Maltês (em maltês: Maltese) é uma pequena raça canina, também chamada bichon maltês, oriunda de Malta. Embora sua origem seja controversa, reconhece-se a sua antiguidade: de acordo com alguns historiadores, desenhos e esculturas datados de 4 000 a.C, mostram este cão como inspiração; Sobre seu "local de nascimento", alguns afirmam ser o maltês um canino asiático, enquanto outros afirmam ser ele um nativo de Malta, esta última a mais comum colocação aceita. A despeito disso, os primeiros registros encontrados sobre esta raça datam da Europa do século XV, em termos vindos da ilha italiana de Malta e usados como "moedas de troca" por marinheiros. Acredita-se ainda que tenham criado uma lenda curativa sobre o maltês, sendo fácil então, encontrar luvas feitas com seus pelos, por exemplo. A despeito disso, esta raça foi desenvolvida para tornar-se um cão de companhia, em princípio para a realeza europeia, como a Rainha Maria Stuart da Escócia, que o popularizou na Inglaterra. Saída da Europa e chegada ao Brasil, alcançou o ápice de sua popularidade em meio a esta nação em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país.
Chamado cão de colo, o maltês pode chegar aos 25 cm na cernelha e pesar 4 kg. Sua pele é pigmentada de vermelho e preto, principalmente no dorso. Sua pelagem não possui subpelo, é densa, de textura sedosa e brilhante; alongada pelo corpo, permanece lisa da linha superior do tronco, que divide sua pelagem ao meio; em sua cabeça, é também longa e lisa, confundindo-se com a barba. A cor do maltês é característica: branca pura, variando ao máximo, para um marfim pálido. Caso um exemplar apresente, por exemplo, um laranja pálido, esta coloração é descrita como uma imperfeição, sendo portanto, indesejável.Entre os principais problemas que podem afetar sua saúde estão as alergias e a luxação da patela, quando a má formação do osso do joelho o faz deslocar-se, o que causa dor ao animal.
Desenvolvido desde o princípio para ser um canino de companhia, o maltês é capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos, embora necessitem de constante exercício. Descrito como incapaz de permanecer sozinho, é ainda interativos tanto com animais quanto com pessoas. Alerta, é ainda um cão de alarme eficiente. No ranking que lista a inteligência canina, o maltês ocupa a 59ª posição, o que pode refletir em relutância ao adestramento.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- O cão maltês pesa, em média, de 2 a 4 quilos.
- Seu corpo inteiro é coberto de pelos longos e sedosos.
- A cor do cão maltês é branca.
- Possui olhos bem escuros e orelhas caídas.
- Vivem, em média, de 13 a 15 anos.
- Possuem a cabeça no formato arredondado.
- O altura média do cão maltês adulto é de 25 a 35 cm.
- Não trocam de pêlos.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O cão maltês é muito agitado, necessitando de atividade física.
- São fáceis de serem adestrados, adaptando-se facilmente ao rítmo de vida dos donos.
- São inteligentes e rápidos para aprenderem coisas novas.
- Não gostam de ficar sozinhos por muito tempo.
- São ótimos cães de companhia.
- Gostam de brincar e são dóceis. Porém, costumam estranhar outros cães e pessoas não conhecidas.
- Apresenta-se quase sempre feliz (quando bem tratado) e adora demonstrar carinho e afeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário