quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Parabéns Franca


Data de Fundação: 3 de dezembro de 1805.
Fundados: Hipólito Antônio Pinheiro (1754-1840).
Doadores do Patrimônio: Irmãos Antunes de Almeida.
Distrito: (Freguesia) 29 de agosto de 1805, provisão do Bispo Diocesano de São Paulo, Dom Mateus de Abreu Pereira.
Município (Vila): 28 de novembro de 1824, na presença do Doutor/Ouvidor Geral Corregedor da Comarca de Itu, Antônio D'Almeida e Silva Freire da Fonseca, em conformidade com a portaria do Presidente da Província de São Paulo, Lucas Antônio Monteiro de Barros.
Instalação do Município: 30 de novembro de 1824 (posse dos primeiros vereadores).
Aniversário de Franca: 28 de Novembro. Comemora a criação do Município, portanto a emancipação político-administrativo.
Santo Padroeiro: Nossa Senhora da Conceição.
Origem e Significado do Nome "FRANCA": Homenagem ao criador do Distrito, Governador da Capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta.
Como tudo começou:
A região compreendida entre os rios Pardo e Grande, embora desbravada no século XVI, foi povoada somente a partir das descobertas das minas de Goiás por Ananhaguera II no início do século XVIII. Com a abertura das estradas de Goiás em 1722 e do Desemboque algumas décadas após, foram se formando vários pousos que se constituíram nos primeiros núcleos povoadores desta região.
Um pequeno fluxo populacional das últimas décadas do século XVIII permite a formação do povoado disperso, que ficou conhecido como Bairro das Canoas, abrangendo os pousos: das Covas, Alto e Alegre, além de outras paragens.
Covas foi pouso eminente de comerciantes e transportadores de sal, além de servir de arraial temporário da região.
Em função do crescente número de moradores dispersos, foi ali criada uma Companhia de Ordenanças e nomeado Capitão, a pessoa de Manoel Almeida em 1791. Pertencia a freguesia de Caconde e Município de Moji Mirim.
Crescimento Populacional:
No início do século XIX, a região recebe um fluxo populacional de grandes proporções. São os mineiros que vêm das Gerais, principalmente do Sul de Minas e os goianos do Sertão da Farinha Podre (futuro Triângulo Mineiro). Vinham criar o gado e plantar suas lavouras. Explica-se este fluxo pela decadência da mineração de Minas Gerais, esgotando o ouro de aluvião dos córregos, os habitantes daquela Capitania procuravam uma outra atividade, que estava ligada à terra.
Hipólito Antônio Pinheiro, mineiro de Caconde, substitui o posto vago de Capitão de Ordenanças do "Belo Sertão do Rio Pardo" em agosto de 1804, ocasião em que são dados os primeiros atos efetivos da fundação do povoado.
Em 29 de agosto de 1805, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Franca e do Rio Pardo, simplificada para Franca, em homenagem ao Governador da Capitania, Antônio José da Franca e Horta.
O arraial foi assentado em uma colina entre dois córregos: Bagres e Cubatão, em terrenos da Fazenda Santa Bárbara, doadas para este fim em 03 de dezembro de 1805, por Antônio Antunes de Almeida e seu irmão Vicente Ferreira Antunes de Almeida e esposa Maria Francisca Barbosa. Nesta ocasião foi ereta uma Capela - Interina sob a direção de Manoel Marques de Carvalho e celebrada a primeira missa pelo Padre Joaquim Martins Rodrigues. Essa Capela situada no local do atual edifício da Cúria Diocesana, que foi depois denominada de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A Igreja Matriz, iniciada em 1809, foi construída na Praça principal, onde hoje está a Fonte Luminosa.
Primeiros passos de uma cidade:
Franca passa a ter propriamente seu núcleo urbano em forma de tabuleiro de xadrez. Em torno da Igreja, constroem-se as casas, que só receberiam os seus moradores nos domingos e feriados. Era um mundo rural, era nas fazendas, lidando com o gado ou cuidando das plantações, que a população vivia a maior parte do tempo.
Em 1818 o viajante Luiz de D'Alincourt, observou que o arraial estava bem arruado, com ruas pouco povoadas, a exceção do Largo da Matriz que estava "mais guarnecido de casas, que são construídas de pau a prumo, com travessões e ripas, cheios de vãos de barro e as paredes rebocadas com areia fina", geralmente pequenas e cobertas de palha.
Outro viajante Auguste de Saint Hilaire em 1819 lembra que: "O arraial de Franca, onde parei, fica situado num aprazível descampado, em meio a extensas pastagens alpicadas de tufos de árvores e cortadas por vales pouco profundos. O arraial ocupa o centro de um largo e arredondado, sendo banhado dos dois lados por um córrego. Não havia ali, à época de minha viagem, mais do que umas cinqüenta casas, mas já tinha sido demarcado o local para a construção de várias outras. Era fácil ver que Franca não tardaria a adquirir grande importância".
Em 1821, Dom João VI cria a Vila Franca Del Rei. Contudo a mesma não será instalada em virtude das ambições da Vila São Carlos de Jacui que desejava anexar essa região à Minas Gerais. Somente em 28 de novembro de 1824 é que a Freguesia de Franca se emancipa de Moji Mirim, sob a denominação de Vila Franca do Imperador. Instalada no dia seguinte pelo Ouvidor Freire (Antônio D'Almeida e Silva Freire da Fonseca) da Comarca de Itu é demarcado o rocio e denominados seus primeiros logradouros: Largos da Alegria (atual Nossa Senhora da Conceição) e da Aclamação (atual Barão da Franca) e ruas; do Comércio, da Primavera (atual Voluntários da Franca), do Adro (atual Monsenhor Rosa), Nova (atual Major Claudiano) e do Ouvidor.
"Anselmada":
Em 1838, Franca foi teatro de revolta, por parte do Capitão Anselmo Ferreira de Barcellos, daí o célebre episódio denominado "Anselmada". Cometeram-se terríveis barbaridades, muitas pessoas de bem fugiram e o crime saiu vitorioso. A sedição foi sufocada e foi então que Franca passou a ser sede de uma Comarca e possuir um Juiz de Direito, pela lei provincial nº 7, de 14 de março de 1839. Em primeiro de março de 1842 é criado o Distrito Policial.
Pela lei provincial nº 21, de 24 de abril de 1856, é elevada a categoria de cidade, mas esse não passa de um título honorífico, pois é com a criação da vila que o arraial adquiriu autonomia. A denominação de Franca do Imperador foi simplificada para Franca, em virtude de decisão da Câmara Municipal local, em sessão de 30 de dezembro de 1889.
Consta atualmente de dois subdistritos: 1º Sede datado de 1805 e o 2º da Estação, criado pelo decreto nº 6.544, de 10 de julho de 1934.
O bairro da Estação, antigo Alto da Boa Vista, surgiu a partir da implantação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, (depois Ferrovias Paulistas S/A - FEPASA), inaugurada em 05 de abril de 1887.

Fonte: Museu Histórico Municipal "José Chiachiri"

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Amigo secreto de PET

Senhores clientes,

O final do ano chegou... e com ele as festas de final de ano tradicionais se aproximam... e como não lembrar do amigo secreto? Mas sempre lembramos de nossos amigos de trabalho,amigos de bairro, amigos de infância... e nossa lista nunca para...
A Papá de Bicho propõe uma ideia nova este ano... vamos fazer amigo secreto dos nossos melhores amigos, nossos PETs!!!
Junte os animais de seu prédio... junte os animais da escola de seu filho... e faça com eles o amigo secreto de vossos PETs!

A Papá de Bicho oferece a preços super atrativos camas, brinquedos, comedouros, petiscos para que você possa montar este divertido programa de final de ano!!!

Não deixe também de aproveitar a campanha Ta chovendo dinheiro!!!

Papá de Bicho,seu bichinho merece este carinho!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Novidade na Papá

A Papá de Bicho tem agora gaiolas para pequenos pássaros!!

Calopsitas e Viveiros!!!!
Gaiolas para Canários de madeira e de metal!!!

Alimentação completa para seus pássaros, medicamentos de excelente qualidade e outros acessórios para que a vida de seu pássaro seja cada vez melhor!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alimentação dos Pássaros

A alimentação é algo precioso para todas as aves, ela influencia tanto na qualidade de vida como na longevidade dos pássaros. Na natureza ela é diversificada e balanceada naturalmente, pois podem escolher livremente o que comer e onde comer num raio de vários quilômetros. Já na gaiola, os pássaros têm de se contentar com aquilo que lhes é oferecido e é dever do criador fornecer a melhor alimentação possível.
Estudos científicos comprovaram que a melhor alimentação para os pássaros é aquela feita à base de rações comerciais balanceadas, que garantem nutrientes de alta qualidade, vitaminas e minerais balanceados, fontes protéicas de alta qualidade e ausência de patógenos, oferecendo assim, um alimento completo e seguro para às aves.
Segundo a gerente de produtos da Evialis, Érika Miklos, uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde de qualquer animal, pois afeta diretamente a reprodução e a resistência dos filhotes. “Para as aves, comida em pouca quantidade significa interrupção na reprodução já que o instinto natural dos pássaros faz com que eles percebam que os filhotes passarão fome. Comida em excesso, por sua vez, causa obesidade que também dificulta a reprodução”, observa.
Ela acrescenta que a ração é ideal porque possui doses corretas de todos os nutrientes que as aves necessitam. “Além de ser uma opção mais econômica porque seu consumo é menor que os das sementes, a ração não necessita de adição de outros alimentos, é fácil e prática de manusear e é completa, podendo ser oferecida como fonte única de alimento”, afirma.
Problemas nutricionais
No Brasil, a maioria dos criadores opta por oferecer às aves uma dieta composta por uma mistura de sementes e frutas. Tal prática não é recomendada, pois as sementes além de conterem altos níveis de gordura, são deficientes em importantes nutrientes como cálcio, fósforo, manganês, zinco, vitaminas A, D, E e K.
Dentre as consequências de uma alimentação a base de sementes, frutas e outros alimentos, estão: problemas de má nutrição, crescimento retardado, descoloração de penas, deficiência de vitaminas, insuficiência hepática, obesidade e raquitismo (em função da falta da cálcio e vitamina D)..
A gerente sugere que as sementes e frutas sejam oferecidas aos pássaros como forma de petiscos e não como a alimentação principal, que deve se feita com ração balanceada.
Cuidados com o seu pássaro
Além da alimentação balanceada, o criador deve garantir ao pássaro água limpa e fresca todo o dia e um ambiente calmo para o descanso. Ambientes barulhentos podem afetar o comportamento dos pássaros.
A gaiola deve ser forrada com papel ou jornal e estes devem ser trocados diariamente. Também deve-se proteger o pássaro da exposição à temperatura extremas, nem muito frio nem muito quente.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Promoção do Feriado da Proclamação da Republica

Nesta véspera de feriado aproveite para adquirir produtos em promoção na Papá de Bicho!!!

Roupas de cães com 20% de desconto!!!
Guarda Sol para sua pescaria com 20% de desconto!!!
Produtos para aquarismo com 30% de desconto!!!
Varas de pesca com 15% de desconto!!!


Venha e confira, além de concorrer a prêmios do final de ano pelos cupons da ACIF!!!

Papá de Bicho sempre buscando novidades para você!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ta Chovendo Dinheiro na Papá

A Papá de Bicho está participando mais uma vez da CAMPANHA NATAL ILUMINADO ACIF!!!

Este ano são prêmios em vale compras!!!
No momento da compra já ganha o cupom que contém uma raspadinha e você já pode ganhar R$ 50,00... Além das 1.500 raspadinhas premiadas, você concorre a 5 sorteios semanais de R$ 5.000,00 em vale compras e 1 sorteio de R$ 10.000,00 em vale compras!!!

Os Sorteios serão realizados no dias e locais abaixo:

1° 24/11/2012 - Praça Nossa Senhora da Conceição - Centro 12:00hrs
2° 01/12/2012 - Av Dr. Abrahão Brickman - Leporace III 12:00hrs
3° 08/12/2012 - Av Cesar Martins Piraja - Aeroporto III 12:00hrs
4° 15/12/2012 - Av Brasil - Vila Aparecida 12:00hrs
5° 22/12/2012 - Rua Francisco Marques - Vila Nova 12:00hrs
Sorteio dos R$ 10.000,00 dia 29/12/2012 Praça Nossa Senhora da Conceição - Centro 12:00hrs

Os cupons ficam acumulados de um sorteio para o outro... e quanto mais compras, maior o volume de cupons que você terá para concorrer... por isso não perca tempo e passe agora mesmo na Papá de Bicho e adquira produtos de qualidade para seu animalzinho de estimação e para sua pesca e camping para sua diversão familiar!!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pesque e Pague da região

Senhores,

Como todos sabem estamos na época da piracema, mas nem por isso nós apaixonados pela pesca deixaremos de nos divertir neste período de reprodução dos peixes,com este intuito abaixo colocaremos os pesque e pagues de nossa região, para que tenhamos opção de continuar nos divertindo neste período!

- Fazenda Santo Antônio,Zona Rural
Municipio de cristais paulista
(16)9969-0558 9179-3433
- Pesque e Pague Santa Clara
Av. São Vicente, 4000 -Jardim Noêmia
Franca
(16)9260-7959
- PESQUE & PAGUE PIRACEMA
Estrada Vicinal Argemiro Leonardo, Km 8,5
Saindo de Franca sentido Cristais Paulistas, entrada a esquerda na estrada Samello, seguindo 7km e entrando a direita mais dois km.
(16)9179-3433
- Pesque e Pague do Miguel
Rod. Cândido Portinari
Franca/Ribeirão Corrente
Entrada no pontilhão
(16)9969-0558 / 9179-3433
- Pesque e Pague Três Porteiras
Rod. Eng. Ronan Rocha
Franca/ Patrocínio Paulista
- Pesqueiro Casagrande
Via Anhanguera Km 326 s/n
Sítio Barrinha - Jardinópolis
(16)3021-3150/ 3610-9769
- Pesqueiro Santa Rita
Rodovia SP-355/330 (Waldir Canevari) Km 07
Sales Oliveira
(16)3852-3012
- Hotel Sitio do Pica Pau Amarelo
Rodovia Cândido Portinari s/n
Brodowski
(16)3664-2400
- Douradão Pesca e Lazer
Batatais
(16)9966-5508