O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba confirmou nesta terça-feira (7) o primeiro caso de raiva em animal este ano. Um morcego recolhido no dia 23 de janeiro passou por análises que deram positivo. No ano passado foram três casos da doença em animais, enquanto em 2010 foram registrados seis casos.
O morcego foi encontrado no Centro da cidade, por isso o CCZ realizou nesta terça-feira ações de vigilância na região e de orientação à população. A vacinação em cães e gatos, que era feita pelo município, continua suspensa pelo Ministério da Saúde desde 2010, quando um lote da vacina provocou reação e resultou na morte de animais.
“É muito importante que cada proprietário leve seu animal de estimação para receber a vacina em clínicas particulares ou agropecuárias. A vacina tem validade de um ano e os animais deverão recebê-la independente de ter um caso positivo de raiva ou não”, explica a bióloga do CCZ, Regina Lex.
Caso haja contato de algum humano com um animal raivoso, a pessoa deve ser encaminhada para tratamento com sorovacinação. A doença não tem cura e pode matar.
Fonte: EPTV (acessado em 08/02/2012)
Traga seus animais, para a Papá de Bicho, para vacinação contra a raiva e contra doenças, que também podem matar seus bichinhos e serem transmitidas para nós humano. Sobre a campanha de vacinação a Papá de Bicho está em nova negociação com fabricantes de vacinas para que este ano seja realizada o "II Dia V de Conscientização"!
Venha para a Papá de Bicho e conheça nossos produtos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário