“Tenho um filhote de Calopsitas de 45 dias. Estou dando só a papa e quero saber quando posso começar a oferecer a ração? Outra pergunta, li várias coisas sobre sementes e quero saber se é correto ou não oferecer sementes para minha Calopsita?”
As exigências nutricionais de filhotes e aves adultas diferem consideravelmente, desta forma deve ser oferecido um alimento especifico para cada fase. As Papas foram desenvolvidas para atender as necessidades nutricionais de filhotes, bem como, animais em recuperação que não conseguem ingerir alimentos sólidos. Já para Calopsitas em crescimento e adultas deve ser oferecida a ração específica para a espécie.
A Papa, deve ser oferecida aproximadamente até 60 dias de vida. Deve-se pensar de modo inicial, em 6 a 8 refeições por dia e ir diminuindo gradualmente a frequência alimentar até alcançar 4 refeições, aos 40 dias de vida. Neste momento o desmame, troca gradual da alimentação manual no bico por alimentação no pote individual, deve ser iniciado. Para isso, disponibilize sempre os 2 tipos de alimentos, diminuindo gradativamente a quantidade de Papa e aumentando a quantidade de ração, até esta perfazer 100% da dieta. O tempo que a ave leva para adaptar-se com o novo alimento é individual, porém não deve perfazer mais do que 30 dias.
Em vez de indicar o melhor alimento vou explicar um pouquinho sobre os nutrientes que compõem os alimentos, assim você mesmo pode concluir qual a melhor opção de alimento para sua ave. Os alimentos são compostos basicamente por macro e micronutrientes. Macronutrientes são aqueles nutrientes requeridos em maiores quantidades. São proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e água. Estes são responsáveis pela formação dos tecidos e fornecimento de energia ao organismo. Os micronutrientes são aqueles exigidos em quantidades menores, como as vitaminas e sais minerais. Sua presença é vital, pois controlam a absorção de oxigênio, eliminação do gás carbônico, transformação e absorção dos alimentos, excreção das toxinas, inibição das moléculas que causam danos às células, entre outras atividades. Quando estes nutrientes não são oferecidos diariamente ou não são disponibilizados nas quantidades necessárias, o organismo não funciona adequadamente e começam a surgir patologias.
A ração foi desenvolvida para atender completamente as necessidades nutricionais de Calopsitas, ou seja, ela apresenta a quantidade exata de macro e micronutrientes que esta espécie exige. Estes dados são conseguidos após uma detalhada pesquisa bibliográfica e extensivos testes. Ao oferecer ração como única fonte de alimento na manutenção estará garantindo uma alimentação completa e balanceada para sua ave. Frutas e verduras podem ser utilizadas como enriquecimento ambiental (distração) em pequena quantidade no máximo três vezes por semana.
Já as misturas de sementes fornecem um grande aporte de determinados nutrientes (como gorduras) e carência de outros (vitaminas, minerais e aminoácidos – proteínas). Além disso, nem sempre as vitaminas e minerais oferecidos em alimentos in natura estão biodisponíveis, ou seja, conseguem serem absorvidos. O fornecimento excessivo dos macronutrientes e a carência dos micronutrientes sobrecarregam o fígado e rins dos animais, afetam o sistema imunológico e muitas vezes favorecem o desenvolvimento de patógenos. Outra desvantagem das sementes é a possível presença de agrotóxicos e aflotoxinas, que geram infertilidade e dependendo da concentração podem até matar os animais.
Passe na Papá deBicho e venha conferir esta e outras dicas para seu animais de estimação!
Papá de Bicho, seu bichinho merece este carinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário