terça-feira, 21 de junho de 2011

COMO ESCOLHER UM CÃO



Existe melhor animal como companheiro para o homem do que o cachorro? A maioria das pessoas acredita que não. E, realmente, o cão é um animal extremamente fiel, amigo, podendo nos auxiliar muito nos momentos difíceis a presença reconfortante deste amor incondicional que este animal é capaz de oferecer. Entretanto, não se deve escolher um cão baseado apenas na aparência. Escolher o cachorro certo é meio que uma mistura de arte com ciência. Deve-se levar em conta a personalidade do dono, a personalidade da raça, o tamanho da casa, o tipo de vida que a pessoa tem, se tem filhos ou não, entre outras coisas. Uma pessoa calma irá à loucura se escolher um poodle como animal de estimação. E quem já leu ou viu Marley e Eu, sabe o que um labrador pode fazer com uma casa pequena. Veja agora algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher o cão ideal para o seu estilo de vida, um companheiro para todas as horas.
A primeira coisa a se examinar quando se escolhe um cão serão os limites que serão impostos e o ambiente que ele vai frequentar. Ele vai poder entrar em casa ou ficará restrito ao quintal. A sua casa fica vazia o dia inteiro e por isso ele ficará a maior parte do tempo sozinho, ou sempre terá alguém junto com ele Qual o espaço que será destinado ao cão para brincadeiras e suas necessidades fisiológicas (xixi e coco).
A segunda coisa a ser analisada é o que esperamos deste cão. Você quer um cão companheiro, quieto, brincalhão ou esportista. Você quer um cão que se vire sozinho, ou que seja mais dependente. Você quer um cão apenas para ter companhia ou um cão de guarda. O cão tem que ter um bom convívio com crianças.
Terceiro passo, dentre as raças restantes, passe a pensar nas características físicas do cão. Qual o porte que você deseja, mini, pequeno, médio ou grande. Peludo ou com pouco pelo. Cão de porte atlético ou mais fofo.
Após saber exatamente o que quer, é hora de escolher a raça. Pesquise bastante sobre uma raça antes de adotá-lo ou comprá-lo, converse com adestradores, com proprietários ou criadores.
Outra boa opção é visitar exposições caninas, onde você poderá conhecer e observar raças variadas.
Após decidir qual raça adotará, observe as seguintes coisas na hora de escolher o filhote: verifique se há presença de pulgas ou carrapatos, veja se o pelo está saudável, se os olhos estão limpos, se as orelhas estão limpas, se a coluna está proeminente, se há vestígios de diarréias, se a barriga do filhote esta volumosa e se o filhote está saudável.
Veja algumas dicas de raças de cachorros a serem escolhidas de acordo com suas necessidades:
Para pessoas que apreciam tranquilidade e querem um cão tranquilo, uma boa raça é o York Shire.
Para pessoas que desejam dar um companheiro para os filhos brincarem, o setter irlandês tem muita energia e é uma boa opção.
Se você deseja um cão de guarda, uma boa opção é a raça Fila Brasileiro, pois os mesmos possuem forte instinto.
De posse destas dicas, comece já a pensar e planejar o que deseja de um cachorro, depois é só escolher e pronto! Seu bichinho de estimação já será uma realidade.

E após escolher seu companheiro de um pulinho na Papá de Bicho e podemos esclarecer suas dúvidas pessoalmente e lhe mostrar os melhores produtos do mercado para seu novo companheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário