quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Basset Hound

O Basset Hound ou simplesmente Basset (lê-se: Bassê) é uma raça de cães de patas curtas e grossas e baixa estatura, criada para caçar pelo faro. Surgiu por volta de 1800 através do cruzamento entre o Bloodhound e o Beagle, adquirindo assim as características da raça como pêlo solto e coloração. Seu faro é muito potente, perdendo apenas para o do Bloodhound. O nome basset vem da palavra francesa "bas" que significa "baixo" ou "anão".


Aparências:
Estes cães tem entre 33 a 38 cm de altura e seu peso fica em torno de 20Kg e 30Kg. Têm pelo liso e curto. Embora qualquer cor seja considerada aceitável para os padrões da raça, os Bassets são geralmente tricolores (preto, marrom e branco) ou bicolores (branco e marrom ou preto e branco.
Uma de suas características principais são as longas orelhas e o pescoço forte, com muitas dobras. Possui uma cauda longa, afinada no final e curvada para cima. Muitos possuem a ponta da cauda pintada de branco, o que era muito útil quando eram usados para caça, pois podiam ser vistos de longe, mesmo no meio de arbustos.
Possui um excesso de pele ao longo do corpo , rosto e pescoço, o que faz com que o Basset Hound tenha um olhar triste. Isso para muitos é o maior charme da raça. Sua pele é frouxa, o que faz com que quando o basset hound abaixa a cabeça, sua pele forme "rugas", o que é para muitas pessoa fofo. É um cão de grande porte e pernas curtas. Por isso pode surpreender a todos alcançando objetos em lugares que outros cães com o mesmo comprimento não conseguiriam.

Temperamento
O basset é dito animal tranquilo quando atinge a fase adulta
Fronte de um exemplar mostra suas grandes orelhas, conquistadas por cruzamentos seletivos.Quando jovem o Basset Hound é extremamente ativo e é aconselhável sempre ter algo para que ele possa roer.
O Basset Hound é uma raça de cães calmos quando adulto. Diferente da sua aparência, ele é um cão de personalidade forte, sendo muito impulsivo e geralmente não aceita comandos. Quando filhote é muito agitado e brincalhão, mas com o passar do tempo seu comportamento se estabiliza e torna- se calmo e sonolento. São extremamente leais, sensíveis, carinhosos e ciumentos.
São bastante amigáveis perto de desconhecidos e sempre dispostos a fazer novas amizades. Por isso são muito indicados como animais de estimação para famílias com crianças, mas deve-se levar em consideração seu elevado peso, que pode acarretar acidentes; ele convive muito bem com outros animais de estimação. Por viver tão bem em grupo, é recomendável que um basset tenha a companhia de um outro animal de estimação, caso fique muito tempo sem a presença de seus donos. Essa companhia ajuda-o a manter-lo longe de problemas. Ou seja, eles detestam ficar sozinhos, latindo e uivando quando isso acontece. Como comem muito e são menos agitados que a maioria das raças, eles sempre estão dispostos a realizar exercícios, como caminhadas ou brincadeiras com seus donos. Gostam muito também de atividades onde possam exercitar o seu poderoso faro.
A raça tem um instinto muito forte da caça e iniciará uma perseguição a pássaros, aves e a quase qualquer coisa que se mova, inclusive a odores, sempre que for possível. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma guia quando passeando na rua.
Os bassets latem quando querem algo ou querem sugerir que não gostam de algo. Usam também uma lamentação baixa, quase um murmúrio, para chamar a atenção, o que soa a muitos proprietários como se seus Bassets “estivessem falando.”

Apesar de seu aspecto físico, o Basset é um cão bastante alegre e amistoso, sendo muito afável até mesmo com pessoas desconhecidas.
Extremamente paciente e tolerante com crianças e outros cães, dificilmente será visto no meio de confusões ou brigas com outros cães, mas não é, de maneira nenhuma um cão ‘de colo’.
Apesar de não precisar de grandes doses de exercícios, preferindo sempre ambientes tranquilos onde possam ‘descansar de não fazer nada’, os Basset, uma vez instigados, podem seguir trilhas e rastros por muito tempo, tarefa para a qual é especialmente bem dotado, uma vez que suas pernas curtas deixam seu focinho próximo do ‘alvo’ constantemente.
Mesmo sem ser um adepto dos ‘esportes radicais’, é muito importante que o Basset seja levado a caminhar todos os dias, reduzindo os riscos da obesidade.
Extremamente apegado ao dono e às pessoas da casa, o Basset Hound pode adaptar-se tranquilamente a apartamentos, desde que tenha companhia a maior parte do tempo. É uma raça que é radicalmente contra-indicada para pessoas que não possam lhe dar atenção porque ele detesta ficar sozinho e, quando fica, normalmente começa a latir e só para na chegada do dono, o que pode causar muitos problemas com a vizinhança, uma vez que o Basset é dono de um latido alto e poderoso.
No ranking de inteligência do pesquisador Stanley Coren, publicado no livro "A Inteligência dos Cães" está na 71a posição. .

Filhotes:

Talvez a maior característica do Basset, quando filhote, seja ser irresistível. Seu olhar ‘triste’ e orelhas caídas são um convite ao ‘mimo’. No entanto, é fundamental que o dono saiba impor normas e limites ao Basset desde bem cedo, especialmente porque o Basset é um cão considerado por muitos como ‘cabeça-dura’ e bastante resistente às aulas. Por isso mesmo, elas devem ser o mais ‘divertidas’ e atraentes possível, para prender a atenção do filhote.

O Basset possui uma grande variedade de cores e marcações permitidas. Todas as cores são permitidas desde que o cão seja, no mínimo bi-color.


Principais Problemas:

- Obesidade – causada por comida em excesso e/ou exercícios insuficientes, podem comprometer sua locomoção e prejudicar a coluna.
- Otites – suas características e pendentes orelhas precisam ser limpas pelo menos semanalmente
- Dermatite – causada pela produção excessiva das glândulas sebáceas. Para evitar a dermatite e eventuais problema com a pele oleosa, o melhor é adotar o sistema de banhos quinzenais, de preferência com sampoos neutros e anti-alérgico.
- Conjuntivite e entrópio – afetam especialmente os exemplares que possuem pálpebras caídas, podendo desenvolver inflamações e até úlceras locais.
- Outra complicação causada pelo físico avantajado do Basset é que a raça geralmente precisa ser auxiliada no acasalamento, uma vez que corpo comprido e as pernas curtas dificultam a monta da fêmea pelo macho ou ainda, podem fazer com que a fêmea sente por não aguentar o peso do macho.
- Os Bassets apresentam ainda problemas genéticos que causam problemas de coagulação. - As síndromes são conhecidas como Trombopatia Canina e a Síndrome de vonWillebrand. - Ambas as síndromes podem ser encontradas em graus variados e podem levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário