quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TUCUNARÉ NA RASURA

Um hábito comum dos tucunarés, mais frequente na espécie azul, é nadar em ambientes rasos. Mas que será que ele está caçando ali?
Acredito que não está caçando, mais sim explorando seu território; diria que está numa patrulha, apenas fiscalizando.
Mas nada impede que ele pegue alguma isca quando se acha na rasura; afinal, é um predador e territorialista. Em consequência, se usarmos alguma isca que simule um trabalho em seu ambiente de invasão ou que se assemelhe a um ataque, irá atacar furiosamente a nossa isca artificial.
Então, que usar nessa hora? Popper e hélice geralmente são as escolhidas que mais se prestam a essa situação. Quando trabalhadas adequadamente, de maneira lenta, reproduzem uma caçada, o que não é aceitável para o dono do território. É por isso que ocorre o ataque de modo violento, como se fosse um aviso de que se trata de seu território de alimentação.
No geral, o predador se posiciona entre o inicio da área rasa e de lá parte para a rasura, no intuito de pegar a presa escolhida. O horário em que o peixe gosta de estar ali caçando é no amanhecer e entardecer. Outro detalhe: a possibilidade de vê-lo na rasura é maior após o resfriamento da água, seguido de dias com sol forte, pois locais rasos têm a água aquecida com mais facilidade.

Fonte: Revista Pesca e Companhia ed 213

Passe na Papá de Bicho e confira mais dicas sobre pesca!!!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A pelagem de cães e gatos

Pêlos longos ou curtos, com cores e texturas variadas, a pelagem dos animais é um dos principais fatores que diferencia as diversas raças de cães e gatos. Os pêlos têm uma importante função na vida dos animais. Além de proteger a pele, ajudam a regular a temperatura corpórea. É por isso que quando tosamos radicalmente o animal, ele pode passar alguns dias escondido debaixo do sofá.
Para alguns donos, o cão/gato se esconde porque está "com vergonha" do novo visual, mas na verdade ele está sentindo a diferença de temperatura que a perda da pelagem causou em seu organismo. Procurar lugares abrigados e mais quentes é o jeito que ele encontra para compensar o "frio" que agora está sentindo. Sim, animais também sentem frio. A pelagem ajuda a aguentar o invermo, mas temperaturas abaixo de 13oC já são sentidas por cães e gatos que podem começar a tremer de frio, um mecanismo que muitas espécies utilizam para produzir calor, assim como nós.
A maioria dos animais apresenta pêlo e subpelo, ou seja, uma camada de pêlos compridos e outra mais curta, de textura sedosa.
Tempo de mudar
A pelagem dos animais se "recicla" periodicamente. É o que chamamos de "muda de pêlos" que ocorre, normalmente, duas vezes ao ano. Essa troca está intimamente ligada ao tempo de exposição solar. Dias mais longos estimulam a queda de pêlos e a pelagem fica menos densa. Essa é a muda que ocorre no verão. Dias mais curtos estimulam a queda dos pêlos e substituição desses por uma pelagem mais densa (muda de inverno). Há cães, no entanto, que trocam a pelagem durante o ano todo, sem que isso seja considerado um estado anormal.
Escovar a pelagem dos animais diariamente é uma prática que ajuda não apenas durante as fases de muda, mas contribui muito para o crescimento de pêlos novos. O fio passa por duas fases distintas: crescimento e repouso. Quando escovamos a pelagem, os pêlos em repouso ("mortos") são arrancados facilmente do folículo e isso estimulará o crescimento de novos fios.
Proteção e brilho
A pele de cães gatos não possui glândulas de suor (sudoríparas). Essas glândulas estão presentes apenas nos coxins ("almofadinhas") das patas. É por isso que os animais podem deixar pegadas úmidas no piso. A pelagem dos animais, portanto, nunca apresentará "suor", porque cães e gatos simplesmente não suam. A pele desses animais secreta uma "gordura" que se espalha na pelagem e é responsável pela sua proteção contra bactérias e outros microrganismos, além de conferir brilho e hidratação aos pêlos. Animais doentes têm pouca atividade das glândulas sebáceas, o que resulta em pêlos ressecados e opacos.
Retirar a "gordura" natural da pele dos animais significa remover uma importante barreira de proteção. Esse é o motivo pelo qual não devemos dar banhos frequentes nos animais. Muitos banhos tornam cães e gatos susceptíveis a problemas de pele.
Isso não significa que é preciso deixar o animal sujo e mal cheiroso. Um banho semanal é tolerável num cão saudável. Mais do que isso, só em casos de tratamentos de pele com shampoos especiais.
Gatos exigem bem menos banhos do que cães, pois se lambem diariamente, retirando pêlos mortos e sujeiras. O problema disso é o felino engolir grandes quantidades de pêlos, o que pode lhe causar vômitos ou obstrução intestinal.
Exagerar nos banhos para deixar a pelagem do animal bonita é errado. A pelagem parece estar mais bonita, mas a pele fica sem proteção. Adquirindo um problema de pele (sarna, micose, etc.), os pêlos caem e lá se vai a bela e limpinha pelagem de seu amigão. Assim, menos banhos e mais escovação resultam em pelagem bonita e brilhante. Nos gatos, também evita bolas de pêlos no estômago e obstruções intestimais.
Cor e temperatura
A coloração dos pêlos é determinada pela genética, cuja regra é: cores escuras são sempre dominantes sobre as cores claras. Pelagem escura reflete mais a luz, assim, cães e gatos pretos sempre têm a pelagem mais brilhante. Muitos animais apresentam duas cores no mesmo pêlo, o que chamamos de aguti: base clara e ponta mais escura, ou o contrário.
Mudança de coloração na raça siamês
A temperatura também pode exercer influência sobre a cor dos pêlos. Temperaturas altas geram pelagem mais clara e vice-versa. Os gatos siameses são um exemplo interessante: filhotes nascem brancos porque estavam submetidos à temperatura alta dentro do útero materno. Irão escurecer com o passar do tempo e podem mudar a cor da pelagem de acordo com a estação: clara no verão ou escura no inverno. Cães mais velhos ou que sofreram tosa podem ter a pelagem escurecida, pois a temperatura da pele diminui nessas condições.
Pintar a pelagem dos cães é um modismo que pode parecer bem legal, mas... será que os cães gostam de passar por esse ritual apenas para satisfazer a vontade do dono? Antes de pintar de cachorro, pense no bem-estar do seu amigão.
Pelagem pintada: vale a pena para o cão?
Tosa
A tosa é requerida em algumas raças de cães por motivos estéticos, para facilitar os cuidados com a higiene e para aliviar o calor nas estações muito quentes. Raças de cães e gatos com pelagem longa podem precisar de tosa radical se acontecer dos pêlos embolarem, tornando a pelagem um emaranhado de nós. Após uma tosa radical, a volta de pelagem demora cerca de 4 meses em raças de pêlos curtos e médios e 18 meses em raças de pêlos bastante longos. A demora no crescimento da pelagem pode indicar problemas hormonais.
Pelagem natural: bem cuidada e bonita, mas sem exageros
Shampoos e cia
Usar produtos específicos para animais é muito mais indicado do que usar shampoos humanos que podem causar alergia em cães e gatos. Hoje existem diferentes produtos para serem usados de acordo com a cor da pelagem. Evite aqueles que possuam perfume muito forte. Embora seu animal fique cheiroso, para ele isso pode ser uma tortura. Lembre-se que os animais têm muito mais receptores de odor que nós. Sprays fixadores para pelagem e até "chapinha" para cães estão disponíveis no mercado, mas é todo um arsenal desnecessário e que desvirtua a essência do cão. Seu cachorro será muito mais feliz ao natural, sem os excessos.
A queda dos pêlos pode estar associada a inúmeros fatores como doenças de pele, carências nutricionais e doenças ou desequilíbrios em outros orgãos. A pelagem é um dos "termômetros" da saúde e estado nutricional de cães e gatos. Bem alimentado, saudável e escovado, seu animal terá uma "cabeleira" invejável.

Venha para a Papá de Bicho e adquira produtos para a melhora da qualidade dos pelos de seus animais, ou agende um horário em nosso banho e tosa.. ligue 3723.2299

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Alimentação de Cães Idosos

Assim como os seres humanos os cães estão vivendo mais tempo, isso devido ao avanço tecnológico e melhores serviços veterinários e pet shop’s cada vez mais especializadas. Entretanto com o prolongamento da vida dos cães, que dependendo da raça pode variar entre 10 a 20 anos, algumas necessidades antes não tão comuns começam a surgir no mundo canino.
Então surge a pergunta: Como manter meu cão saudável quando estiver idoso?
Cães com idade avançada necessitam de mais atenção do que cães mais novos, para que você continue desfrutando da companhia do seu cachorro e possa prestar ao seu cão todo o cuidado que ele certamente merece. Todavia muitas pessoas entendem que é crucial escolher a melhor ração, mas nós acreditamos que essa é apenas parte de uma série de cuidados que devemos ter com um cão já idoso, continue lendo para que possamos explicar.
Um dos pontos que podemos destacar é que você terá um pouco mais de trabalho com a alimentação do seu cachorro, a necessidade alimentar é muito variada entre cães mais velhos. Um cão idoso certamente será menos ativo que um cãozinho filhote, logo podemos supor que sua alimentação precisará ser com menor quantidade de calorias, hoje em dia existem rações especificas para estes animais, que são as rações senior, onde o balanceamento é mais adequado com o ritmo de vida destes animais.
Cães mais velhos podem perder os dentes, por problemas na gengiva, e talvez você terá que buscar uma ração para cães macia ou triturada, mas aconselhamos a buscar ajuda veterinária antes de comprar qualquer ração indicada para cães idosos. Temos que destacar que ração macia, tem em sua composição um percentual maior de umidade, e devido a sua maciez, se seu cão ainda possuir seus dentes, este tipo de ração com percentual de umidade mais elevado, pode causar acúmulos de detritos com maior facilidade, o que prejudica a saúde bucal de seu animal!
Geralmente cães que já estão mais velhos precisam de um controle mais rigoroso com o peso, evitando a obesidade dos cães ou uma magreza acentuada. Uma forma comum e eficiente de saber se seu cachorro está gordo demais ou magro demais é sentir as costelas do cão com a mão aberta – Se você não sentir nada então seu cachorro está acima do peso ideal, e quando só de olhar você puder ver as costelas certamente está muito magro.
Por outro lado, seu cachorro pode estar perdendo peso devido a um problema no olfato, que no caso dos cães está diretamente ligado ao paladar. Cães mais idosos tem de maneira natural um problema com o apetite, então você pode estimular para que ele se alimente:
1 – Diminua a quantidade de comida e aumente a frequência das refeições – 2(duas) a 4(quatro) refeições diariamente em porções pequenas.
2 – Eleve a temperatura da comida mas só um pouco, não vá queimar o animal.
3 – Deixe a comida perto do cachorro por 10 ou 15 minutos, se ele não comer retire o prato (para ele comer apenas o que é fresco)
4 – Procure manter o local sossegado para as refeições do seu cachorro.

Passe na Papá de Bicho e adquira rações para todas as idades e explicações necessárias para melhora da qualidade de vida de seu animal de estimação!

sábado, 15 de setembro de 2012

Promoção de Barraca

Só hoje... promoção de 20% de desconto nas barracas Maruri..

Aproveite o final de semana com sua família, faça uma programação diferente... vá acampar com seus filhos... mas antes passe na Papá de Bicho e aproveite esta promoção!

Barracas de 04 lugares (Capacidade para 03 pessoas) de R$ 97,00 por apenas R$ 81,50
Barracas de 05 lugares (Capacidade para 04 pessoas) de R$ 135,00 por apenas R$ 112,00


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dicas para dias quentes

A Hipertermia ocorre quando eles absorvem mais calor do que são capazes de perder. Em situações graves, nas quais a temperatura corporal se aproxima dos 42 graus, o quadro pode levar o animal à morte. "Ao contrário dos seres humanos, os cães não trocam calor pela pele, mas sim por meio da respiração e do coxim, aquela almofadinha da pata. Daí a importância de redobrar os cuidados no verão", explica a veterinária Keila Regina de Godoy. O risco aumenta quando o cão é filhote, idoso, obeso ou de focinho curto, a exemplo de raças como boxer, buldogue, pug e lhasa apso. "Esses cães tem mais dificuldade em manter o equilíbrio térmico", diz o veterinário Josélio Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Para minimizar os danos causados pelo calor intenso, especialistas sugerem a adoção das seguintes medidas:
-Nunca deixe o cão dentro do carro - A regra número 1 é: nunca, jamais, deixe seu animal de estimação dentro de um veículo estacionado. Segundo um estudo americano, em um dia típico de verão, a temperatura salta de 35,5 para 46 graus em apenas dez minutos, extremo que pode ser fatal para o cão. De acordo com o levantamento, deixar o vidro do carro aberto não resolve o problema do superaquecimento. Na estação quente, é importante transportar o animal em um carro bem ventilado. Bebedouros portáteis ajudam na tarefa de mantê-lo hidratado durante o percurso.
-Evite passeios em horários de sol forte - Atividades físicas e passeios devem ser evitados entre 10 e 16 horas. Se necessário, mude a rotina do cão e prefira locais com grama e asfalto. O piso quente, além de queimar a pata do animal, prejudica a troca de calor. Não esqueça de levar consigo um bebedouro portátil para os passeios.
-Espalhe bebedouros pela casa - Ofereça água à vontade e mantenha os recipientes sempre na sombra. Se perceber que o líquido está acabando rápido demais, opte por um vasilhame maior. Em lojas especializadas já é possível encontrar desde bebedouros com filtragem até aqueles abastecidos automaticamente por galões de até 19 litros. Outra vantagem: por serem pesados, eles estão menos sujeitos a tombar. "Muitos animais derrubam o pote com a pata para se deitar sobre a água e passam o dia com sede", alerta Keila.
-Coloque uma piscina no quintal - Comum em países como os Estados Unidos, mas ainda pouco difundidas no Brasil, as piscinas para cães são uma ótima alternativa para os dias quentes. Modelos de plástico rígido com capacidade para até 80 litros são vendidos no Brasil por cerca de 280 reais. Quem tem piscina em casa deve tomar algumas precauções como dar banho no cão logo em seguida (para afastar o risco de alergias), evitar que ele ingira água com cloro, proteger o canal auditivo e instalar um suporte elevatório para facilitar a saída da água. "Cães que tem o costume de nadar quando os donos não estão por perto podem se afogar após tentativas frustradas de sair pela borda", explica o veterinário Leonardo Brandão, da Merial Saúde Animal.
-Aumente a frequência de banhos e tosas - Se o animal estiver acostumado a tomar banho duas vezes por mês, aumente a frequência para quatro e, sempre que esse procedimento for feito em casa, prefira água morna (quase fria) e xampus próprios: além de evitarem a agressão à pele, eles preservam sua oleosidade natural. Na hora da secagem - medida indispensável para evitar a propagação de fungos e bactérias -, use o secador na temperatura média e a uma distância de 30 centímetros dos pelos. Sempre que a raça permitir, recorra à tosa. "A retirada de pelos na região do abdômen melhora o conforto térmico do animal quando ele se deita em um piso frio", diz o veterinário Thiago Corona, do Au Pet Store, em São Paulo.
-Passe filtro solar em áreas desprotegidas - O uso de filtros solares veterinários com fator de proteção de no mínimo 15 é recomendado por especialistas a cães de pelagem branca. Predominantemente em raças como pit bull, bull terrier e boxer, essa característica aumenta a predisposição do animal ao câncer de pele. "Por apresentar menos melanina, esse cão está mais suscetível à ação dos raios ultravioleta", explica o veterinário Carlos Eduardo Larsson Júnior, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária. Segundo ele, além de evitar que esses animais se exponham ao sol forte, é importante espalhar o protetor em áreas como focinho, abdômen, orelhas e contorno dos olhos.



Fonte: Revista Veja

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PACOTES DE BANHO E TOSA

Senhores clientes, segue abaixo esclarecimento sobre nossos pacotes de banho e tosa!!!


Cães Pequeno Porte: R$ 58,00
Cães Médio Porte: R$ 73,00
Cães Grande Porte: R$ 125,00


OBS:
-Os pacotes não dão direito a transporte, este serviço é cobrado a parte.
-Os pacotes dão direitos a 4 banhos e 1 tosa higiênica.
-Cães agendados no pacote, que não comparecerem sem aviso prévio de ao menos 48 horas, serão considerados banhos dados.
-Não está incluso nenhum tipo de tosa, mesmo parcial, como patinhas, focinhos entre outros, este serviço é cobrado a parte.
-O pacote tem seu pagamento no 1º banho.

Inflação dos pets sobe cinco vezes mais

Quem tem bicho de estimação precisa estar preparado para o aumento de preços nos serviços oferecidos em clínicas veterinárias, pet shops e hotéis para animais de estimação. O custo para manter as mascotes saudáveis e bem arrumadas subiu cinco vezes mais que a média geral dos produtos e serviços oferecidos em São Paulo e na região metropolitana.
Um dos principais índices de inflação calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra alta de 10,84% na capital em relação ao preço de tratamentos e produtos para animais no acumulado de janeiro até o fim de julho deste ano. No mesmo período, o índice geral, que abrange todos os produtos e serviços, foi de 2,2%.
Reajuste
O presidente do Sindicato Patronal de Médicos Veterinários (Sinpavet) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais em São Paulo (Anclivepa-SP), Ricardo Coutinho do Amaral, disse não acreditar no índice apontado pelo IBGE.
Já a coordenadora da câmara setorial de lojistas de pet shop do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), Valquíria Furlani, atribui a inflação ao crescimento do setor no Brasil. O Ministério da Agricultura, que no mês passado criou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação (PET), calcula que o segmento movimentou de R$ 18,2 bilhões em 2011, gerando cerca de 3 milhões de empregos. “Antigamente, pet shop nos fazia pensar só em banho e tosa. Hoje há uma gama muito maior de serviços: babás, hotéis, cabeleireiros, creche, tratamentos homeopáticos e de acupuntura, entre outros”, diz Valquíria.
Ela cita ainda dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), segundo os quais a parte de serviços representava 8% do faturamento de um pet shop em 2010. “Em 2011, essa porcentagem chegou a 11% e, neste ano, deve chegar a 15%.”
Dos 44 mil estabelecimentos paulistanos vinculados ao Sindilojas-SP, 5 mil são pet shops. Valquíria acredita que a inflação deve seguir em alta porque o setor está se sofisticando. A preocupação do Ministério da Agricultura em criar uma câmara voltada para ele seria o sinal mais claro disso. “Se sem organização a coisa já estourou, imagine agora, com o mercado mais estruturado, com mais possibilidade de sucesso.”

Fonte: Site Estadão (acessado em 17/08/2012).

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cálcio - bom, mas na medida certa!

O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; atua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.
Excesso
Consumir cálcio em excesso pode ocasionar a redução de outros minerais, como magnésio.
Seu excesso também pode causar anorexia, dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade e fraqueza muscular, além de problemas renais!

Segundo a AAFCO (Association of American Feed Control Officials), órgão norte-americano que regulamenta as rações para animais, cães adultos devem receber por volta de 100mg de cálcio por quilo de peso por dia; e os cães filhotes, 300mg de cálcio por quilo por dia. Já o NRC (National Research Council) de 2006, estabelece que um cão de 17 quilos deve receber, em média, 750mg de cálcio por dia.