradas, estas caixas devem ser higienizadas, para o bem estar de todos, inclusive dos animais. É necessário a apresentação da carteira de vacinação, com as devidas vacinas em dia e um atestado fornecido pelo veterinário do animal com prazo máximo de 15 dias antes da viagem. Cada empresa tem suas regras específicas, por isso antes da viagem, informesse corretamente.

Passe na Papá de Bicho e veja esta e mais algumas dicas de como melhorar a qualidade de vida de seu animal!!! Temos caixas de transportes de acordo com a legislação atual!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bebida Alcoólica para animais? Não faça isto!!!

Você costuma dar bebida alcoólica para seus animais de estimação? Cuidado, ele pode sofrer de intoxicação alcoólica. É um problema sério que pode causar sérios riscos aos animais.
Muita gente não sabe, mas o consumo de álcool é extremamente nocivo para os animais, em especial os de menor porte, como os domésticos. Pode até parecer engraçado deixar seu gato ou seu cachorro de estimação compartilhar da sua cerveja e ficar meio bêbado, mas as consequências são graves.
Apesar de não ser uma coisa comum no Brasil, raramente atendemos cães com intoxicação alcoólica. Nos EUA existe uma casuistica maior.
Cães muitas vezes ingerem bebida alcoólica, principalmente cerveja e podem ficar seriamente doentes. Apresentam incoordenação, vômitos, convulsões e podem entrar em choque se o teor alcoólico ingerido for alto.
Para um cão uma lata de cerveja faz muito mais efeito do que para um ser humano veja-se por exemplo a diferença de tamanho dos dois.
O cão gosta do sabor da cerveja e outras bebidas ele pode ingerir pelo atrativo de estar gelada.
Tenha sempre cuidado de deixar bebidas alcoólicas fora do alcance de animais e crianças.
De acordo com veterinários, o consumo de bebidas alcóolicas pode causar intoxicações sérias. Dependendo da quantidade consumida e do tamanho do animal, o “porre”, pode causar gastrite, úlcera, problemas renais e neurológicos e baixa imunidade, deixando seu bichinho mais sensível a viroses e outras doenças. Quanto menor o animal, menor a tolerância a bebida. Alguns casos podem resultar até em morte súbita.
E como o álcool também deixa os pets embriagados, o veterinário alerta que há outros fatores de risco. O animal pode ficar sonolento e tonto, se desequilibrar e cair ou bater em alguma coisa, causando danos físicos, como fraturas. Os principais sintomas e efeitos colaterais são: descordenação, excitação, depressão, urinar excessivamente, respiração lenta, ataque cardíaco e morte. Quase um humano.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ração seca ou umida?

Sempre estou encontrando gateiros que me perguntam sobre alimentos para animais. É um assunto verdadeiramente recorrente nas rodas de bate-papo.
Ração de lata faz mal? Ração seca faz mal? Ração seca é alimento e ração úmida é petisco?
Os animais domésticos que não dependem do ser humano para obter seus recursos comportam-se em vida livre assim como seus ancestrais: caçam seu alimento (pequenos roedores, insetos, répteis, pássaros e peixes). O animal domestico corretamente esterilizado, vacinado e esparramado em seu sofá somente diferencia-se pelo fato de ter sido socializada com seres humanos e ser dependente para a obtenção de recursos. Ele carrega todos os atributos e predisposições para os benefícios da caça. Olhando para ele ninguém diz não é? Devem ser alimentados com alimento comercial livre de parasitos ou outros seres microscópicos que podem trazer problemas para eles e para nós. Assim, foi criada a ração comercial. Nela os ingredientes são introduzidos para que todas as necessidades nutricionais diárias dos nossos animais domesticos sejam atendidas. Praticidade, eficiência e garantia de fornecimento dos nutrientes necessários (nossa integral obrigação como responsáveis).
A ração seca atende perfeitamente estas finalidades. O potinho poderá ficar mais tempo disponível (mas nem tanto), a quantidade ideal é facilmente fornecida e uma infinidade de produtos está disponível. Mas, alguém já pensou que apesar de pratica, eficiente e garantida. Tudo bem se você me perguntar que a nosso prato de estrogonofe com batata palha em nada lembra um mamute esquartejado servido em uma tribo dos nossos bem antigos ancestrais. Mas, a textura, quantidade de água e estimulo olfatório não mudaram assim tanto. Ainda, não se convenceu? Compare o potinho de ração e um passarinho. O que mais chama atenção dos pesquisadores atualmente é a quantidade de umidade presente nas rações secas (Ração seca: cerca de 10% e Ração Úmida: cerca de 80%). Animais domesticos que consomem ração seca necessitam ingerir mais água do que aqueles que ingerem ração úmida. Gatos quando caçam um rato, consomem um alimento com aproximadamente 80% de água. Como animais oriundos de áreas desertas, os gatos naturalmente não são exímios bebedores de água. Por isso, gatos que possuem perfil de predisposição a problemas ocasionados por aumento da concentração urinária (“super concentrada”) deveriam consumir volumes hídricos adequados. E assim, vale lembrar-se de como são os gatos: se a vasilha está suja, ele não bebe a água. Se a pia está fechada, ele não bebe a água. Se o cachorro lambuzou o pote, ele não bebe a água. Assim por diante até a urina ficar bem concentrada e: a ração da marca tal “dá” problema urinário. Quem já não disso isso? Bem, melhorar as condições dos potes, fontes de água e a dieta úmida poderão ser boas alternativas.
A ração úmida não figuram somente elogios. Mais cara e com uma necessidade maior de atenção ao potencial perecível, as latinhas devem ser administradas com cautela. Bem, não é possível fazer uma única e incisiva afirmação. Lembram do que comentei anteriormente. Cada animal apresenta um perfil diferente do outro. A ração seca deteriora-se com menor facilidade quando comparada a úmida. A ração seca facilita a higiene dos dentes, mas a úmida é mais palatável e tem um teor de umidade maior. Digitaria algumas boas linhas comparando as duas. Alguns pesquisadores atualmente preocupam-se com a quantidade de grãos presentes nas rações secas. Mas, uma quantidade maior de um nutriente não parece algo que seja realmente bom, mas ainda não sabemos se isso tudo é relevante. O que devemos fazer então? Ração seca para animais que bebem bastante água, ração úmida para os predispostos a problemas por alta concentração urinária, filhotes e gestantes beneficiam-se com a ração úmida. Salvo algumas exceções, não há uma recomendação expressa para TODOS os animais. Assim como as pessoas, os animais não devem ser tratados como números, Não é interessante dizer: Os animais devem comer isso e não aquilo. É produtivo sugerir: O Malhadinho deve receber esta dieta, a Margarida não deve ser mantida exclusivamente com este alimento e assim por diante.

Passe na Papa de Bicho e adquira sua ração, seja ela umida ou seca!!!!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Parabéns Papá de Bicho


Hoje fazem 4 anos que a Papá de Bicho abriu suas portas para a população de Franca!
Nestes 4 anos, fizemos muitos amigos, clientes fiéis e principalmente lutamos para uma melhor qualidade de vida dos animais de Franca e região!!!
Muito obrigado Franca por nos permitir que a cada dia podemos estar mais próximo de vocês, que são nosso intuito de existência!!!
Esperamos vocês para somar, a cada ano, um crescimento com o intuito de fortalecer esta busca de maior qualidade de vida para os animais e a diversão em família!!