quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Esquecido, cão morre em carro de pet shop

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso e a veterinária será intimada para prestar esclarecimentos
Um filhote de cão da raça Shih-tzu morreu na última sexta-feira ( dia 20) depois de ser esquecido no porta malas do carro de um pet shop, em Orlândia.
Segundo Rodrigo de Sousa, noivo da dona do cachorro, o animal foi levado pela manhã para fazer banho e tosa. Como por volta das 16 horas o animal não tinha sido entregue eles entraram em contato com a loja e foram informados de que o animal tinha sido entregue na hora do almoço.
"Nós insistimos que o cachorro não tinha sido entregue e eles foram verificar e encontraram o animal morto no porta malas do carro", explicou Sousa.
A reportagem tentou entrar em contato com o pet shop, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso e a veterinária será intimada para prestar esclarecimentos. O caso pode ser enquadrado como crime contra a fauna e o inquérito será encaminhado para o juizado especial criminal de Orlândia.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/01/23/esquecido-cao-morre-em-carro-de-pet-shop.html

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier é uma raça de cães oriunda da Escócia. O mais famoso entre os robustos terriers, teve sua origem nos cruzamentos realizados entre os cairn terriers. Apesar de sua origem ainda ser ponto em debate, ela é atribuída a um homem.

É dito que o coronel escocês E.D Malcolm confundiu seu favorito cairn de cor champagne com um coelho e nele atirou por acidente. Este acontecimento o fez prestar maior atenção aos nascidos exemplares de cairn brancos, que foram cruzados entre si para darem origem aos west terriers, que davam aos caçadores uma melhor visualização de seus companheiros de caçadas.
Fisicamente são cães que podem atingir os 28 cm e pesare 10 kg. Sua pelagem, branca, brilhante e que requer cuidados moderados, é o destaque de seu físico. Pequenos, seus principais problemas de saúde são as alergias cutâneas, que podem inclusive afetar seus pulmões e alterar o tecido conjuntivo; a chamada white shaker dog syndrome, que causa tremores generalizados; e a necrose da cabeça do fêmur. Sua personalidade é descrita como adaptável, porém, desobediente, o que requer que seja educado desde filhote para respeitar seus limites. De natureza curiosa, é um canino que requer bastante atividade. Entre os west mais famosos está Ideiafix, companheiro de Obelix; e Mick, a "garota-propaganda" da IG.
Temperamento:
Essa raça, que descende dos terriers de trabalho, tem bastante energia, tenacidade e agressividade para com suas presas que eram de origem as raposas menores, coelhos, esquilos e outros animais de pequeno porte. Sua história deu aos Westies um temperamento destemido que leva muitos a dizer que é um "grande cão num corpo pequeno". Estão sempre alertas e se consideram como cães de guarda, apesar de seu tamanho não se mostrar em nada intimidador. São grandes companheiros e se dão muito bem com outros animais. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado ao apresentá-los a animais domésticos, como gatos por exemplo. São também ótimos com crianças.
Por causa de seu tamanho reduzido são excelentes cães de apartamento, necessitando apenas de uma longa caminhada diária, mas não se incomodam se vez por outra elas não forem possíveis. São também ótimos companheiros de viagem pois se adaptam facilmente a novas situações e a novas pessoas, e também por seu tamanho. Têm muita energia, mas se cansam facilmente e precisam de vários cochilos durante o dia. Como todos os outros cães, o Westie responde melhor a amor e carinho do que à crueldade. Como em todos os terriers métodos rudes de adestramento esbarram em seu caráter obstinado e teimoso, mas métodos mais brandos e amigáveis surtem ótimo efeito.
Os Westies são excelente companhia para idosos, deficientes e crianças em geral.
Características da Raça:
Os Westies tem um olhar penetrante com olhos que vão do marrom escuro ao preto. As orelhas são pequenas pontudas e eretas, dando a eles uma aparência de estar sempre alerta e pronto para tudo.
Seu peso varia entre 7.5 e 10 kg e a altura média é de 28 cm nos ombros. A cauda tem forma de cenoura, com cerca de 12 a 15 cm e está sempre de pé. Não se deve cortar as caudas dos Westies.
O peito é largo e os membros musculosos, o crânio ligeiramente convexo com uma mandíbula curta e bem encaixada com mordedura em forma de tesoura (caninos inferiores à frente dos superiores e incisivos superiores sobre os incisivos inferiores). Os dentes parecem grandes para o tamanho do animal. As orelhas devem ficar eretas, mas não apontam diretamente para cima; a posição das orelhas é essencial durante as exibições em exposições caninas.
A pelagem dos cães e filhotes é macia e densa na parte inferior e mais grossa na parte superior com cerca de 3 cm de comprimento, necessitanto de escovagem frequente. Alguns Westies tem marcas nas costas ou nos pés, mas essa característica é indesejavel nos animais de exposição. A pelagem natural é de tamanho médio e desgrenhada, como no Cairn Terrier. Alguns criadores preferem o "corte do leão" ("lion cut", em inglês) onde o pelo do rosto é naturalmente longo, mas o resto do corpo é tosado.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dobermann

Dobermann (em português: dobermane) é uma raça de cães oriunda da Alemanha. Desta nação é uma das raças mais conhecidas do mundo, criação do coletor de impostos Louis Dobermann, que carregava dinheiro por áreas perigosas, necessitando então de um cão que lhe guardasse. Louis então cruzou weimaraners, manchester terriers, rottweilers, pinscher alemães e greyhound ingleses para obter uma raça de segurança que fosse leal, combativo e destemido, além de obediente. Bem sucedido como cão de guarda de patrimônios, é também um bom animal de companhia, desde que integrado ao lar e a família.
Escreve o famoso especialista Setgast: "Há poucas raças de cães tão aptas para a defesa e a guarda. As qualidades físicas e psíquicas do Dobermann o colocaram em pouco tempo em primeiríssima linha. Dotado de grande desconfiança com os desconhecidos, sempre prefere estar perto do dono sua vigilância é incessante, seu olhar vivaz investiga sem descanso ao seu redor, de modo que possa advertir o dono de qualquer perigo eventual. Não conhece medo. No momento do perigo, o seu corpo musculoso põe-se tenso, sua fisionomia se endurece, o olho se acende e ao menor sinal ou ordem do dono ataca corajosamente o adversário."
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- Os cães da raça dobermann medem, em média 70cm de altura.
- São cães musculosos e bem fortes.
- Possuem pêlos curtos, espessos e duros.
- As cores mais comuns são: preto com manchas castanhas e marrom com manchas castanhas.
- Mantém quase sempre uma postura ereta e firme.
- As orelhas posicionan-se apontadas para cima.
- Posicionam-se com as pernas de forma firme.
- Esta raça é de origem alemã.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- Os dobermanns são muito velozes, podendo atingir até 60 km/h.
- Os cães desta raça são atentos, transformando-se em ótima opção para a guarda de casas e empresas.
- Possuem um temperamento firme e estável.
- São obedientes, quando adestrados corretamente.
- É considerada uma das raças de cães mais inteligentes.
- Os dobermans são ágeis e rápidos em suas ações.
- Possuem uma mordida muito forte.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Collie

Acredita-se que a raça tenha se originado de um antigo cão de pastoreio e de guarda utilizado pelos romanos em seus rebanhos. O mais provável é que eles tenham se originado a partir de cruzamentos de Greyhounds, Gordon Setters e Setter Irlandeses.

A sua origem remonta às Ilhas Britânicas, onde atingiu seu apogeu a partir de 1800. Naquela época, a criação da raça apresentou grande crescimento, inclusive com a venda de exemplares para outros países.
Foi nos EUA, a partir de 1860, que o Collie começou sua carreira nas pistas de exposição, tornando-se um dos mais populares até hoje.
Atualmente, a raça não é mais requisitada para o trabalho de pastoreio, apesar de manter como características a inteligência, a robustez e a visão.
Até a origem do nome é uma suposição. O nome original "Coley" pode ser uma derivação da palavra anglo-saxônica, significando "preto", que era possivelmente a cor original da raça ou ainda uma apropriação do nome das ovelhas de cara preta, conhecidas como colleys, que eram pastoreadas pelos cães Collies.
O Collie pastoreava as ovelhas nas Terras Altas da Escócia, às vezes sem que o pastor o guiasse, sendo capaz de agir por conta própria, tomando decisões, e esse é um dos fatores que o difere de outras raças. São muito afetivos com crianças e muito companheiros.
O Collie é um cão de guarda com porte médio, de aparência nobre, expressão inteligente, extremamente leal a seus donos e muito gentil com as crianças. Sem dúvida, um verdadeiro sucesso.
Esta raça tornou-se mundialmente famosa por causa do longa-metragem "A volta de Lassie", em 1943. Este filme encantou crianças e adultos, ganhou um seriado na televisão e permanece emocionante ainda hoje.
O Collie é uma raça fácil de ser treinada, muito ágil e resistente. Necessita de exercícios e de um espaço razoável dentro de casa. O Collie é um cão de pêlos longos e densos, que devem ser escovados todos os dias. As cores da pelagem do Collie são marta (marrom) e branco, tricolor e azul merle.
Existe uma variedade de Collie com pêlos curtos, nas mesmas cores, porém é muito rara no Brasil.
O Collie faz sucesso graças ao seu temperamento dócil e prestativo. O peso pode variar entre 23 e 34 kg e sua altura entre 56 e 66 cm.
Este antigo pastor de rebanhos foi moldado para tornar-se um exímio trabalhador dos campos. Com o seu espírito protetor, fundamental para cuidar das ovelhas, o Collie procura sinais de perigo e age de imediato ao identificá-los.
A extraordinária anatomia da sua cabeça lhe favorece a visão, audição e olfato. Os seus olhos são laterais e percorrem 270 graus permitindo ver o dobro de área das raças que os têm na frente.
No Brasil, a maioria dos Collies é de linhagem americana e há um trabalho para adequar a altura ao padrão europeu.
Uma de suas principais características é a inteligência, que, aliada ao seu dote físico, lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias, isto é, as de cão pastor, mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência.
-A estrutura física do Collie expressa força e agilidade. Conquista imediatamente como cão de grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo bem proporcionada ao conjunto.
-A altura varia de 56 cm. a 61 cm. para os machos; de 51 cm. a 56 cm. para as fêmeas, medidos na altura da cernelha.
-O peso pode variar de 18 a 29 kg.
-A pelagem confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pêlo longo (Rough Collie), a pelagem é muito densa, tem cobertura áspera e subpêlo suave e compacto, quase ocultando a pele.
-A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dicas de adestramento

Primeiramente você deve ter em mente que seu cachorro que hoje é lindo e fofinho um dia vai crescer, então pensando nisso deve fazer regras para ele desde pequenino até o tamanho adulto, se irá deixá-lo entrar em sua casa tem que permitir isso pelo resto da vida dele, assim você não irá traumatizá-lo depois de adulto por não deixar ele entrar como éra de costume.
Seu cachorro vai te obedecer se educá-lo, uma dica que podemos deixar é que quando bater em seu cachorro para mostrar a ele que não deve fazer certa coisa é usar um jornal enrolado isso vai ajudar ele a compreender o que é certo, também quando quiser ensinar algo a ele, pegue alguma coisa que ele goste muito de comer, tente mostrar que se fizer o que você está pedindo ele irá ganhar comer o que tanto almeja.
O cachorro não entende todas as palavras que você diz então procure falar poucas como quando ele fizer algo que você aprove fale “isso” “muito bom” se for para repreender use palavras como “não” “não pode”, ele vai entender com facilidade o que está dizendo e querendo que ele entenda.
Crie algumas regras que tanto o cachorro como você possam respeitar, exemplo não crie leis estranhas que o cachorro siga e você não como, se não quer ele dentro de casa, quando for brincar com ele vá para fora de casa porque se começar a chamar ele para entrar dentro ele vai assimilar essa lei de maneira que quando se quiser brincar poderá entrar em sua casa, assim se der vontade ele entrará e você ficará bravo e pedirá para ele sair, então entenda essas regras e crie seu animal dentro delas que tudo vai funcionar bem.

Mastim Napolitano

Mastim napolitano (em italiano: Mastino napoletano) é uma antiga raça canina, citada por oradores da Roma antiga. Desde aquela época estes animais são considerados bons guardiões, devido a seu tamanho e a cor de seu pelo - escuro, preferido para amedrontar o ladrão durante o dia e para atacá-lo durante a noite sem ser visto a longa distância. Como muitas outras raças, a mastim napolitano tem suas origens incertas: enquanto alguns acreditam que tenha sido levada da Índia para Roma por Alexandre, o Grande, outros afirmam que estes caninos sejam descendentes de molossos romanos. Em acordo, as correntes tem o fato de a mastim ter colaborado para o nascimento das raças são-bernardo e rottweiler.

Fisicamente pode chegar a medir 150 cm na cernelha; sua cabeça é a maior entre todas as raças caninas. Sua personalidade é descrita como leal, apesar de sua face carrancuda, paciente e dócil.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
- O mastim napolitano é um cão de grande porte. Na fase adulta seu peso varia de 75 a 85 quilos.
- Esta raça chega a medir, em média, 80 cm de altura (da cernelha*)
- A pele do mastim é solta em todo corpo, marcada por rugas e pregas
- É uma raça de tronco forte e robusto
- As cores mais comuns são: preta, cinza claro e cinza-chumbo. Possui mancha branca no peito e pontas dos dedos
- Possui muita força muscular
- A íris dos olhos costuma ser da mesma cor da pelagem
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O mastim napolitano é um ótimo cão de guarda
- É atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor
- Necessita de grande quantidade de alimentação, diariamente. Costuma comer de 2 a 3 quilos de alimento por dia.
- Necessita de caminhadas diárias para gastar as calorias adquiridas pela grande quantidade de alimentos que ingere.
- Pode se tornar agressivo caso o dono incentive este comportamento. Neste caso torna-se perigoso seu contato com outras pessoas ou animais.
- Possui uma tendência para a obesidade.
* cernelha: ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço. A altura dos cães é medida da cernelha até o chão.
BOM TRATO
Para manter o seu gigante saudável, alguns cuidados devem ser tomados. Antes de mais nada, certifique-se que os pais do filhote não têm displasia coxo-femural. Como a criação brasileira de Mastim não faz o controle da doença através da tradicional chapa radiográfica, ou você faz um acordo com o proprietário do pai e da mãe para que a façam ou, pelo menos, informe-se sobre o estado de saúde deles e de filhos de outras ninhadas. Raças que crescem muito rápido têm mais chances de ficarem descalcificadas, conseqüentemente o cão fica manco e com o aspecto "torto". Não bobeie! Além da ração de primeira qualidade, faça um acompanhamento passo a passo com o seu veterinário. Certifique-se que as dosagens de cálcio e vitaminas estão acompanhando o aumento de peso. É importante que o cão esteja sem vermes, para absorver bem os nutrientes. O chão no qual vive deve ser áspero sob pena de deixá-lo com problemas de postura. Comilão por natureza, o Mastim tem tendência à obesidade. Não dê mais comida do que o necessário e exercite-o diariamente, com caminhadas de trinta minutos.
O aumento excessivo do volume estomacal pode favorecer a torção gástrica. Percebe-se quando a barriga incha muito. O único tratamento é a cirurgia e, mesmo assim, tem que ser feita em até duas horas - na maioria dos casos é fatal, pois, até o dono perceber e levá-lo ao veterinário, já foi. Aí, é preciso duas cautelas: primeiro, não permita que o cão faça esforços físicos bruscos por no mínimo um hora depois de comer. Segundo, cuidado com a alimentação. Não dê apenas uma refeição ao dia, divida, em duas ou três, a quantidade total. Caso você dê ração seca, a sede pode fazê-lo beber muita água, o que é arriscado. Portanto, suspenda a água por uma hora.
O tipão enrugado do Mastim também merece cuidados. As pálpebras caídas expõem a conjuntiva e propiciam infecções oculares. Limpe diariamente os olhos com água boricada para evitar problemas sérios que podem exigir até cirurgias. Dermatites também são mais freqüentes em raças que têm rugas. Seque bem o cão após o banho ou exposição à chuva. Entre os 6 a 12 meses, a grande produção hormonal aumenta as chances de acne. Como prevenção, passe semanalmente um pano com álcool ou vinagre.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Border Collie

Border collie é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa para tal é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- Os cães desta raça pesam entre 15 e 23 kg.
- O tamanho varia entre 40 e 55 cm.
- A cor mais comum entre os cachorros desta raça é a combinação de branco e preto.
- Com relação ao pêlo, pode encontrar dois tipos de animais: com pelo longo (em média 7 cm de comprimento) e pêlo curto ( 3 cm de comprimento).
- As orelhas são de tamanho médio.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- Os cães da raça border collie possuem uma enorme habilidade para atuar como pastores, pois são descendentes de cães pastores da Escócia.
- São muito inteligentes e atentos.
- Possuem características que facilitam muito o adestramento.
- Desenvolvem uma grande amizade, obediência e respeito com o dono.
- Possuem uma grande agilidade e não ficam cansados facilmente.
- Necessitam praticar atividades com alto gasto de energia.
- Esta raça não é recomendada para viver em apartamento. Caso isto ocorra é necessário levar o animal para caminhadas diárias.
Adestramento
Mesmo sendo de um grupo totalmente diverso do grupo de cães de caça, o Border Collie é, em sua essência, um caçador. Um caçador cujo instinto se encontra abrandado e desviado, parte pela seleção, parte pelo treinamento. Porem ainda é um caçador. Por isso é preciso cuidado para que o pastor que queremos não se torne um caçador brutal ou um matador. A dificuldade é esta: Não deixar que prevaleça o atávico instinto de caçador, ou pior, de matador, ao mesmo tempo em que não se deve deixar se perder totalmente esse instinto, a tal ponto, como freqüentemente se observa, que ele se torna um anulado, sem iniciativa, sem objetivo, sem propósitos em suas ações. Treinar é como aplicar uma essência curativa, uma droga, que mal dosada pode matar o paciente ou não fazer efeito algum sobre doença.

Aprenda mais sobre adestramento desta raça que usamos em pastoreiro no site: http://www.caespastores.com/racas/border_collie_pastor_cacador_alexandre.htm

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Menina de 10 anos é atacada por pitbull e leva 20 pontos no braço

Uma menina de 10 anos foi atacada por um pitbull no bairro Sta Efigênia, neste sábado, às 12h30. A garota sofreu ferimentos no braço, na perna e na virilha, foi atendida no pronto-socorro “Dr. Janjão” e passa bem. O animal é uma fêmea com um ano, chamada Luma.

A menina contou que ia ao supermercado perto de sua casa quando, ao passar em frente a uma residência na rua Santa Filomena, um do garoto que mora no local abriu o portão para sair, o pit bull fugiu e a atacou. “Eu ia comprar suspiro. Agora estou com medo de andar na rua. Esse cachorro tem que ficar preso no canil”, diz a vítima que levou 20 pontos no braço direito.
A mãe da menina, uma vendedora de 35 anos, estava comprando verduras perto de sua casa quando foi avisada do ataque. “Senti muita fúria. Minha vontade na hora foi de matar o cachorro”, contou.
Segundo ela, se não fosse a ajuda de um vizinho sua filha poderia ter sofrido ferimentos graves. “Espero que o cachorro seja apreendido, já que ou-tras crianças da vizinhança já foram atacadas”, disse.
A dona do animal, uma doméstica de 39 anos, ajudou a socorrer a menina. “A cachorra é dócil e queria apenas brincar. Ela é criança ainda e fica presa”, disse. A mulher agora avalia se quer manter o pitbull como bicho de estimação. “Tem hora que pretendo ficar com ela, mas para evitar problemas...”, disse com lágrima nos olhos. “Estou com o coração que só misericórdia de Deus mesmo”.
O caso deve ser investigado no 2º Distrito Policial. O animal permanece sob os cuidados da dona. (Fernanda Martins)

Fonte: http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=157189&codigo_categoria=50 (Comércio da Franca)


A Papá de Bicho lembra a todos que o cães antes de tudo são animais, para depois pensarmos que eles são nossos animaizinhos que amamos. O instinto do animal sempre será preservado, e pode ser agravado com o comportamento e ensinamentos de seus proprietários.
Esperamos que você que tenha um animal de estimação lembresse do instinto animal de sua criação e tenha respeito e cuidado com seu animal, pois você é responsável por aquilo que ele faz e suas atitudes ajudam em seu comportamento.


sábado, 14 de janeiro de 2012

Pastor Alemão

A pastor-alemão ou lobo-da-alsácia (em alemão: Deutscher Schäferhund) é uma raça canina proveniente da Alemanha. É considerada umas das mais numerosas e estudadas ao redor do mundo. Prováveis descendentes de cães pastores do noroeste deste país europeu, teve seu primeiro exemplar registrado no século XX, pelo aposentado da cavalaria alemã Max von Stephanitz. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra. Popularizados nos Estados Unidos e Reino Unido, tornaram-se celebridades da tv e do cinema, figurando em produções como Rin-Tin-Tin. Na década de 1970, já vistos como um dos caninos mais difundidos do mundo, começou a passar por cruzamentos levianos, que geraram animais problemáticos e mais propensos as doenças comuns da raça, como a mielopatia degenerativa e a displasia coxofemoral. Modernamente é visto como o cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, já que dizem representar lealdade, agilidade, cautela e amizade. É ainda bem sucedido como animal de pastoreio, em provas de obediência, localização e agility, já que seu adestramento não representa dificuldade para donos inexperientes.

Fisicamente pode chegar aos 44 kg e medir 66 cm. Sua pelagem, de subpelo denso e duro, varia nas cores castanho de capa preta, preto, marta e branco. A pelagem branca, apesar de ser indesejável para os padrões norte-americano e inglês, por exemplo, não é tão incomum, e em 2002 foi reconhecida pela FCI como uma nova raça em virtude dos esforços de criadores suíços: pastor branco suíço.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- O pastor alemão mede, em média, de 60 a 70 cm de altura.
- Possui orelhas de tamanho médio, voltadas para cima.
- O focinho do pastor alemão é comprido.
- A cauda é longa e com grande quantidade de pêlos.
- A cor mais comum é marrom claro com macha preta nas costas.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O pastor alemão é de uma raça fácil para ser adestrada, pois é muito inteligente.
- Muito utilizado como cão de guarda.
- Muito ágil, rápido e esperto.
- Tem um olfato bem desenvolvido, sendo utilizado no resgate de corpos soterrados ou para procurar drogas ou armas.
- Quando bem adestrado é muito obediente.
- Tem facilidade para aprender comandos e orientações em treinamentos específicos.
- O pastor alemão é um excelente cão para companhia.
- Possui um latido prolongado. Importante para avisar que algo de errado está acontecendo.
- Em função destas qualidades é muito utilizado pelas polícias em diversos países.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Husky Siberiano

A husky siberiano (em russo: Сибирский хаски) é uma raça canina oriunda da Rússia. Estes cães são conhecidos da Sibéria a quase 2 000 anos, quando foram especialmente desenvolvidos para puxar trenós em condições extremas pelos Chukchi. Em 1909, saídos da Sibéria rumo ao Alasca, começaram a se popularizar pelo mundo. Alguns anos mais tarde, ajudaram a salvar a população de uma aldeia na área americana, quando levaram medicamentos e suprimentos aos habitantes isolados por uma tempestade. Por este feito, um particular exemplar tornou-se muito famoso: Balto.

Fisicamente é considerado um animal de trabalho rápido, de movimentos fluentes e corpo compacto, protegido por uma densa, porém não longa, pelagem. É ainda capaz de percorrer grandes distâncias a uma velocidade moderada. Classificados como fortes e resistentes, não possuem aparência rústica ou pesada. As cores de sua pelagem são bastante variadas, indo do branco puro ao preto e branco.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
- O husky siberiano é um cão forte com uma estrutura muscular bem desenvolvida.
- A pele é coberta com duas camadas de pêlo.
- Possuem olhos de cores bem chamativas como, por exemplo, verdes, azuis, amarelos ou castanhos.
- Geralmente possuem as pernas na cor branca com manchas na cabeça e no rabo.
- O corpo é coberto por pêlos nas cores branca e cinza (mais comum) ou branca em combinações com: vermelho cobre, preta, marrom avermelhada. Podem apresentar-se também todo na cor branca.
- Possuem orelhas de porte médio, apontadas para cima.
- Em média, os huskies medem de 50 a 60 cm de altura.
- Peso oscila entre 20 e27 kgpara os machos e 16 e23 kgpara as fêmeas.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O husky siberiano é uma raça que gosta de brincar.
- Necessita de grandes espaços para queimar a energia.
- São espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.
- São carinhosos e companheiros.
- Possuem instinto de caça, podendo perseguir e matar gatos, ratos, coelhos ou outros animais de pequeno porte.
- Podem se tornar agressivos quando atacados por outros cães.
- A expectativa de vida desta raça é de 10 a 15 anos de idade.
- Possuem o hábito de lamber o pêlo como medida de higiene.
- Podem ser adestrados, porém não assimilam completamente o treinamento.
Dicas e cuidados com a raça Husky Siberiano
Essa raça é muito saudável, podendo viver até mais de 15 anos. Os únicos problemas relacionados à saúde desse animal são displasia de anca e doenças de visão, como catarata e atrofia progressiva da retina.
A pelagem deve ser escovada principalmente na região dos pés e eles precisam de doses diárias de exercícios. Eles adoram tempo frio e espaços amplos para corridas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Diferença entre GoldenXLabrador

Diferenças Golden Labrador

Capacidade de Aprendizado 5,00 5,00
Resistência durante a atividade física 4,80 4,80
Obediência 4,20 4,20
Estabilidade Emocional 4,00 4,00
Potencial como cão de alarme 3,80 3,80
Habilidade para resolver problema 3,60 3,60
Sociabilidade com gatos e outros bichos 3,20 3,20

Mais forte no Labrador
Interação com crianças 4,60 4,80
Sociabilidade com outros cães 4,20 4,50
Grau de atividade fora de casa 3,80 4,40
Grau de atividade dentro de casa 3,40 3,60
Dominância com cães estranhos 2,00 3,00
Territorialidade 1,80 2,80
Dominância com as pessoas da família 1,80 2,60
Potencial como cão de guarda 2,00 2,40

Mais forte no Golden
Interação com o dono 5,00 4,20
Sociabilidade com visitas estranhas 5,00 4,00
Sociabilidade com a família 4,60 4,20
Receptividade a pessoas estranhas 4,60 4,40
Interação com outras pessoas da casa 4,50 3,80

Características Físicas
Altura (FCI) Macho 56 a 61 cm 56 a 57 cm
Altura (FCI) Fêmea 51 a 56 cm 54 a 56 cm
Peso (estimativa) 25 a 35 Kg 25 a 35 Kg
Cores (FCI) Dourado ou Creme Amarelo,Preto,Chocolate

Golden Retriever

Golden retriever é uma raça canina desenvolvida na Inglaterra para tornar-se um cão de caça de aves aquáticas e selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta tweed water spaniel. O resultado foram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje. Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.

A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos discriminados geram exemplares alérgicos e agressivo-possessivos.
Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto, de pelagem mediana e lisa, e de coloração dourada. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão.
Doenças mais comuns:
Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível à alguns problemas como:
-Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.
-Atrofia progressiva da retina: detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.
-Catarata e o Entrópio de pálpebras: pode aparecer à partir do 3º mês de idade.
-Piodermite: pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
- Os cães da raça golden retriever são de porte médio-grande. De origem britânica, esta raça surgiu no século XIX através da mistura de três raças: setter irlandês, terra-nova e Tweed Water Spaniel.
- Os cães desta raça possuem pelagem da cor creme ou dourado (cores mais comuns). Na Inglaterra, também é comum cães de cor branca.
- A pelagem destes cães é densa, podendo ser lisa ou ondulada.
- As fêmeas desta raça pesam entre 25 e 27 quilos, enquanto que os machos ficam entre 27 e 31 quilos.
- Possuem, em média, de 55 a 61 cm de altura (machos adultos). As fêmeas medem entre 51 e 56 cm de altura.
- Possuem as orelhas caídas.
- Os olhos dos cães desta raça são escuros.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- São excelentes cães de companhia e também de caça.
- São amigáveis, confiáveis, dóceis e muito apegados aos integrantes da família.
- Possuem de forma bem desenvolvida a habilidade de buscar objetos.
- O temperamento dos goldens retriveres é equilibrado.
- Necessitam de atenção, afeto e carinho dos donos.
- Por serem tranquilos, costumam receber bem as visitas em casa.
- São inteligentes e aprendem facilmente os comandos e orientações de seus donos. Portanto, os cachorros desta raça são fáceis de serem adestrados.
- Os cães desta raça adoram caminhar tranquilamente e também correr. Porém, como são ativos, precisam sempre de atividades.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Campanha Cidadão "CARA DE COCÔ"

Uma campanha mobiliza o Rio de Janeiro e pede aos donos de cães um cuidado redobrado com as fezes dos seus bichinhos nas ruas. O Mais Você conheceu os designers que idealizaram o movimento e informou o telespectador sobre as doenças que este tipo de sujeira pode causar. A matéria foi ao ar no Mais Você desta terça-feira, 09 de agosto.

“É uma campanha criada pelos cariocas Rodrigo Westin e Ricardo Saint Clair que são designers. Eles acham que ter cachorro é legal. O que não é legal é deixar a sujeira dele nas calçadas. E, quem faz isso fica com cara de cocô. O nosso repórter Felipe Suhre foi até o bairro de Laranjeiras, na Zona Sul aqui do Rio, para conferir essa história”, destacou Ana Maria Braga.
A ideia é bem humorada, mas o assunto é sério. Mais sérias ainda são as doenças que as fezes do cão podem causar: verminoses. Infecções intestinais, que causam diarreias e vômitos. Elas também podem causar doenças de pele como bicho do pé e bicho geográfico.
Para se contaminar, é preciso ter contato direto com as fezes do cachorro. Mas se a gente leva para casa na sola do sapato, na roda de um carrinho de feira ou de bebê, as chances de contrair uma doença aumentam muito.
Você sabia que não recolher o cocô do cachorro dá multa no Rio de Janeiro? A multa varia entre R$ 28,29 a R$ 2.829,77 e existe desde 2008. Em São Paulo, a multa é simbólica, R$ 10. O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura diz que é muito difícil ter denúncia ou flagrante. E que o mais importante é fazer campanha de esclarecimentos.
“Nos últimos anos as pessoas até aprenderam a recolher as fezes das calçadas mas muitos recolhem, colocam em um saco plástico e jogam nos canteiros ou aos pés das árvores, causando um outro problema: a poluição com plástico. Se catou, joga no lixo!”, orientou Ana Maria.



A Papá de Bicho apoia este projeto e acredita que não só no Rio de Janeiro temos que ter tal conscientização e sim em todo o mundo, por isso é muito importante tal "Cata Cocô" quando for passear com seu animalzinho, além da sujeira transmissão de doenças. Passe numa das lojas da Papá de Bicho e adquira já seu "Cata Cocô" e não seja um cidadão cara de cocô.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Rottweiler

Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açogueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. Fruto de cruzamentos artificiais, é reconhecidamente uma das raças "fabricadas" mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros. É dito que o Imperador Nero mantinha exemplares em seu palácio para desencorajar intrusos. Os rottweilers eram ainda usados para guardar dinheiro em longas jornadas. Devido a sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados. Fisicamente é um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em mogno; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.

No Brasil o Rottweiler só chegou na década de 70, no estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi se espalhando pelo país, sendo que hoje, os mais importantes centros de criação situam-se nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A região nordeste tem crescido muito em qualidade nos últimos tempos.
Crescente também tem sido o número de filhotes de Rottweiler que nascem todos os anos no Brasil. Por vários anos consecutivos, tem sido a raça mais registrada na CBKC, chegando, em 1997, a 26.000 filhotes registrados, ou seja, de cada 5 filhotes registrados, pelo menos 1 era de Rottweiler.
Temperamento:
A Raça Rottweiler tem o temperamento basicamente calmo, confiante e corajoso, e graças a esta auto-confiança ele geralmente esperar para ver a atitude do ambiente para depois responder, porem não se presta à amizades imediatas e indiscriminadas. Os cães da raça Rottweiler são conhecidos como excelentes cães de guarda, devido seu desejo inerente de proteger a casa e a família. São cães muito inteligentes e adaptaveis, com uma forte vontade de trabalhar, tornando a raça especialmente adequados como companheiros e guardiões.
Por ser tão auto-confiante, o Rottweiler exige mais que um dono, necessita de um líder. E para se alcançar esse estratus frente ao canino é necessário discipliná-lo desde pequeno. Para tanto é imprescindivel também um ambiente amplo e limpo para que ele possa desenvolver atividades físicas, além de insentivar um constante contato do Rottweiler com o meio social. Assim manifestará excelentes resultados na sua educação, desenvolvendo da personalidade e amenização do temperamento.
Os cruzamentos entre cães da raça rottweiler devem ser cuidadosamente selecionados, optando por reprodutores com temperamento equilibrado para evitar ninhadas com temperamento desastroso.
Caráter:
O Rottweiler deverá possuir uma expressão de coragem com um distanciamento autoconfiante que não lhe permita a imediata e indiscriminada amizade. Ele possue um desejo inerente de proteger a casa e a família e é um cão inteligente de extrema dureza e adaptabilidade com forte desejo de trabalho.
Um juiz deverá retirar da pista qualquer Rottweiler assustado ou agressivo.
Timidez:
Um cão deverá ser julgado fundamente tímido se, recusando parar para o exame ele recua diante do juiz; se ele teme uma aproximação por trás, se ele teme ruídos repentinos e incomum sem grau acentuado.
Agressividade:
Um cão que ataca ou tenta atacar o juiz ou seu condutor é definitivamente agressivo. Uma atitude agressiva ou beligerante contra outros cães não deverá ser considerado agressividade.
Cão de guarda ideal
Já faz algum tempo que o Rottweiler é considerado um dos cães mais eficientes na função de guarda.
Preto, musculoso, compacto e com uma expressão assustadora quando está bravo, é considerado um dos cães com a aparência mais intimidatória, fator importante para uma guarda eficiente.
Ele ainda conta com um ótimo fator a seu favor - a desconfiança. O Rottweiler não gosta de estranhos e não adianta tentar, pois não faz amizade de jeito nenhum com desconhecidos. Não adianta querer ganhar sua confiança para depois roubar ou assaltar os donos e a propriedade. Ele já nasce com um instinto muito aguçado e, portanto, não permite a aproximação de estranhos e muito menos contatos próximos com ele.
A forma de ataque da raça pega muita gente de surpresa. O Rottweiler fica normalmente imóvel e silencioso quando alguém vai, por exemplo, invadir seu território. A partir do momento que a pessoa entra em seus domínios, ataca de maneira firme e rápida, sem vacilar. Em seguida morde a vítima com extrema força, imobilizando-a, pois não a larga, fazendo um bom estrago no local atingido. Acontece que sua potência de mordedura é enorme devido a conformação curta do focinho e os músculos muito bem desenvolvidos da mandíbula (possibilitam maior pressão) e a disposição dentária em forma de tesoura - os dentes da frente do maxilar superior ficam um pouco à frente dos inferiores (facilita a retenção da presa).
Se, por exemplo um assaltante estiver em cima do muro da casa, o Rottweiler não ficará latindo e pulando para tentar pegá-lo como fazem algumas outras raças de guarda. Ele permanecerá quieto, observando, e só avançará se houver a invasão local.
Embora pesado, ele tem também bastante agilidade lateral (consegue pular de lado, mudando rapidamente de lugar), devido ao excelente desenvolvimento de seus membros posteriores, uma herança do passado de cão boiadeiro quando tinha de se livrar de coices do rebanho. Essa agilidade lateral é muito útil, pois ajuda nas brigas, fazendo que o cão se livre mais facilmente de qualquer tipo de ataque - mordidas, pauladas, tentativas de imobilização, etc.
É consenso entre os criadores que o instinto de proteção da raça com relação ao dono é tão grande, que se ele for ameaçado, a reação do cão será bem mais rápida e eficiente e o ataque mais forte do que nos casos em que não há ameaça ao dono. O Rottweiler tem um espírito de liderança muito aguçado, por isso, é preciso que seu dono saiba lidar com ele. Precisa ser enérgico nas ordens, impor sua vontade, fazendo com que o cão o obedeça não pela força, mas sim pela postura firme, para que ele entenda a seguinte mensagem: aqui quem manda sou eu". Só assim, o animal aprenderá a respeitar o dono especialmente no caso dos machos, que possuem essa liderança mais pronunciada.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SRD - Vira Lata

Vira-lata (português brasileiro) ou rafeiro (português europeu) é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD (Sem Raça Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários.

O termo vira-lata deriva do fato de muitos desses animais, quando abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de resíduos em procura de algum alimento.
Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes de diferentes raças.
Outro cão SRD típico
Os SRD, por outro lado, são todos os cães e gatos que não têm origem definidas em um pedigree que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Para obter um pedigree o animal tem que ter pais com o mesmo certificado. Entidades certificadoras exigem verificação de ninhada e mais recentemente a aplicação de microchips por veterinários. O animal pode ter a aparência de um cão de raça mas só o certificado atesta. Hoje, com o avanço dos exames de DNA, provavelmente há possibilidade de se definir se um cão é de uma determinada raça ou não, mas são exames ainda caros. Se houver qualquer mistura de raça (incluindo a cruza de dois animais de raça ou um de raça e um vira-lata) esse animal já será considerado um SRD.
Um dos aspectos mais interessantes do vira-lata é a sua variedade. Encontram-se SRDs de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros cães.
Muito importante para quem procura um cão ou gato para adotar e ter como companhia, é saber que os vira latas (SRD) são fruto de genes que já foram provados, testados e sobreviveram as condições precárias de alimento e abrigo nas ruas, razão pela qual, costumam ser muito resistentes a saudáveis.


Segue um link de um documentário feito sobre SRDs: http://www.vira-latas.com/home.asp

Cachorro ferido espera 24 horas para ser socorrido no Jd. Tropical

Na segunda-feira, o marceneiro Carlos Alberto de Sousa, 45, estava assistindo a um filme com a mulher e a filha. Eram cerca de 16h30 quando a família, que mora no Jardim Tropical, foi surpreendida pelo latido dos três cachorros da casa. Ao saírem no quintal, se depararam com outro cão, desconhecido, mancando e com a pata dianteira esquerda dependurada e na carne viva. Assustado com o latido dos outros, o animal entrou na varanda da residência e se acomodou num canto.

Começava neste momento uma verdadeira saga em busca de ajuda para salvar o animal. Desde que encontrou o cachorro ferido, Carlos disparou telefonemas para conseguir socorro para o cão. Foram duas horas de tentativas. O marceneiro ligou para seis locais: Bombeiros, Polícia Ambiental, Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil e Grupo de Ajuda a Animais Abandonados Cão que Mia. “Liguei para o Bombeiro e disseram que não fazem esse serviço. Acabaram jogando para a Prefeitura, que jogou para a Polícia Civil, essa para a Ambiental e para a Militar. O único jeito que achei foi chamar a imprensa, porque ficou um jogo de empurra.”

O chefe de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Fernando Baldochi, disse que o município não tem incumbência de recolhê-los. O resgate só ocorre quando há registro de ataques ou de transmissão de doenças. Em 2008 a eutanásia de animais foi proibida por lei estadual e o serviço de captura de cães e gatos pela carrocinha foi suspenso. A Prefeitura alega não ter condições de abrigá-los no canil municipal. “Isso não faz parte dos serviços que temos de prestar, porque a Secretaria de Saúde cuida de pessoas e a Vigilância entra em ação quando os animais se tornam vetores de doenças. Realmente Franca carece de um órgão de saúde para o animal.”

Os Bombeiros, segundo o tenente Filippin, só capturam animais agressivos. “Recolhemos os domésticos só em caso de ataques, quando há riscos para as pessoas.”

O Grupo Cão que Mia abriga atualmente mais de 200 cachorros e gatos. A empresária Aleni Papacídero alega que ela e as sete voluntárias do grupo não têm espaço físico nem condições financeiras de cuidar de mais bichos. “Todos os dias recebo de quatro a cinco telefonemas para buscar animais machucados, abandonados ou ninhadas, mas não posso atender.” Segundo ela, os gastos com os atropelados variam de R$ 800 a R$ 1.500 incluindo cirurgias, internação e medicamentos. “Tiramos dinheiro do nosso bolso para cuidar deles.”

O sargento Carlos Roberto Silva, da Polícia Ambiental, garantiu que a corporação recolhe os animais domésticos e disse que não recebeu o pedido do Jardim Tropical na segunda-feira. “Somos obrigados a atender todas as ocorrências ou acionar outros órgãos para fazê-lo. Encaminhamos para veterinários da Unifran ou Prefeitura.”

DESFECHO
O marceneiro Carlos Alberto teve receio de fazer curativos no cachorro. “Como vou fazer. Ele fica chorando de dor. Tenho medo de mexer e ele ter alguma doença ou me atacar, porque a gente não conhece, não sabe se é vacinado.” Anoiteceu e o cão continuou na residência. Com ajuda do vizinho, Carlos acabou enfaixando a pata dele. O animal permaneceu no Jardim Tropical por 24 horas. Na tarde de ontem, o funcionário contratado pela Prefeitura para transportar animais o recolheu. Ele seria encaminhado para atendimento veterinário.



A Papá de Bicho acredita que se a cidade de Franca tem a necessidade de possuir um órgão para tal ação como tem em grandes cidades, não podemos de deixar um animal sofrendo por atropelamento e ficar de braços cruzados. O Grupo Cão que Mia tem de se maior apoiado por órgão público, ou então ser criado uma estrutura pública para estes animais de rua.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012

A Papá de Bicho completará em 2012 seu terceiro ano de existência, estamos cada vez mais fortes e consolidados na cidade de Franca, graças à você cliente. E por isso neste primeiro dia útil do ano não poderíamos deixar de agradecer todo o carinho que vocês tem nos proporcionados neste período, também não podemos deixar de desejarlhes um ano de 2012 repleto de realizações, saúde e que todos os planejamentos feitos na virada deste ano possam realizarse durante o ano.


"Em 2012 seja feliz nos seus sonhos
E tenha a felicidade de buscá-los...

Seja feliz nos seus projetos
E tenha a felicidade de realizá-los...

Seja feliz nos seus desejos
E tenha a felicidade de concretizá-los...

Seja feliz nos seus sucessos
E tenha a felicidade de obtê-los...

Seja feliz sempre, em todos os momentos...

“Feliz 2012”"