A alimentação é algo precioso para todas as aves, ela influencia tanto na qualidade de vida como na longevidade dos pássaros. Na natureza ela é diversificada e balanceada naturalmente, pois podem escolher livremente o que comer e onde comer num raio de vários quilômetros. Já na gaiola, os pássaros têm de se contentar com aquilo que lhes é oferecido e é dever do criador fornecer a melhor alimentação possível.
Estudos científicos comprovaram que a melhor alimentação para os pássaros é aquela feita à base de rações comerciais balanceadas, que garantem nutrientes de alta qualidade, vitaminas e minerais balanceados, fontes protéicas de alta qualidade e ausência de patógenos, oferecendo assim, um alimento completo e seguro para às aves.
Segundo a gerente de produtos da Evialis, Érika Miklos, uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde de qualquer animal, pois afeta diretamente a reprodução e a resistência dos filhotes. “Para as aves, comida em pouca quantidade significa interrupção na reprodução já que o instinto natural dos pássaros faz com que eles percebam que os filhotes passarão fome. Comida em excesso, por sua vez, causa obesidade que também dificulta a reprodução”, observa.
Ela acrescenta que a ração é ideal porque possui doses corretas de todos os nutrientes que as aves necessitam. “Além de ser uma opção mais econômica porque seu consumo é menor que os das sementes, a ração não necessita de adição de outros alimentos, é fácil e prática de manusear e é completa, podendo ser oferecida como fonte única de alimento”, afirma.
Problemas nutricionais
No Brasil, a maioria dos criadores opta por oferecer às aves uma dieta composta por uma mistura de sementes e frutas. Tal prática não é recomendada, pois as sementes além de conterem altos níveis de gordura, são deficientes em importantes nutrientes como cálcio, fósforo, manganês, zinco, vitaminas A, D, E e K.
Dentre as consequências de uma alimentação a base de sementes, frutas e outros alimentos, estão: problemas de má nutrição, crescimento retardado, descoloração de penas, deficiência de vitaminas, insuficiência hepática, obesidade e raquitismo (em função da falta da cálcio e vitamina D)..
A gerente sugere que as sementes e frutas sejam oferecidas aos pássaros como forma de petiscos e não como a alimentação principal, que deve se feita com ração balanceada.
Cuidados com o seu pássaro
Além da alimentação balanceada, o criador deve garantir ao pássaro água limpa e fresca todo o dia e um ambiente calmo para o descanso. Ambientes barulhentos podem afetar o comportamento dos pássaros.
A gaiola deve ser forrada com papel ou jornal e estes devem ser trocados diariamente. Também deve-se proteger o pássaro da exposição à temperatura extremas, nem muito frio nem muito quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário