segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desmame




Os filhotes nascem em intervalos irregulares, à distância de poucos minutos como de uma hora. Nas Primeiras semanas são cegos e surdos, porém têm o tato bem desenvolvido, por meio do qual orientam-se para procurar o mamilo materno. A maturação sensorial e motora ocorre na terceira semana. Enfim os filhotes estão em pé, tentam seguir a mãe, o desenvolvimento da vista e do ouvido lhes permite iniciar os primeiros contatos com o mundo externo. Desde a idade de um mês até a desmama, o filhote passará por experiências determinantes para sua existência. Brinca, explora o terreno ao redor, cresce mentalmente.

O filhote deverá ser separado da mãe entre a sexta e a oitava semana. O período de aleitamento deveria durar dois meses, mas pode ser reduzido também para 40-45 dias. A mãe, todavia, cumpre o trabalho de desmama desde quando os dentes de leite dos pequenos venham a ferir-lhe os mamilos. Diminuirá assim o número das mamadas e começará a lição de lamber o leite ou caldo que lhe serão dados na tigela pelo dono. O cãozinho assim se habituará aos poucos a tomar sempre menos leite materno e a experimentar o alimento dos adultos.

Após o desmame, que ocorre em torno do 45º dia, o filhote deve ter no mínimo 4 refeições: café da manhã, almoço, jantar e uma última refeição da noite

Os filhotes passam a comer menos a medida em que vão crescendo assim, reduzir o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia .Restos de comida, doces, massas e tudo o que estiver fora da relação "alimentos" deve ser evitado mesmo que o cão goste ou queira comer. O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares.

- Ração para filhotes - utilize papinha desmame para filhotes ou rações próprias para filhotes em forma de papa (amolecida em água morna), 3 a 4 vezes ao dia.
- Ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade.
Sempre que trocar a ração deve-se misturar a nova ração com a que está sendo administrada, por uma semana, reduzindo a mesma aos poucos até ficar com a ração desejada.
Observe sempre que a ração utilizada seja de excelente qualidade (bem balanceada: taxas de minerais, proteínas e vitaminas dentro de um valor ideal para o tipo e faixa etária do animal), esteja dentro do prazo de validade e bem conservada. Nunca compre ração a varejo
- Leite - utilize leite de cadela em pó ou leite de cabra, mais parecido com o leite de cadela do que o leite de vaca
Leite de vaca pode ser dado, preferencialmente o de baixa lactose, observando se o animal apresenta diarréia. Caso ele não apresente, oferecer o leite puro ou mingau (1 colher de Neston ou Farinha Láctea em 1 copo de leite puro ou diluído) , 1 a 2 vezes ao dia.
- Petiscos - Frutas não ácidas, verduras e legumes em geral podem ser oferecidos como petisco, desde que em pequena quantidade para que o cão não substitua a refeição. Frutas muito gordurosas, como o abacate, deve ser evitadas ou ofericias em quantidade mínima. Dê preferência por produtos orgânicos (sem agrotóxicos) e crus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário