quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Alguns Problemas de PELE
QUANDO OS PELOS DO CÃO COMEÇAM A CAIR, E APARECEREM FALHAS E FERIDAS, PENSAMOS LOGO QUE É ALGUMA DOENÇA DE PELE CONTAGIOSA COMO A SARNA. MAS O PROLEMA PODE SER OUTRO, DE ORIGEM ALÉRGICA.
ENQUANTO NÓS HUMANOS, TEMOS MAIS ALERGIAS QUE ATACAM NOSSO SISTEMA RESPIRATÓRIO COMO RINITES, NOS CÃES, A PELE É A PRINCIPAL AFETADA.
AGORA COM O CALOR COMEÇA NOVAMENTE AS INFESTAÇOES DE PULGAS E CARRAPATOS, E COM ELAS, PODEM VIR TABÉM AS ALERGIAS POR PICADAS DE PULGAS.
OS FUNGOS, QUE GERALMENTE TEM MAIS CHANCES DE APARECEREM NO INVERNO, TAMBÉM PODEM APARECER POR CAUSA DAS CHUVAS, DO CÃO FICAR CONSTANTEMENTE EM LUGARES ÚMIDOS OU DEITADO SOBRE PANOS SUJOS, ÚMIDOS...
PORTANTO, MUITOS DESSES PROBLEMAS DE PELE NOS CÃES PODEM SER EVITADOS SE TOMARMOS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS:
-DAR BANHOS PERÍODICOS NOS CÃES, SECANDO MUITO BEM TODAS AS PARTES E USANDO PRODUTOS ADEQUADOS.
-PROCURAR USAR PRODUTOS DE LIMPEZA QUE NÃO CAUSEM ALERGIAS NOS ANIMAIS.
-MANTER O LOCAL ONDE O CÃO HABITA SEMPRE LIMPO E CONTROLAR E DESINFESTADOS DAS PRAGAS.
-DAR UMA ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE, MANTER A SAÚDE EM DIA E O SISTEMA IMUNOLÓGICO BEM, COM VACINAS E VERMÍFUGOS EM DIA.
-ESTAR SEMPRE EM COMPANHIA DO CÃO OU MANTER O MÁXIMO DE CONVÍVIO POSSÍVEL COM ELE.
VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE OS PROBLEMAS MAIS COMUNS DE PELE:
* FALHA DE PÊLO, FERIDA COM INFECÇÃO, CASPA, COCEIRA, PELO ENGORDURADO E PELE ESCURA PODEM INDICAR A DERMATITE ALÉRGICA.
-PODE SER CAUSADA POR SENSIBILIDADE A ALGUM ALIMENTO ( CHAMADO TAMBÉM DE HIPERSEMSIBILIDADE ALIMENTAR); INALANTES COMO BOLOR, ÁCARO, POEIRA, PÓLEN DE ALGUMA ESPÉCIE DE PLANTA (ATOPIA); PICADA DE PULGAS; POR PRODUTOS QUÍMICOS, PELOS QUE NÃO FORAM SECOS DIREITO, CONTATO COM ALGUM MEDICAMENTO (CHAMADO TAMBÉM DE DERMATITE DE CONTÁGIO ALÉRGICO)
*FALHA DE PÊLO NAS PATAS E TRONCO PODEM INDICAR DERMATITE DE LAMBEDURA.
-RESULTADO DE LAMBEDURA EXCESSIVA DO CÃO NESSAS ÁREAS PODEM CAUSAR ATÉ FERIDAS QUE NUNCA SARAM, AUTO-FLAGELO PORQUE O CÃO SE LAMBE COMPULSIVAMENTE. AS CAUSAS MAIS PROVÁVEIS SÃO ESTRESSE E SOLIDÃO, O CÃO ANDA PASSANDO MUITO TEMPO SOZINHO, OU PASSOU POR ALGUM PERÍODO GRANDE DE ESTRESSE CAUSADO POR ALGUM PROBLEMA FÍSICO, MUDANÇA DE ROTINA OU ATÉ MUDANÇA DE AMBIENTE.
* QUEDA GENERALIZADA DE PÊLOS, CROSTAS, FERIDAS E DESCAMAÇÃO PODE M INDICAR DERMATITE GENÉRICA ALIMENTAR.
- PODE SER CAUSADA POR DEFICIÊNCIA DE PROTEÍNA E CÁLCIO NA ALIMENTAÇÃO CAUSANDO SUBNUTRIÇÃO OU ATÉ INTOXICAÇÃO DEVIDO A RAÇÃO CONTAMINADA POR MAL ARMAZENAMENTO OU PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. NO CASO DE SUSPEITA, TROCAR IMEDIATAMENTE A RAÇÃO, E PODE SER NECESSÁRIO SUPLEMENTAR O CÃO.
* QUEDA LOCALIZADA ( OU GENERALIZADA) DOS PÊLOS, PÊLOS SEBOSOS OU SECOS DEMAIS E CASPAS PODEM INDICAR DERMATITE SEBORRÉICA. TAMBÉM PODE VIR ACOMPANHADA DE OUTRAS DERMATITES COMO MICOSES OU INFECÇÃO DE FERIDA.
-PODE SER CAUSADO POR FALTA DE ÁCIDOS GRAXOS DE ORIGEM VEGETAL OU DE GORDURA DE PEIXES. EM ALGUMAS RAÇAS TAMBÉM PODE SER POR FALTA DE VITAMINA A. ALGUMAS RAÇAS PODEM SER PREDISPOSTAS A ESSE TIPO DE DERMATITE COMO: COCKER SPANIEL, PASTOR ALEMÃO E BEAGLE.
*QUEDA LOCALIZADA DE PÊLO EM ÁREAS COM FERIDAS, SECREÇÃO CLARA E COM PUS, CROSTAS E ESCAMAÇÃO PODEM INDICAR INFECÇÃO BACTERIANA SUPERFICIAL.
- GERALMENTE É PRESENTE EM PELES LESIONADAS POR FERIDAS CAUSADAS TANTO POR ALERGIAS, ACIDENTES OU BRIGAS ENTRE OS ANIMAIS.
* QUEDA GENERALIZADA DO PÊLO, PÊLOS OPACOS E SEM VIDA.
-PODE SER OCASIONADA POR UMA VERMINOSE INTENSA ONDE TAMBÉM FAZ COM QUE O CÃO PERCA PESO. DEVE-SE PRIMEIRAMENTE TRATAR A VERMINOSE, E É EVITADA VERMÍFUGANDO O CÃO NO MÍNIMO A CADA SEIS MESES.
EM TODOS OS CASOS CITADOS Á CIMA, SOMENTE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE PODE FAZER UM DIAGNÓSTICO PRECISO. DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE OS SINTOMAS APRESENTADOS PODEM INDICAR Á TAL PROBLEMA, MAS CADA CASO DEVE SER AVALIADO INDIVIDUALMENTE LEVANDO EM CONTA OUTROS FATORES QUE PODEM ESTAR ENVOLVIDOS. TODAS AS INFORMAÇÕES QUE EU TENHO Á RESPEITO DESSES PROBLEMAS DE PELE, JÁ ESTÃO CITADAS NESSE TEXTO, PORTANTO SE VOCÊ TIVER ALGUMA OUTRA DÚVIDA, NÃO TEREI MUITO MAIS Á ACRESCENTAR SOBRE O ASSUNTO, ENTÃO SUGIRO QUE PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA.
NA MAIORIA DOS CASOS, SERÃO MINISTRADOS AOS CÃES ANITBIÓTICOS, ANTI-ALÉRGICOS E PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA O TRTATAMENTO DAS LESÕES DA PELE COMO SHAMPOOS, SABONETES, SPRAYS, ETC. O IMPORTANTE É COEÇAR O TRATAMENTO INDICADO PELO VETERINÁRIO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA EVITAR MAIORES TRANSTORNOS AOS CÃES.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário